Provas de Mestrado em Educação, especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária Voltar

terça-feira, 29/06/2021    Instituto de Educação da Universidade do Minho
Realizam-se no dia 29 junho de 2021 (terça-feira), às 14h30, as Provas de Mestrado em Educação, especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, requeridas por Francisco Alexandre dos Santos Vides.
Título do Relatório de Estágio: "Animação Sociocultural com Idosos: Rejuvenescer a Alma".
URL para assistir às provas por videoconferência (sem gravação): https://videoconf-colibri.zoom.us/j/81482631628
Presidente: Doutor José António Martin Moreno Afonso, Professor Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Doutora Custódia Alexandra Almeida Martins, Professora Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho (orientadora);

Doutor Armando Paulo Ferreira Loureiro, Professor Associado da Escola de Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Resumo do Relatório de Estágio:
Numa sociedade onde, cada vez mais, os idosos são excluídos e muitas vezes, já não tem tempo nem lugar para eles, decidimos criar um projeto de intervenção dedicado somente a eles. Por esta razão decidimos pela seguinte designação: Animação Sociocultural com Idosos: Rejuvenescer a Alma.
Procuramos colocá-los, e que eles próprios se colocassem, como as figuras mais importantes deste projeto. Neste contexto, iniciamos por tentar conhecê-los melhor procurando saber dos seus respetivos interesses e necessidades.
As propostas por eles sugeridas foram determinantes para a conceção e adequação ao projeto, na medida em que visam uma melhoria da qualidade de vida, a qual deve proporcionar um envelhecimento que se quer ativo e saudável.
Como educadores, utilizamos a técnica que achamos que melhor se adequa a este público-alvo, a saber: a animação sociocultural. Foram criados três ateliês, (1) o ateliê de estimulação cognitiva, (2) o ateliê de melhoria das capacidades físicas e motoras e (3) o ateliê potenciador de comunicação e perceção auditiva.
Ao longo de todo o processo tivemos oportunidade de compreender que os idosos se assumiam como os grandes emancipadores da sua vida.
No tempo em que o projeto foi aplicado sentiram-se, de certeza, incluídos na sociedade e o sentimento de carinho e afeto esteve, também, sempre presente.
Apesar de um relatório escrito não conseguir, na íntegra, expressar e compreender a intensidade do que foi vivido, este período de estágio foi uma autêntica montanha-russa de emoções e aprendizagens, desde o primeiro contacto que estabelecemos com os idosos até ao dia da atividade final.
Os resultados, por nós obtidos, através de conversas informais permitiu-nos concluir que foram criados grandes laços de confiança e respeito, dando origem a que constituísse um grupo forte e unido. Para concluir, podemos afirmar que este projeto, Animação Sociocultural com Idosos: Rejuvenescer a Alma, foi aplicado com sucesso, e de uma maneira ou de outra, impactou a vida destes idosos.

Palavras-chave: educação de adultos; idoso; envelhecimento saudável; animação sociocultural; musicoterapia; solidão; comunidade; emancipação.

Mestrado em Educação
Tel: +351 253601392