Provas de Mestrado em Educação, especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária Voltar

terça-feira, 29/06/2021    Instituto de Educação da Universidade do Minho
Realizam-se no dia 29 junho de 2021 (terça-feira), às 10h00, as Provas de Mestrado em Educação, especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, requeridas por Ana Maria Silva Cardoso.
Título do Relatório de Estágio: "(Re)escrevendo histórias, (Re)criando experiências – Centro Social de Remelhe".
URL para assistir às provas por videoconferência (sem gravação): https://videoconf-colibri.zoom.us/j/82591567726
Presidente: Doutor José António Martin Moreno Afonso, Professor Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Doutora Custódia Alexandra Almeida Martins, Professora Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho (orientadora);

Doutor Armando Paulo Ferreira Loureiro, Professor Associado da Escola de Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Resumo do Relatório de Estágio:
O projeto de investigação/intervenção denominado “(Re)escrevendo histórias, (Re)criando experiências – Centro Social de Remelhe” realizou-se numa IPSS, direcionado a 38 participantes, com idades compreendidas, numa escala, dos 30 aos 99 anos.
Vivemos numa época em que a sociedade não dá o devido valor à população mais envelhecida, pelo que se tem aprimorado objetivos e projetos que trabalhem para dar resposta a esta problemática social.
Devemos olhar para o idoso como uma pessoa capaz, com competências para aprender e repleta de experiências.
Neste sentido, desenvolvemos um projeto que tem como finalidade a “promoção da autonomia dos participantes na sua qualidade de vida tendo em consideração os diversos domínios do ser humano, a saber: cognitivo, psicomotor e afetivo”.
De salientar que este projeto foi pensado e planeado com os seguintes objetivos gerais (1) estimular os diversos domínios do ser humano, (2) promover um envelhecimento ativo, e (3) potenciar o desenvolvimento afetivo dos idosos. Este projeto orientou-se sobretudo pelo paradigma qualitativo, tendo por base a investiga-ação-participativa.
De acordo com os interesses e necessidades do público-alvo, elaboramos atividades que trabalhassem o domínio cognitivo, psicomotor e afetivo. Importa ainda referir que as atividades proporcionaram grandes momentos de conhecimento, partilha (sobretudo de experiência pessoal) e aprendizagem.
A análise de resultados realizou-se através das conversas informais com o público, que nos permitiu constatar o cumprimento da finalidade e dos objetivos do presente projeto.

Palavras-chave: Animação Sociocultural; Educação ao longo da vida; Educação de Adultos; Envelhecimento; Envelhecimento bem-sucedido ou ativo.

Mestrado em Educação
Tel: +351 253601392