Skip Ribbon Commands
Skip to main content

 Licenciaturas Internacionais

LicenciaturasInternacionais_1280_197.png

​Bem-vin​do à ​Universidade do Minho!

A Universidade do Minho (UMinho) é uma universidade portuguesa jovem e dinâmica fundada em 1973 e com início da atividade letiva em 1974. Tem três campi – Campus de Gualtar, Campus de Azurém e Campus de Couros – localizados em duas cidades históricas encantadoras – Braga e Guimarães.​​

Como reconhecimento da sua qualidade, a UMinho tem surgido, ano após ano, entre as melhores universidades do mundo no ranking Times Higher Educ​ation (THE), no top 150 mundial das universidades com menos de 50 anos no ranking THE 150 under 50, bem como no reputado CWTS Leiden Ranking, que avalia a qualidade e o impacto da produção científica a nível mundial. 

Conheça os nossos cursos de Licenciatura e Mestrado Integrado, Mestrado e Doutoramento e consulte as respetivas condições de admissão (aceda no menu lateral à opção pretendida).

A UMinho também tem um Curso de Preparação para Estudantes Internacionais​ concebido para estudantes que tenham terminado o ensino secundário fora de Portugal e queiram ter um ano de preparação antes de ingressar numa Licenciatura ou Mestrado Integrado. 

No nosso site encontrará informações acerca de questões práticas que são importantes para qualquer estudante que quer vir estudar para a UMinho, nomeadamente  alojamento, alimentação, custo de vida e infraestruturas da Universidade, entre outras. 

A UMinho é uma universidade bem-sucedida e inclusiva que tem as suas portas abertas para estudantes internacionais que procuram uma instituição de ensino superior de elevada qualidade, fortemente ancorada em investigação de topo, e com um ambiente interpessoal acolhedor. 
​​
Explore e contacte-nos através de email para resposta a dúvidas e outras questões.

Venha estudar connosco! 


PROCEDIMENTOS DE CANDIDATURA
Os estudantes internacionais que desejam efetuar um período de intercâmbio/mobilidade na Universidade do Minho devem preencher a Ficha de C​andidatura para Alunos de Intercâmbio​​ e entregá-la nos Serviços/Gabinete de Relações Internacionais da instituição de origem, que a enviarão, juntamente com os restantes documentos obrigatór​ios, aos Serviços de Relações Internacionais (SRI) da UMinho até ao dia 15 de maio (para o 1º semestre e para todo o ano letivo) ou até ao dia     15 de outubro (para o 2º semestre). 
​​​​
Todas as candidaturas deverão ser enviadas por email pela universidade parceira para incoming@sri.uminho.pt​​​​. Não serão aceites candidaturas em papel. ​

Documentos de candidatura: ​
Ficha de Candidatura pa​ra Alunos de Int​ercâmbio​ (a ser gravado como AF_Nome_do_Estudante.doc) 
Contrato de Estudos (a ser gravado como LA_Nome_do_Estudante.pdf) 
Registo Académico (a ser gravado como T​oR_HOME_Nome_do_Estudante.pdf) 
Documento de identificação (a ser gravado como ID_Nome_do_Estudante.pdf) 
Foto digitalizada (a ser gravada como Photo_Nome_do_Estudante.jpg) 
Ficha de Candidatura para ​Alojamento (APENAS se necessário; a ser gravada como Accommodation_ Nome_do_Estudante.pdf) 

As candidaturas serão avaliadas pelos Serviços de Relações Internacionais e pelo coordenador Académico responsável. Os estudantes deverão aguardar pela aceitação oficial da Universidade do Minho, que será comunicada por email à instituição de origem. 

Aquando da sua chegada, os estudantes de​verão contactar os SRI e o seu coordenador local, para definirem o seu programa de estudos final. Posteriormente, deverão preencher os formulários de inscrição nos SRI para obterem o cartão de estudante com o número de identificação. 

Se os estudantes não fizerem esta inscrição não terão acesso aos serviços da Universidade, nomeadamente à biblioteca e às salas de informática. 

Documentos para inscrição: 
​Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão​/Passaporte
Cartão Europeu de Seguro de Doença, PB-4 ou Seguro de Saúde Privado 
1 fotografia original
Visto de estudante (quando aplicável)​​​