Provas de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico Voltar

terça-feira, 06/09/2022    Instituto de Educação da Universidade do Minho
Realizam-se no dia 6 de setembro 2021 (sexta-feira), às 14h30, as Provas de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, requeridas por Carolina Pinto Sarmento.
Título do Relatório de Estágio: "Música e Poesia: potencialidades de uma abordagem articulada".
Presidente: Doutora Sandra Susana Pires Silva Palhares, Professora Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Doutor Fernando José Fraga Azevedo, Professor Associado Com Agregação do Instituto de Educação da Universidade do Minho

Doutora Sara Raquel Duarte Reis Silva, Professora Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Orientadora)

Resumo do Relatório de Estágio: O presente relatório surge na sequência do estágio curricular do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo como finalidades descrever e avaliar os projetos de intervenção pedagógica, em ambos os contextos. Nas duas práticas de ensino supervisionado, procurou-se dar resposta à mesma questão geradora – “A música poderá potenciar o gosto pela poesia?” –, uma vez que o trabalho a desenvolver para responder a esta se afigurava relevante nos dois contextos. Deste modo, este relatório pretende dar a compreender a importância da interligação da música com a poesia no ensino, isto é, as potencialidades desta articulação. As metodologias escolhidas para nortear toda a prática foram a metodologia de investigação-ação, com o intuito de aprimorar o trabalho desenvolvido, através de uma reflexão constante sobre o mesmo; uma aproximação à metodologia de trabalho de projeto, uma vez que os projetos de intervenção pedagógica foram pensados segundo uma perspetiva construtivista em que a criança/o aluno tem voz em todos os momentos, de modo a conduzir o decurso dos mesmos; e, por fim, a metodologia HighScope, pois é a adotada pela instituição onde se realizaram as práticas de ensino supervisionado.

Palavras-Chave
: Abordagem articulada; metodologias; música; poesia.

Mestrados em Ensino
e-mail: sec-mfip@ie.uminho.pt