Provas de Mestrado em Ciências da Educação, área de Especialização em Tecnologia Educativa Voltar

segunda-feira, 27/09/2021    Instituto de Educação da Universidade do Minho
Realizam-se, no dia 27 de setembro de 2020 (segunda-feira) às 10:00 horas, as Provas de Mestrado em Ciências da Educação, área de Especialização em Tecnologia Educativa, requeridas pela Licenciada Thatiana Chaves D´Agostini Aquino.
Título da Dissertação de Mestrado: “A EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA BRASILEIRA EM TEMPOS DE COVID-19: os desafios da aprendizagem remota emergencial mediada pelas TIC digitais na percepção de estudantes universitários."
URL para assistir às provas por videoconferência (não é permitida a gravação): https://videoconf-colibri.zoom.us/j/88109580468
Composição do júri:
Presidente: Doutora Maria João da Silva Ferreira Gomes, Professora Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho

Vogais: Doutora Lia Raquel Moreira Oliveira, Professora Auxiliar C/Agregação do Instituto de Educação da Universidade do Minho (orientadora).

Doutor José Alberto Lencastre Freitas Borges Araújo, Professor Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Resumo:
As tecnologias de informação e comunicação digitais (TIC) moldam a sociedade desde o final do século passado, o que implica que se tenham estabelecido neste século XXI como a quarta Revolução Industrial. Esse cenário, somado à situação da pandemia de COVID-19, demandou para todo o sistema educacional brasileiro a necessidade de trilhar novos rumos.
Nesse contexto surge o ensino remo emergencial, como alternativa viável prioritária para atender com celeridade de maneira efetiva demandas de escolarização e formação acadêmica impostas pela nova realidade. Todavia, mesmo reconhecendo os esforços das intuições escolares diante da situação atual, acredita-se que o impacto de suspensão das aulas presenciais não se distribui de forma homogénea na população escolar nacional atingindo principalmente os estudantes com menos recursos, aumentando ainda mais a desigualdade do sistema educacional.
Assim, a Problemática da pesquisa é a seguinte: Qual a perceção dos estudantes universitários brasileiros, sobre os desafios percebidos na aprendizagem remota emergencial medida pelas TIC digitais? Quais os antecedentes e recomendações para a educação no Brasil em tempos da pandemia? Quais os principais riscos decorrentes da suspensão prolongada das aulas presenciais em um contexto de distanciamento social?
O Estudo é do tipo descritivo e exploratório, composto pela seguinte etapas: Pesquisa bibliográfica realizada em fontes diversas; grupo focal com acadêmicos e pesquisa de campo como 40 universitários brasileiros. O objetivo é o de: Identificar a perceção de estudante universitários, sobre os desafios da aprendizagem remota emergencial mediada pelas TIC digitais conhecer quais os antecedentes e recomendações para a educação domiciliar no Brasil em tempos de pandemia; e constatar os principais riscos decorrentes da suspensão prolongada das aulas presenciais e um contexto de distanciamento social.
Concluímos que a pandemia impactou sobremaneira a área educacional, e que a mudança para o ensino virtual transformou repentinamente a vida de todas as família brasileiras e, principalmente, renovou as discussões sobre a necessidade tornar efetivo o acesso de toda comunidade escolar a uma internet de qualidade com vistas a uma utilização eficaz das TIC, bem como escancarou, cada vez mais, todas as desigualdades sociais e tornou irrefutável a elitização que existe na educação.

Palavras-chave:
. Ensino Remoto Emergencial. Pandemia. Tecnologias de informação e comunicação. Universitários.
Mestrado em Ciências da Educação
Celeste Ferreira