Este Ciclo de Estudos visa formar Professores de Inglês e de Espanhol para o 3º Ciclo do Ensino Básico e para o Ensino Secundário que sejam profissionais informados, críticos e atuantes, capazes de: reconstruir o seu pensamento e ação ao longo da vida; estruturar, monitorizar e avaliar aprendizagens socialmente relevantes, no quadro do desenvolvimento integral dos indivíduos e da sua inclusão plena na escola e na sociedade; incorporar metodologias orientadas pelos princípios da reflexividade, auto-direção, criatividade e inovação, conferindo lugar de destaque à investigação, não só como fonte do conhecimento mas sobretudo como modo de conhecer e intervir; desenvolver uma ação consciente, deliberada e responsável nos contextos da prática profissional.  (não abre 3ªfase)

Este Mestrado profissionaliza para a docência (Formação Inicial de Professores) e inclui um estágio, a realizar em contexto profissional, sobre o qual será elaborado um relatório, a defender em provas públicas.

Curso

2019/2020

Geral


Grau Académico:
  • Mestre
ECTS:
120
Duração:
4 semestres letivos
Regime:
Diurno
Local:
Campus de Gualtar, Braga (UM)
Área científica predominante:
  • Formação de Professores

Contactos


    Diretor de Curso
    Maria Alfredo Ferreira Freitas Lopes Moreira
    malfredo@ie.uminho.pt
    Tel: 253604635

    Coordenador Académico


    Tel:

    Coordenador Académico de Mobilidade
    Natália Fernandes
    natfs@ie.uminho.pt
    Tel: 253 604 634

    Instituto de Educação
    Campus de Gualtar
    4710-057 Braga

    Tel: 253604240 Fax: 253604659
    E-Mail: sec@ie.uminho.pt; lmsantos@ie.uminho.pt
    URL: http://www.ie.uminho.pt

Descrição


O curso, na área da formação de professores, é de natureza profissionalizante e habilita para a docência de Inglês e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e para o Ensino Secundário. Tem a duração de 2 anos/ 4 semestres e 120 ECTS. Não tem ramos, áreas de especialização ou percursos alternativos.
Apresenta uma estrutura curricular em que se evidenciam as oportunidades de mobilidade dos alunos, um grande foco no trabalho do aluno, a construção da autonomia formativa e o desenvolvimento do sentido crítico e interventivo. Surge na sequência de um primeiro ciclo de estudos, organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha. No 1.º ciclo de estudos realiza-se uma licenciatura e obtêm-se créditos em Inglês e Espanhol; na segunda etapa, o mestrado visa diretamente a habilitação profissional para a docência, integrando as seguintes componentes: Formação educacional geral; Formação na área de docência; Didáticas específicas e Prática de Ensino Supervisionada. Estas componentes abrangem um conjunto de UC, em que se abordam teoricamente matérias centrais para o conhecimento do professor de Inglês e de Espanhol do Ensino Básico e Secundário e integram de forma transversal, aspetos das componentes de Formação Cultural, Social e Ética e de Metodologias de Investigação Educacional. Procura-se responder às exigências profissionais que os futuros mestres irão enfrentar, facultando-lhes uma visão ampla das problemáticas e contextos nos quais irão exercer a sua atividade profissional.
Subjacente a todas as UC do curso encontra-se valorizada a perspetiva de ensino aprendizagem socioconstrutivista. São valorizadas várias metodologias e técnicas de ensino, designadamente, a aprendizagem individual e colaborativa, trabalho de projeto, métodos de discussão, ou o portefólio. As metodologias procuram aproximar o aluno de contextos reais de trabalho e de investigação, nomeadamente através do desenvolvimento de tarefas de pesquisa e de análise/observação.

Resultados de aprendizagem


Este Ciclo de Estudos visa formar Professores de Inglês e de Espanhol para o 3º Ciclo do Ensino Básico e para o Ensino Secundário que sejam profissionais informados, críticos e atuantes, capazes de:
1. reconstruir o seu pensamento e ação ao longo da vida;
2. estruturar, monitorizar e avaliar aprendizagens socialmente relevantes, no quadro do desenvolvimento integral dos indivíduos e da sua inclusão plena na escola e na sociedade;
3. incorporar metodologias orientadas pelos princípios da reflexividade, auto-direção, criatividade e inovação;
4. conferir lugar de destaque à investigação, não só como fonte do conhecimento mas sobretudo como modo de conhecer e intervir;
5. desenvolver uma ação consciente, deliberada e responsável nos contextos da prática profissional.

Acesso a estudos superiores


Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos do 3º Ciclo (Doutoramento).

Saídas profissionais


O curso de mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário confere habilitações profissionais para a docência nos grupos de recrutamento 330 e 350. As principais entidades empregadoras são o Ministério da Educação e os estabelecimentos de ensino particular e cooperativo. O estatuto da carreira docente dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Decreto-Lei nº 41/2012 de 21 de fevereiro, regula as funções docentes no âmbito dos estabelecimentos públicos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário na dependência do Ministério da Educação.

Acesso


14

Vagas

12

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura em:
https://alunos.uminho.pt/PT/candidatos/Mestrados/Paginas/default.aspx

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento do Ciclo de Estudos Conducentes à Obtenção do Grau de Mestre pela Universidade do Minho e outros documentos.

Pré-requisitos formais


Para se candidatar ao curso de Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário é necessário possuir os seguintes pré-requisitos:
- Licenciatura ou habilitação equivalente e 80 a 100 créditos em Inglês e 60 a 80 créditos em Espanhol, obtidos no ensino superior;
- Podem ainda candidatar-se ao curso quem possui apenas 75% dos créditos;
- É ainda condição de acesso ao Mestrado o domínio escrito e oral da Língua Portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica, que serão objeto de avaliação nos termos definidos pelo órgão legal e estatutariamente competente do Instituto de Educação da Universidade do Minho, de acordo com o previsto no art.º 17º do Decreto-lei nº 79/2014.

Informação Adiccional


Plano de Estudos


Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
03-03-2015
Relatório submetido para A3ES:
Número de Registo:
R/A-Ef 2503/2011/AL02
Data de Registo:
05-05-2017
Validade:
02-03-2021