Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Psicologia da Educação Voltar

terça-feira, 04/04/2023    Instituto de Educação da Universidade do Minho
Realizam-se no dia 4 de abril de 2023 (terça-feira), na Sala de Atos do Instituto de Educação da Universidade do Minho, pelas 14h00, as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Psicologia da Educação, requeridas pela Mestre Ana Amália Gomes de Barros Torres Faria.
Título da tese: "Estudantes do Ensino Superior: variáveis pessoais e contextuais relacionadas ao insucesso acadêmico e evasão escolar”.
URL para assistir às provas por videoconferência (não é permitida a gravação): https://videoconf-colibri.zoom.us/j/95742925622
ID da reunião: 957 4292 5622
Presidente: Doutor Licínio Carlos Viana Silva Limai, Professor Catedrático do Departamento de Ciências Sociais da Educação do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Doutor Leandro da Silva Almeida, Professor Catedrático do Departamento de Psicologia Básica da Escola de Psicologia da Universidade do Minho (Orientador);

Doutor José Maria de Castro Silva, Professor Auxiliar do Departamento de Psicologia da Educação da Escola de Educação do Instituto Superior de Psicologia Aplicada do Instituto Universitário;

Doutora Sílvia Correia Monteiro, Investigadora Júnior do Centro de Investigação em Educação do Instituto de Educação da Universidade do Minho;

Doutora Maria Adelina Guisande Couñago, Professora Titular do Departamento de Psicologia Evolutiva e da Educação da Faculdade de Psicologia da Universidade de Santiago de Compostela;

Doutora Andreia Osti, Professora Associada do Departamento de Educação, da Universidade Paulista, Brasil.

Resumo
Ao longo das últimas décadas, aumentou a investigação em torno da adaptação e sucesso acadêmico no ensino superior. Um maior número e diversidade de estudantes ingressa neste nIvel de ensino, justificando maiores preocupações com o seu desempenho acadêmico e consequente conclusão das formações. A coleta de dados ocorreu longitudinalmente no Instituto Federal de Alagoas- Ifal (Campus Maceió) e contemplou três estudos com amostras distintas, entre 317 a 420 estudantes oriundos dos diversos cursos, distribuídos entre licenciaturas ou bacharelados. Num primeiro momento, ainda antes da pandemia fizemos a aplicação dos questionários de forma presencial. Posteriormente, com a pandemia de Covid- 19 e a passagem das atividades para o Ensino Remoto Emergencial (ERE), toda a pesquisa foi feita a partir de contatos e aplicação de questionários online. O estudo considerou as seguintes etapas: a primeira aconteceu no momento da matrícula, entre a 1ª e a 3ª semana após o ingresso, onde os estudantes eram convidados a participar do estudo e a fornecer informações referentes às características sociodemográficas; seu percurso acadêmico anterior; bem como as expectativas e dificuldades antecipadas relativas ao curso escolhido. A segunda etapa aconteceu entre a 6ª e a 8ª semana de aulas desde o início do curso. Nesta fase foram recolhidas informações relacionadas às vivências acadêmicas destes estudantes; e inseridas perguntas sobre o impacto socioemocional da pandemia de Covid-19. Na terceira etapa, já ao final do ano letivo, foi avaliado como se deu o processo de adaptação dos estudantes em seus cursos e sua intenção de abandono do curso. A tese compila quatro artigos, incluindo uma introdução, um capítulo de referencial teórico e percurso metodológico e uma conclusão. Os artigos que integraram a tese foram: 1- “Adaptação Acadêmica de Estudantes do 1º Ano: Promovendo o Sucesso e a Permanência na Universidade”; 2- “Expectativas e Dificuldades acadêmicas em ingressantes no Ensino Superior: Análise em função do gênero e sistema de cotas”; 3- “Efeitos da Aprendizagem Remota em estudantes do Ensino Superior”; 4- “Dificuldades na adaptação acadêmica dos estudantes de Ensino Superior em tempos de pandemia”. Os resultados apontam para a complexidade da convergência de variáveis pessoais e contextuais no processo de sucesso acadêmico e evasão escolar. Destacam-se nesse processo, a necessidade de políticas públicas buscando a diminuição gradativa nos índices de retenção e evasão escolares, bem como o delineamento de estratégias institucionais de apoio ao desenvolvimento de carreira destes estudantes, principalmente através de atividades de integração e de serviços de apoio especializados.

Palavras-chave:
Adaptação Acadêmica; Ensino Superior; Evasão; Sucesso Acadêmico.

Doutoramento em Ciências da Educação
e-mail: sec-dout-ce@ie.uminho.pt