segunda-feira, 18/07/2022
Instituto de Educação da Universidade do Minho
Realizam-se no dia 18 de julho de 2022 (segunda-feira), às 14h30, na Sala Paulo Freire do Instituto de Educação da Universidade do Minho, as Provas de Doutoramento em Estudos da Criança, especialidade de Infância, Cultura e Sociedade, requeridas por Joana da Silva Pinto.
Título da Tese: “A criança
participa brincando: Educação de infância ao ar livre”.
URL para assistir às provas por videoconferência (não é permitida a gravação):
Composição do Júri:
Presidente: Doutor Nelson
Manuel Viana da Silva Lima, Professor Catedrático do Departamento de Estudos
Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da
Universidade do Minho.
Vogais:
Doutor
Carlos Alberto Ferreira Neto, Professor Catedrático jubilado da Faculdade de Motricidade
Humana da Universidade de Lisboa;
Doutor
Manuel José Jacinto Sarmento Pereira, Professor Associado com Agregação aposentado,
do Departamento de Ciências Sociais da Educação do Instituto de Educação da Universidade
do Minho (orientador);
Doutora
Natália Fernandes, Professora Associada com Agregação do Departamento de Ciências
Sociais da Educação do Instituto de Educação da Universidade do Minho;
Doutora
Maria Manuela Martinho Ferreira, Professora Associada da Faculdade de
Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto;
Doutora
Maria Emília Pinto Vilarinho Rodrigues Barros Zão, Professora Auxiliar do
Instituto de Educação da Universidade do Minho.
Resumo
Este estudo nasce de uma preocupação central
relativamente à infância contemporânea: as ameaças que têm sido realizadas
relativamente ao brincar e, muito especialmente, ao brincar ao ar livre. Este estudo
tem, ainda, a sua matriz teórica na Sociologia da Infância, com tónica nas
questões relativas à participação da criança. O nosso caminho traçou-se na
discussão de uma participação situada entre a fala e a acção, tendo por base a
Convenção dos Direitos das Crianças (UNICEF, 1989a), contudo procurando ir mais
além.
Partindo destes pressupostos teóricos, propusemos, então,
compreender quais são as dimensões de participação e cidadania das crianças
presentes no brincar ao ar livre em contextos de educação de infância. O
trabalho de campo decorreu em dois jardins de infância com práticas pedagógicas
que privilegiam o brincar ao ar livre, um deles na Noruega e o outro em
Portugal. Para dar resposta às nossas questões de investigação utilizámos a
metodologia de estudo de caso de inspiração etnográfica, procurando o diálogo
entre os dois contextos em estudo. Os instrumentos de geração de dados incluíram
a observação participante, as notas de campo e as conversas informais.
Destacamos, ainda, o recurso às metodologias visuais, principalmente através de
fotografias, mas também vídeos.
A partir dos resultados construímos dois eixos de
reflexão. Um dos eixos revela a participação através de decisões e escolhas das
crianças, manifestadas em parte pela fala e em parte pela acção. As decisões
das crianças revelam-se nas reuniões formais mas, sobretudo, em momentos
informais, através da escolha relativamente aos espaços onde brincam, aos
materiais e aos tempos e actividades. O segundo eixo integra as iniciativas e
realizações das crianças, que se referem à sua participação sobretudo sob a
forma de acção, através do corpo e do movimento. As acções destacadas
referem-se ao brincar com riscos, às explorações e descobertas, às construções,
aos desafios e problemas, aos conflitos e lutas, bem como às regras e
disrupções. Salientamos, ainda, que o ar livre enquanto lugar do brincar parece
contribuir para um alargamento das dimensões espaço e tempo na experiência das crianças.
Palavras-chave: Brincar ao ar
livre; direito a brincar; direitos de participação; Sociologia da Infância;
educação de infância ao ar livre.
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