Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Tecnologia Educativa Voltar

terça-feira, 22/06/2021    Instituto de Educação da Universidade do Minho
Realizam-se no dia 22 de junho de 2021 (terça-feira), pelas 14h30, as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Tecnologia Educativa, requeridas pelo Mestre Adriana de Lima Reis Araújo.
Título da tese: "Gamificação e Aprendizagem Baseada em Projetos: um estudo com estudantes do Ensino Superior”.
URL para assistir às provas por videoconferência (não é permitida a gravação): https://videoconf-colibri.zoom.us/j/88315374940
ID da reunião: 883 1537 4940
Presidente: Doutora Isabel Flávia Gonçalves Fernandes Ferreira Vieira, Professora Catedrática do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho (em representação do Senhor Reitor da Universidade do Minho);

Doutor António José Meneses Osório, Professor Associado com Agregação do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação da Universidade do Minho;

Doutora Neusa Sofia Guerreiro Pedro, Professora Auxiliar com Agregação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa;

Doutora Maria Altina da Silva Ramos, Professora Auxiliar do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Orientadora);

Doutora Daniela Melaré Vieira Barros, Professora Auxiliar do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta;

Doutor José Alberto Lencastre Freitas Borges de Araújo, Professor Auxiliar do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação da Universidade do Minho;

Doutor João Batista Bottentuit Junior, Professor Associado do Departamento de Educação da Universidade Federal do Maranhão, São Luís, Brasil.

Resumo da tese:
Esta investigação teve como foco de estudo a combinação de duas metodologias ativas de aprendizagem, nomeadamente a Gamificação e a Aprendizagem baseada em Projetos - PBL com a integração das tecnologias Moodle, Padlet, Whats App e Google Hangouts. Os participantes deste estudo foram os trinta e três estudantes matriculados na disciplina Administração de Recursos Humanos, no semestre letivo de 2019.1, do curso de Administração, na Universidade Federal do Maranhão.
Buscou-se desenvolver uma intervenção pedagógica que oportunizasse aos estudantes a vivência dentro de um ambiente similar ao da futura realidade de atuação dos graduados em Administração.
Para tanto, obteve-se acesso ao Grupo Empresarial XPTO como campo de estudo e pesquisa. Assim, desenvolveu-se a intervenção pedagógica que integrou a PBL com elementos da Gamificação, denominada Business Partner Game, BP Game.
O estudo foi norteado a partir da seguinte questão-problema: de que modo a combinação da Aprendizagem baseada em Projetos com a Gamificação e a integração de tecnologias digitais pode contribuir para a aprendizagem e para o engajamento de estudantes universitários? A investigação realizada é qualitativa, com opção metodológica pela abordagem Design Based Research (DBR). Para coletar os dados foram utilizadas várias técnicas e vários instrumentos, tais como: o questionário, a entrevista, o focus group, a observação participante e o diário de bordo. Seguiu-se, para análise dos dados, a análise temática apoiada pelo software de análise qualitativa de dados NVivo.
Os resultados obtidos permitiram concluir que a junção da PBL com a Gamificação, num modelo híbrido e flexível, se revelou adequada ao momento e às demandas de aprendizagem da disciplina de Administração de RH, consequentemente também aos universitários. Embora o modelo tenha se revelado exitoso, as evidências de melhorias representam um grande incentivo ao seu redesenho.
As limitações encontradas no estudo são as pistas deixadas para quem quiser prosseguir investigação na área.
Ao final apresentam-se sugestões de questões que poderão converter-se em aplicações de práticas pedagógicas significativas.
Acredita-se que o modelo BP Game possa ser alvo de novas explorações e, consequentemente, de novas
descobertas.

Palavras-chave:
Ensino Superior, Gamificação; Metodologias Ativas; PBL; Tecnologias Digitais.

Doutoramento em Ciências da Educação
e-mail: sec-dout-ce@ie.uminho.pt