Provas de Doutoramento em Estudos da Criança, especialidade de Educação Especial Voltar

quinta-feira, 27/10/2022    Instituto de Educação da Universidade do Minho
Realizam-se no dia 27 de outubro de 2022 (quinta-feira), às 14h00, na Sala de Atos do Instituto de Educação da Universidade do Minho, as Provas de Doutoramento em Estudos da Criança, especialidade de Educação Especial, requeridas por Anelise do Pinho Cossio.
Título da Tese: “Inclusão no Pré-escolar: Atitudes de crianças da Zona Norte de Portugal”.
URL para assistir às provas por videoconferência (não é permitida a gravação):
Presidente: Doutora Maria Beatriz Ferreira Leite de Oliveira Pereira, Professora Catedrática do Instituto de Educação da Universidade do Minho;

Doutora Paula Ângela Coelho Henriques dos Santos, Professora Associada do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro;

Doutora Ana Maria da Silva Pereira Henriques Serrano, Professora Associada do Departamento de Psicologia da Educação e Educação Especial do Instituto de Educação da Universidade do Minho;

Doutora Ana Paula da Silva Pereira, Professora Auxiliar do Departamento de Psicologia da Educação e Educação Especial do Instituto de Educação da Universidade do Minho (orientadora);

Doutor Nassim Chamel Elias, Professor Associado Nível 1 do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos;

Doutor Raymundo Carlos Machado Ferreira Filho, Professor Associado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL).

RESUMO
Considerando que é no contexto da educação pré-escolar onde se criam oportunidades de inclusão bem-sucedidas, definiu-se como finalidade deste estudo a identificação das atitudes das crianças com desenvolvimento típico, com cinco anos de idade, em relação à aceitação dos seus pares, com Necessidades Educativas Especiais (NEE), incluídos na educação pré-escolar na zona Norte de Portugal. Utilizou-se uma metodologia de natureza quantitativa, com 340 crianças de ambos os sexos (185 rapazes e 155 raparigas), tendo como instrumento de recolha de dados a “Escala de Atitudes acerca da Inclusão no Pré-Escolar de Crianças com Necessidades Educativas Especiais”. Como resultados desta investigação, destacam-se: 1) as raparigas apresentam maiores níveis de atitudes inclusivas em relação aos seus pares com NEE; 2) as crianças apresentam comportamentos mais inclusivos perante os pares com NEE com perturbação do espetro do autismo e com anomalias genéticas/cromossómicas; 3) as pontuações da Escala não variam em função da formação especializada em Educação Especial das educadoras de infância; 4) existe uma correlação entre os anos de experiência das educadoras de infância e os comportamentos das crianças com desenvolvimento típico acerca da inclusão dos seus pares com NEE; 5) não existe influência nas atitudes e comportamentos das crianças com desenvolvimento típico que interagem com os pares com NEE noutros contextos externos à escola; 6) os valores da média são ligeiramente mais elevados no grupo de crianças cujos pais sensibilizam as suas crianças em relação às NEE. Conclui-se que outros estudos devem ser desenvolvidos nesta área, de modo a analisar como a Educação Inclusiva está a ser implementada na educação pré-escolar a nível nacional e internacional. No 4º objetivo da Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável está preconizada a promoção da Educação Inclusiva, equitativa e de qualidade na educação pré-escolar, assim como a defesa do direito à igualdade de oportunidades e da não discriminação. Portanto, cabe investigar quais as mudanças executadas e o que ainda precisa ser alcançado para que este objetivo se cumpra neste nível de ensino.

PALAVRAS-CHAVE: Atitudes; Educação Inclusiva; Educação Pré-escolar; Necessidades Educativas Especiais.

Doutoramento em Estudos da Criança
sec-dout-ec@ie.uminho.pt