terça-feira, 04/04/2023
Instituto de Educação da Universidade do Minho
Realizam-se no dia 4 de abril de 2023 (terça-feira), na Sala de Atos do Instituto de Educação da Universidade do Minho, pelas 14h00, as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Psicologia da Educação, requeridas pela Mestre Ana Amália Gomes de Barros Torres Faria.Título da tese: "Estudantes do Ensino Superior: variáveis pessoais e contextuais relacionadas ao insucesso acadêmico e evasão escolar”.
Composição do Júri:
Presidente: Doutor Licínio Carlos Viana Silva Limai, Professor Catedrático
do Departamento de Ciências Sociais da Educação do Instituto de Educação da
Universidade do Minho.
Vogais:
Doutor
Leandro da Silva Almeida, Professor Catedrático do Departamento de Psicologia
Básica da Escola de Psicologia da Universidade do Minho (Orientador);
Doutor
José Maria de Castro Silva, Professor Auxiliar do Departamento de Psicologia da
Educação da Escola de Educação do Instituto Superior de Psicologia Aplicada do
Instituto Universitário;
Doutora
Sílvia Correia Monteiro, Investigadora Júnior do Centro de Investigação em
Educação do Instituto de Educação da Universidade do Minho;
Doutora
Maria Adelina Guisande Couñago, Professora Titular do Departamento de
Psicologia Evolutiva e da Educação da Faculdade de Psicologia da Universidade
de Santiago de Compostela;
Doutora
Andreia Osti, Professora Associada do Departamento de Educação, da Universidade
Paulista, Brasil.
Resumo
Ao longo das últimas décadas, aumentou a investigação em
torno da adaptação e sucesso acadêmico no ensino superior. Um maior número e
diversidade de estudantes ingressa neste nIvel de ensino, justificando maiores
preocupações com o seu desempenho acadêmico e consequente conclusão das
formações. A coleta de dados ocorreu longitudinalmente no Instituto Federal de
Alagoas- Ifal (Campus Maceió) e contemplou três estudos com amostras distintas,
entre 317 a 420 estudantes oriundos dos diversos cursos, distribuídos entre
licenciaturas ou bacharelados. Num primeiro momento, ainda antes da pandemia
fizemos a aplicação dos questionários de forma presencial. Posteriormente, com
a pandemia de Covid- 19 e a passagem das atividades para o Ensino Remoto
Emergencial (ERE), toda a pesquisa foi feita a partir de contatos e aplicação
de questionários online. O estudo considerou as seguintes etapas: a primeira
aconteceu no momento da matrícula, entre a 1ª e a 3ª semana após o ingresso,
onde os estudantes eram convidados a participar do estudo e a fornecer
informações referentes às características sociodemográficas; seu percurso
acadêmico anterior; bem como as expectativas e dificuldades antecipadas
relativas ao curso escolhido. A segunda etapa aconteceu entre a 6ª e a 8ª
semana de aulas desde o início do curso. Nesta fase foram recolhidas
informações relacionadas às vivências acadêmicas destes estudantes; e inseridas
perguntas sobre o impacto socioemocional da pandemia de Covid-19. Na terceira
etapa, já ao final do ano letivo, foi avaliado como se deu o processo de
adaptação dos estudantes em seus cursos e sua intenção de abandono do curso. A
tese compila quatro artigos, incluindo uma introdução, um capítulo de
referencial teórico e percurso metodológico e uma conclusão. Os artigos que
integraram a tese foram: 1- “Adaptação
Acadêmica de Estudantes do 1º Ano: Promovendo o Sucesso e a Permanência na
Universidade”; 2- “Expectativas e
Dificuldades acadêmicas em ingressantes no Ensino Superior: Análise em função
do gênero e sistema de cotas”; 3- “Efeitos da Aprendizagem Remota em estudantes
do Ensino Superior”; 4- “Dificuldades
na adaptação acadêmica dos estudantes de Ensino Superior em tempos de
pandemia”. Os resultados apontam para a complexidade da convergência de
variáveis pessoais e contextuais no processo de sucesso acadêmico e evasão
escolar. Destacam-se nesse processo, a necessidade de políticas públicas
buscando a diminuição gradativa nos índices de retenção e evasão escolares, bem
como o delineamento de estratégias institucionais de apoio ao desenvolvimento
de carreira destes estudantes, principalmente através de atividades de
integração e de serviços de apoio especializados.
Palavras-chave: Adaptação Acadêmica; Ensino Superior; Evasão; Sucesso Acadêmico.
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