Universidade do Minho  

           
 
  Autenticação/Login
 
Homepage
Mapa do Site
Contactos
Email
   
  imprimir
 
Licenciatura em Educação Básica 

voltar

Apresentação
A Licenciatura em Educação Básica, com a duração de 3 anos, forma técnicos de educação básica capazes de intervir em diversos contextos educativos, dotando-os de saberes e competências que lhes permitem: observar e avaliar diversos contextos educativos no âmbito do território da educação infantil e básica em que poderão vir a desenvolver actividade profissional; construir uma visão global sobre as crianças e os seus contextos de vida e aprendizagem, desenvolvendo competências para a acção em campos relacionados com a educação infantil e básica; desenvolver capacidades de aprendizagem, espírito crítico e inventivo, curiosidade intelectual e abertura à diversidade, numa perspectiva de formação ao longo da vida; aceder a mestrados que habilitam para a docência na pré escola e no 1º e 2º ciclos do Ensino Básico. Este Ciclo de Estudos confere ao licenciado em Educação Básica saberes e competências que o capacitam para o exercício de várias funções profissionais, em particular as que se centram na criança e na rede de serviços que a assistem. Estas podem estar associadas a actividades de enriquecimento curricular, actividades extracurriculares e actividades de apoio à integração escolar da criança.

Plano de Estudos >

Mais informação (Acesso | Plano de Estudos | Avaliação/Acreditação)

Directora do Curso: Doutor Paulo Idalino Balsa Varela
Grau académico que confere: Licenciado

Condições de Admissão
O acesso à Licenciatura em Educação Básica faz-se mediante: i) exames nacionais do 12º ano numa das seguintes disciplinas: História ou Matemática ou Português; ii) concursos especiais para acesso ao ensino superior: de maiores de 23 anos; iii) de titulares de cursos médios, pós-secundários e superiores; iv) de titulares de matrícula em estabelecimento e curso de ensino superior estrangeiro.

Documentação necessária para a candidatura
A candidatura online (http://www.dges.mctes.pt/online) requer a entrega da seguinte documentação: boletim de candidatura; fotocópia do bilhete de identidade/cartão de cidadão; documento comprovativo da titularidade ensino secundário e da respectiva classificação, bem como das classificações obtidas nos exames nacionais do ensino secundário correspondentes às provas exigidas para ingresso nos pares estabelecimento/curso a que concorre; outros documentos que venham a ser recomendados. Esta informação não dispensa a consulta do site:
http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Estudantes/Acesso/ 

Vagas:
48
Nota do último aluno colocado em 2013/2014 (1ªfase): 128,6

Prazos de candidatura 2013/2014
1ª fase: 17 de Julho a 09 de agosto de 2013 (para estudantes que reúnam condições de candidatura após a afixação dos resultados da 1ª fase dos exames nacionais);
2ª fase (vagas sobrantes da 1ª fase): 09 de Setembro a 20 de Setembro 2013
3ª Fase (vagas sobrantes da 2ª fase): 26 de Setembro a 04 de Outubro 2013

Duração: 3 anos (180 ECTS)
Valor das Propinas: 1037,20 ¤/ano, podendo ser pago em prestações
Regime/Horário: segunda a sexta, em horário laboral
Local de funcionamento: Instituto de Educação – Campus de Gualtar

Observações
Este Ciclo de Estudos inclui uma componente de iniciação à prática profissional que ocorre em Jardins-de-infância e Escolas do Ensino Básico e que visa assegurar uma aproximação dos alunos a contextos profissionais.
Esta Licenciatura permite o acesso a diversos Mestrados, de natureza profissional, que habilitam para a docência ao nível da Educação de Infância e do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico. Entre eles incluem-se os seguintes: Mestrado em Educação Pré-Escolar; Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico; Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico.

Contactos
Morada:
Instituto de Educação / Campus de Gualtar / 4710 – 057 Braga
Telef: (+351) 253 601 286
Fax: (+351) 253 604 659
E-mail: licenciaturas@ie.uminho.pt
Site: www.ie.uminho.pt  


 
© Universidade do Minho - 2014 Optimizado para 1024x768 IE 8.0  - Termos Legais  - actualizado por IE Símbolo de Acessibilidade na Web D.