Este Ciclo de Estudos visa formar Professores de Inglês e de Espanhol para o 3º Ciclo do Ensino Básico e para o Ensino Secundário que sejam profissionais informados, críticos e atuantes, capazes de: reconstruir o seu pensamento e ação ao longo da vida; estruturar, monitorizar e avaliar aprendizagens socialmente relevantes, no quadro do desenvolvimento integral dos indivíduos e da sua inclusão plena na escola e na sociedade; incorporar metodologias orientadas pelos princípios da reflexividade, auto-direção, criatividade e inovação, conferindo lugar de destaque à investigação, não só como fonte do conhecimento mas sobretudo como modo de conhecer e intervir; desenvolver uma ação consciente, deliberada e responsável nos contextos da prática profissional. (não abre 3ªfase)
Este Mestrado profissionaliza para a docência (Formação Inicial de Professores) e inclui um estágio, a realizar em contexto profissional, sobre o qual será elaborado um relatório, a defender em provas públicas.
Curso
2019/2020
Duração:
4 semestres letivos
Local:
Campus de Gualtar, Braga (UM)
Área científica predominante:
Contactos
Diretor de Curso
Maria Alfredo Ferreira Freitas Lopes Moreira
malfredo@ie.uminho.pt
Tel:
253604635
Coordenador Académico
Tel:
Coordenador Académico de Mobilidade
Natália Fernandes
natfs@ie.uminho.pt
Tel:
253 604 634
Instituto de Educação
Campus de Gualtar
4710-057 Braga
Tel:
253604240
Fax:
253604659
E-Mail:
sec@ie.uminho.pt; lmsantos@ie.uminho.pt
URL:
http://www.ie.uminho.pt
Descrição
O curso, na área da formação de professores, é de natureza profissionalizante e habilita para a docência de Inglês e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e para o Ensino Secundário. Tem a duração de 2 anos/ 4 semestres e 120 ECTS. Não tem ramos, áreas de especialização ou percursos alternativos.
Apresenta uma estrutura curricular em que se evidenciam as oportunidades de mobilidade dos alunos, um grande foco no trabalho do aluno, a construção da autonomia formativa e o desenvolvimento do sentido crítico e interventivo. Surge na sequência de um primeiro ciclo de estudos, organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha. No 1.º ciclo de estudos realiza-se uma licenciatura e obtêm-se créditos em Inglês e Espanhol; na segunda etapa, o mestrado visa diretamente a habilitação profissional para a docência, integrando as seguintes componentes: Formação educacional geral; Formação na área de docência; Didáticas específicas e Prática de Ensino Supervisionada. Estas componentes abrangem um conjunto de UC, em que se abordam teoricamente matérias centrais para o conhecimento do professor de Inglês e de Espanhol do Ensino Básico e Secundário e integram de forma transversal, aspetos das componentes de Formação Cultural, Social e Ética e de Metodologias de Investigação Educacional. Procura-se responder às exigências profissionais que os futuros mestres irão enfrentar, facultando-lhes uma visão ampla das problemáticas e contextos nos quais irão exercer a sua atividade profissional.
Subjacente a todas as UC do curso encontra-se valorizada a perspetiva de ensino aprendizagem socioconstrutivista. São valorizadas várias metodologias e técnicas de ensino, designadamente, a aprendizagem individual e colaborativa, trabalho de projeto, métodos de discussão, ou o portefólio. As metodologias procuram aproximar o aluno de contextos reais de trabalho e de investigação, nomeadamente através do desenvolvimento de tarefas de pesquisa e de análise/observação.
Resultados de aprendizagem
Este Ciclo de Estudos visa formar Professores de Inglês e de Espanhol para o 3º Ciclo do Ensino Básico e para o Ensino Secundário que sejam profissionais informados, críticos e atuantes, capazes de:
1. reconstruir o seu pensamento e ação ao longo da vida;
2. estruturar, monitorizar e avaliar aprendizagens socialmente relevantes, no quadro do desenvolvimento integral dos indivíduos e da sua inclusão plena na escola e na sociedade;
3. incorporar metodologias orientadas pelos princípios da reflexividade, auto-direção, criatividade e inovação;
4. conferir lugar de destaque à investigação, não só como fonte do conhecimento mas sobretudo como modo de conhecer e intervir;
5. desenvolver uma ação consciente, deliberada e responsável nos contextos da prática profissional.
Acesso a estudos superiores
Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos do 3º Ciclo (Doutoramento).
Saídas profissionais
O curso de mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário confere habilitações profissionais para a docência nos grupos de recrutamento 330 e 350. As principais entidades empregadoras são o Ministério da Educação e os estabelecimentos de ensino particular e cooperativo. O estatuto da carreira docente dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Decreto-Lei nº 41/2012 de 21 de fevereiro, regula as funções docentes no âmbito dos estabelecimentos públicos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário na dependência do Ministério da Educação.
Nos cursos que incluem opções, anualmente, são indicadas as unidades curriculares opcionais a disponibilizar, bem como as respetivas condições de inscrição e número de vagas.
Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
03-03-2015
Relatório submetido para A3ES:
Número de Registo:
R/A-Ef 2503/2011/AL02
Data de Registo:
05-05-2017