Provas de Mestrado em Educação, especialização em Mediação Educacional Voltar

sexta-feira, 19/11/2021    Instituto de Educação da Universidade do Minho
Realizam-se no dia 19 de novembro de 2021 (sexta-feira), às 10h30, na Sala 0.11, as Provas de Mestrado em Educação, especialização em Mediação Educacional, requeridas por Andreia Cristina Rodrigues da Silva Gyorfi.
Título do Relatório de Estágio: ”Boa Vizinhança: A Mediação Socioeducativa na e com uma Biblioteca para o Século XXI".
Composição do Júri:
Presidente: Doutora Ana Maria Carneiro da Costa e Silva, Professora Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Vogais:
Doutora Maria de Lurdes Dias Carvalho, Professora Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho (orientadora);

Doutora Maria Teresa Machado Vilaça, Professora Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Resumo do Relatório de Estágio:
Comunicar é um dos temas de preocupação mundial. A capacidade de comunicar é transmitida e passível de ser adquirida socialmente através da cultura. Em pleno século XXI percebem-se movimentos preocupados e interessados, em todos os setores sociais, com a qualidade da comunicação, que continua num crescimento linear e, não acompanha nem é utilizada de forma dinâmica, nem na mesma velocidade que surgem as inovações tecnológicas, que geram, combinam e deduzem eficientemente informações, que se multiplicam em escala exponencial. Assim, no presente estudo, e entendendo que comunicar é uma competência do indivíduo, também se buscam alicerces teóricos para alguns conceitos, com especial enfoque em questões que envolvem a identidade, a afirmação e a necessidade de sentido de pertença que, assim como nas pessoas da comunidade, atinge as próprias instituições, que sofrem com esse processo cíclico e que podem potencializar o conhecimento do sujeito sobre si, os outros e as circunstâncias em que se encontra, melhorando as relações, indicando a presença de benefícios ou reflexões no diálogo entre duas entidades sociais.
A expansão de atuação da mediação a novas áreas sociais, a subjetividade do tema e a necessidade de estudos nesta área, deu origem à escolha deste projeto, metodologicamente sustentado numa abordagem qualitativa de caráter exploratório com recurso a entrevistas.
Os resultados indicam a coerente preocupação das entidades em acompanhar e vivenciar a evolução mediada da comunicação.

Palavras-chave: Comunicação; empatia; escuta ativa; identidade; Mediação Socioeducativa.

Mestrado em Educação
Tel: +351 253601392