Provas de Doutoramento em Estudos da Criança, especialidade de Infância, Cultura e Sociedade Voltar

sexta-feira, 24/02/2023    Instituto de Educação da Universidade do Minho
Realizam-se no dia 24 de fevereiro de 2023 (sexta-feira), às 14h00, na Sala de Atos do Instituto de Educação da Universidade do Minho, as Provas de Doutoramento em Estudos da Criança, especialidade de Infância, Cultura e Sociedade requeridas por Rosiane Pinto Machado.
Título da Tese: "O lugar da poesia na infância: Projeto Crianceiras, uma ponte entre Manoel de Barros e o ato estético da linguagem”.
URL para assistir às provas por videoconferência (não é permitida a gravação):
Presidente: Doutor Nelson Manuel Viana da Silva Lima, Professor Catedrático do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Doutor Fernando José Fraga Azevedo, Professor Associado com Agregação do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho (orientador);

Doutor José Cândido de Oliveira Martins, Professor Associado da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais de Braga da Universidade Católica Portuguesa;

Doutora Ângela Maria Franco Martins Coelho de Paiva Balça, Professora Auxiliar com Agregação da Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora;

Doutora Sara Raquel Duarte Reis da Silva, Professora Auxiliar do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho;

Doutora Maria Laura Pozzobon Spengler, Professora do Departamento de Pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Resumo
Nesta presente “artesania” (tese) compartilhamos os achados analisados no Projeto Crianceiras, sobre o lugar da poesia na infância – o fio condutor das observações são as interações no território do Projeto Crianceiras e suas contribuições ao pulsar da poesia nas experiências poética e estética na/para circulação da produção literária – em destaque a poesia de Manoel de Barros (1916-2014). Assim, recorremos ao aporte teórico no campo da poesia (PAZ, 2012; SIMÉON, 2015; JEAN, 2002; AZEVEDO; CHAGAS; BAZZO, 2018; DEBUS, 2016; DEBUS, BAZZO; BORTOLOTTO, 2018), no campo da literatura, leitura, voz e performance (ZUMTHOR, 2005; CANDIDO, 2011), nos pressupostos do dialogismo (BAKHTIN, 2011, 2017a, 2017b; VOLÓCHINOV, 2013, 2019), e da Teoria Histórico Cultural (VIGOTSKI, 2009, 2004b, 1999). Nesta aventura pela busca de conhecer, compreender e enxergar o nosso objeto vivo, partimos de uma investigação que articula o todo orgânico do Projeto Crianceiras Poesias de Manoel de Barros musicadas por Márcio De Camillo, qual seja: Álbum Crianceiras, Projeto Poesia na Prática e o Espetáculo Cênico Musical. Os enunciados concretos que nos ajudaram a compor coletivamente esta reflexão foram compreendidos no grande tempo do Projeto Crianceiras, pelo viés das relações dialógicas, sociais e culturais. De modo particular buscamos conhecer a produção, circulação do Projeto Crianceiras (2012-2022) e sua recepção. Nesta arquitetônica, aliada ao cerne das ciências humanas, elegemos a categoria de análise dialógica do discurso (Bakhtin e seu Círculo) e os pesquisadores da contemporaneidade que se debruçam sobre essa teoria/conceitos (AMORIM, 2004; MIOTELLO, 2012, 2013, 2018; PONZIO; MIOTELLO, 2019; GERALDI, 2012, 2019; FARACO, 2009; GIOVANI, 2017, BORTOLOTTO; FIAD, 2017). Desse modo, o corpus discursivo constituiu-se das estratégias da coleta de dados: entrevistas com roteiro semiestruturado, registro das observações nas Formações no Projeto Poesia na Prática (Formação Literária) e Projeto Escola (Espetáculo Cênico Musical). O objetivo central proposto por esta pesquisa foi o de escutar as vozes desse Outro em suas ações, de modo particular no ensaio de percepções aproximativas do lugar que a poesia ocupa nas sucessivas manifestações/expressões artísticas do Projeto (poemas musicados, espetáculo cênico musical e formação literária) articuladas a infância. Entrelaçamos, o referencial teórico elegido, as vozes presentes nesse percurso. cotejando com a voz de Manoel de Barros que nesta investigação constituem um dizer sobre a linguagem poética e o abraçar da poesia no movimento da vida, na relação com a infância e com o ser criança. A participação efetiva dos/das envolvidos/as, assim como os dados obtidos no campo desta pesquisa mediante a escuta responsivo-ativa aos enunciados foram se constituindo, e cada elo/enunciação, dentro dessa cadeia discursiva, foi compondo a construção deste trabalho. Os resultados revelam ser o Projeto Crianceiras uma ponte entre a poesia e a infância, uma grande possibilidade para que professoras e professores reconheçam e valorizem a importância da poesia na educação estética e na formação humana, bem como observamos ser o Projeto Crianceiras um brincar poético que aviva o encontro com o poeta e sua obra no evento do existir pela poesia, pela música e pela arte.

Palavras-chave:
Poesia na infância; Manoel de Barros; Projeto Crianceiras; Dialogismo.

Doutoramento em Estudos da Criança
sec-dout-ec@ie.uminho.pt