Provas de Doutoramento em Estudos da Criança, especialidade em Infância, Cultura e Sociedade Voltar

segunda-feira, 18/07/2022    Instituto de Educação da Universidade do Minho
Realizam-se no dia 18 de julho de 2022 (segunda-feira), às 14h30, na Sala Paulo Freire do Instituto de Educação da Universidade do Minho, as Provas de Doutoramento em Estudos da Criança, especialidade de Infância, Cultura e Sociedade, requeridas por Joana da Silva Pinto.
Título da Tese: “A criança participa brincando: Educação de infância ao ar livre”.
URL para assistir às provas por videoconferência (não é permitida a gravação):
Presidente: Doutor Nelson Manuel Viana da Silva Lima, Professor Catedrático do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Vogais: Doutor Carlos Alberto Ferreira Neto, Professor Catedrático jubilado da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa;

Doutor Manuel José Jacinto Sarmento Pereira, Professor Associado com Agregação aposentado, do Departamento de Ciências Sociais da Educação do Instituto de Educação da Universidade do Minho (orientador);

Doutora Natália Fernandes, Professora Associada com Agregação do Departamento de Ciências Sociais da Educação do Instituto de Educação da Universidade do Minho;

Doutora Maria Manuela Martinho Ferreira, Professora Associada da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto;

Doutora Maria Emília Pinto Vilarinho Rodrigues Barros Zão, Professora Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Resumo
Este estudo nasce de uma preocupação central relativamente à infância contemporânea: as ameaças que têm sido realizadas relativamente ao brincar e, muito especialmente, ao brincar ao ar livre. Este estudo tem, ainda, a sua matriz teórica na Sociologia da Infância, com tónica nas questões relativas à participação da criança. O nosso caminho traçou-se na discussão de uma participação situada entre a fala e a acção, tendo por base a Convenção dos Direitos das Crianças (UNICEF, 1989a), contudo procurando ir mais além. Partindo destes pressupostos teóricos, propusemos, então, compreender quais são as dimensões de participação e cidadania das crianças presentes no brincar ao ar livre em contextos de educação de infância. O trabalho de campo decorreu em dois jardins de infância com práticas pedagógicas que privilegiam o brincar ao ar livre, um deles na Noruega e o outro em Portugal. Para dar resposta às nossas questões de investigação utilizámos a metodologia de estudo de caso de inspiração etnográfica, procurando o diálogo entre os dois contextos em estudo. Os instrumentos de geração de dados incluíram a observação participante, as notas de campo e as conversas informais. Destacamos, ainda, o recurso às metodologias visuais, principalmente através de fotografias, mas também vídeos. A partir dos resultados construímos dois eixos de reflexão. Um dos eixos revela a participação através de decisões e escolhas das crianças, manifestadas em parte pela fala e em parte pela acção. As decisões das crianças revelam-se nas reuniões formais mas, sobretudo, em momentos informais, através da escolha relativamente aos espaços onde brincam, aos materiais e aos tempos e actividades. O segundo eixo integra as iniciativas e realizações das crianças, que se referem à sua participação sobretudo sob a forma de acção, através do corpo e do movimento. As acções destacadas referem-se ao brincar com riscos, às explorações e descobertas, às construções, aos desafios e problemas, aos conflitos e lutas, bem como às regras e disrupções. Salientamos, ainda, que o ar livre enquanto lugar do brincar parece contribuir para um alargamento das dimensões espaço e tempo na experiência das crianças.

Palavras-chave: Brincar ao ar livre; direito a brincar; direitos de participação; Sociologia da Infância; educação de infância ao ar livre.

Doutoramento em Estudos da Criança
sec-dout-ec@ie.uminho.pt