Secretário de Estado da Educação no Congresso Internacional de Avaliação das Aprendizagens e Sucesso Escolar Voltar

17/11/2017 - 18/11/2017    Campus de Gualtar, Braga
Foto: Diário do Minho
O Congresso Internacional de Avaliação das Aprendizagens e Sucesso Escolar decorre nos dias 17 e 18 de novembro, na Universidade do Minho, em Braga, com investigadores, académicos e professores de vários países.
Organização de Maria Assunção Flores, Palmira Alves, Sandra Fernandes, André Machado e do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) da UMinho, incluindo no programa o lançamento do livro "Avaliação das Aprendizagens e Sucesso Escolar - Perspetivas Internacionais".

Contextualização

A avaliação tem assumido uma inegável centralidade nas políticas educativas e curriculares, tendo efeitos imediatos e concretos nas práticas de ensino e aprendizagem. De prática discricionária, tornou-se hoje objeto de rigoroso escrutínio social, exigindo novas abordagens que acompanhem, também, os contributos da investigação. Neste contexto, assiste-se a uma diversificação das formas de avaliação, não só no plano interno, como no plano externo, como os exames ou as provas internacionais (PISA, TIMSS, etc.), em resposta à exigência de maior performatividade dos sistemas educativos, das escolas e dos principais atores. Ao mesmo tempo, no momento de exponenciação dos recursos tecnológicos aos dispor dos alunos e dos professores, a escola vive sob a pressão de inovar e de reconfigurar as estratégias de ensino e aprendizagem que permitam colocar a avaliação ao serviço do sucesso escolar.

17 de novembro (sexta-feira)
08h30 | Receção dos congressistas
09h00 | Sessão de boas-vindas
09h30 | Conferência inaugural "The principles and practices of assessment to support pupil learning in Finnish basic education"