voltar 
Apresentação
O Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Mestre em Estudos da Criança – Área de Especialização em Associativismo e Animação Sócio-Cultural visa contribuir significativamente para a valorização das dimensões não formais da educação, quer no âmbito da formação, quer da investigação e da ligação à comunidade. Este Ciclo de Estudos tem como objectivo promover a formação acrescida dos profissionais envolvidos neste domínio interdisciplinar do associativismo e da animação sócio-cultural (animadores culturais, sociólogos, psicólogos, educadores de infância, professores, técnicos das áreas do serviço social, da saúde, da justiça e outras) e assegurar a produção aprofundada e sistemática de investigação, com rigor académico e científico e com relevância para a prática profissional. A conclusão do primeiro ano confere o direito a um Diploma de Especialização em Associativismo e Animação Sócio-Cultural. A aprovação na totalidade do Mestrado confere o grau de Mestre em Estudos da Criança.
Plano de Estudos >
Professor Coordenador: Prof. Doutor Fernando Ilídio Ferreira
Grau académico que confere: Mestre
Área de Especialização: Associativismo e Animação Sócio-Cultural
Condições de Admissão
São admitidos à candidatura à matrícula no Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Mestre em Estudos da Criança, Área de Especialização em Associativismo e Animação Sócio-Cultural: titulares de licenciaturas, ou habilitação equivalente, em Educação, Ensino, Animação Sócio-Cultural, Serviço Social, Sociologia, Psicologia, Comunicação Social, Direito, Saúde ou outras no domínio do associativismo e animação sócio-cultural; candidatos, nacionais ou estrangeiros, detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido pelo Conselho Científico do IE como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.
Documentação necessária para a candidatura
A candidatura online (http://alunos.uminho.pt) requer a entrega/envio da seguinte documentação: cópia da certidão de Licenciatura, ou habilitação equivalente, com indicação da respectiva classificação final; Curriculum Vitae detalhado; comprovativo da realização de estágio pedagógico/profissionalização e respectiva classificação, quando aplicável; comprovativo do tempo de serviço docente ou da experiência profissional; cópia do bilhete de identidade/cartão de cidadão e do cartão de contribuinte; outros comprovativos que os candidatos entendam relevantes para apreciação da sua candidatura.
Vagas (nº mínimo e máximo): 10 - 20
A abertura do Mestrado depende da admissão de um número mínimo de alunos, sem o qual não funcionará.
Prazos de candidatura
1ª fase: 23 de Maio a 14 de Junho 2011
2ª fase (vagas sobrantes da 1ª fase): 08 de Agosto a 06 de Setembro
Duração do Mestrado: 2 anos (120 ECTS)
Valor das propinas: 1375 ¤/ano, podendo ser pago em prestações
Regime/Horário: Sexta (tarde) e Sábado (manhã)
Local de funcionamento: Instituto de Educação – Campus de Gualtar
Observações
Este Mestrado releva para efeitos de progressão na carreira, nos termos do artº 54 do Decreto-Lei nº 75/2010, de 23 de Junho (Estatuto da Carreira Docente dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário).
Poderá ser requerida a frequência do Mestrado em regime de tempo parcial, sendo que, neste caso, o valor das propinas corresponde a um montante parcial das mesmas.
Contactos
Morada: Instituto de Educação / Campus de Gualtar / 4710-057 Braga
Tel: + 351 253 601 261
Fax: + 351 253 604 659
E-mail: sec-mec-ac@ie.uminho.pt
Site: www.ie.uminho.pt