sexta-feira, 24/02/2023
Instituto de Educação da Universidade do Minho
Realizam-se no dia 24 de fevereiro de 2023 (sexta-feira), às 14h00, na Sala de Atos do Instituto de Educação da Universidade do Minho, as Provas de Doutoramento em Estudos da Criança, especialidade de Infância, Cultura e Sociedade requeridas por Rosiane Pinto Machado.
Título da Tese: "O lugar da poesia na infância: Projeto Crianceiras, uma ponte entre Manoel de Barros e o ato estético da linguagem”.
URL para assistir às provas por videoconferência (não é permitida a gravação):
Composição do Júri:
Presidente: Doutor Nelson Manuel Viana da Silva Lima,
Professor Catedrático do Instituto de Educação da Universidade do Minho.
Vogais:
Doutor
Fernando José Fraga Azevedo, Professor Associado com Agregação do Departamento de
Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação
da Universidade do Minho (orientador);
Doutor
José Cândido de Oliveira Martins, Professor Associado da Faculdade de Filosofia
e Ciências Sociais de Braga da Universidade Católica Portuguesa;
Doutora
Ângela Maria Franco Martins Coelho de Paiva Balça, Professora Auxiliar com Agregação
da Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora;
Doutora
Sara Raquel Duarte Reis da Silva, Professora Auxiliar do Departamento de
Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação
da Universidade do Minho;
Doutora
Maria Laura Pozzobon Spengler, Professora do Departamento de Pedagogia da Universidade
do Estado de Santa Catarina (UDESC).
Resumo
Nesta presente “artesania” (tese)
compartilhamos os achados analisados no Projeto Crianceiras, sobre o lugar da
poesia na infância – o fio condutor das observações são as interações no
território do Projeto Crianceiras e suas contribuições ao pulsar da poesia nas experiências
poética e estética na/para circulação da produção literária – em destaque a
poesia de Manoel de Barros (1916-2014). Assim, recorremos ao aporte teórico no
campo da poesia (PAZ, 2012; SIMÉON, 2015; JEAN, 2002; AZEVEDO; CHAGAS; BAZZO,
2018; DEBUS, 2016; DEBUS, BAZZO; BORTOLOTTO, 2018), no campo da literatura,
leitura, voz e performance (ZUMTHOR, 2005; CANDIDO, 2011), nos pressupostos do
dialogismo (BAKHTIN, 2011, 2017a, 2017b; VOLÓCHINOV, 2013, 2019), e da Teoria
Histórico Cultural (VIGOTSKI, 2009, 2004b, 1999). Nesta aventura pela busca de
conhecer, compreender e enxergar o nosso objeto vivo, partimos de uma
investigação que articula o todo orgânico do Projeto Crianceiras Poesias de
Manoel de Barros musicadas por Márcio De Camillo, qual seja: Álbum Crianceiras,
Projeto Poesia na Prática e o Espetáculo Cênico Musical. Os enunciados
concretos que nos ajudaram a compor coletivamente esta reflexão foram
compreendidos no grande tempo do Projeto Crianceiras, pelo viés das relações dialógicas,
sociais e culturais. De modo particular buscamos conhecer a produção,
circulação do Projeto Crianceiras (2012-2022) e sua recepção. Nesta
arquitetônica, aliada ao cerne das ciências humanas, elegemos a categoria de
análise dialógica do discurso (Bakhtin e seu Círculo) e os pesquisadores da
contemporaneidade que se debruçam sobre essa teoria/conceitos (AMORIM, 2004;
MIOTELLO, 2012, 2013, 2018; PONZIO; MIOTELLO, 2019; GERALDI, 2012, 2019;
FARACO, 2009; GIOVANI, 2017, BORTOLOTTO; FIAD, 2017). Desse modo, o corpus
discursivo constituiu-se das estratégias da coleta de dados: entrevistas com roteiro
semiestruturado, registro das observações nas Formações no Projeto Poesia na
Prática (Formação Literária) e Projeto Escola (Espetáculo Cênico Musical). O
objetivo central proposto por esta pesquisa foi o de escutar as vozes desse
Outro em suas ações, de modo particular no ensaio de percepções aproximativas
do lugar que a poesia ocupa nas sucessivas manifestações/expressões artísticas
do Projeto (poemas musicados, espetáculo cênico musical e formação literária)
articuladas a infância. Entrelaçamos, o referencial teórico elegido, as vozes
presentes nesse percurso. cotejando com a voz de Manoel de Barros que nesta investigação
constituem um dizer sobre a linguagem poética e o abraçar da poesia no movimento
da vida, na relação com a infância e com o ser criança. A participação efetiva dos/das
envolvidos/as, assim como os dados obtidos no campo desta pesquisa mediante a escuta
responsivo-ativa aos enunciados foram se constituindo, e cada elo/enunciação,
dentro dessa cadeia discursiva, foi compondo a construção deste trabalho. Os
resultados revelam ser o Projeto Crianceiras uma ponte entre a poesia e a
infância, uma grande possibilidade para que professoras e professores
reconheçam e valorizem a importância da poesia na educação estética e na
formação humana, bem como observamos ser o Projeto Crianceiras um brincar
poético que aviva o encontro com o poeta e sua obra no evento do existir pela
poesia, pela música e pela arte.
Palavras-chave: Poesia na infância; Manoel de Barros; Projeto Crianceiras; Dialogismo.
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