Ciclo de Conferências Doutorais em Ciências da Educação
Desenvolvimento humano: perspetiva histórico-cultural de Vygotsky
24 de janeiro de 2020| Instituto de Educação da Universidade do Minho
Conferência "Desenvolvimento humano: perspetiva histórico-cultural de Vygotsky", proferida pela Professora Claisy Marinho-Araújo Professora e Pesquisadora, Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia (Brasil).
A conferência, a convite do Programa de Doutoramento em Ciências da Educação, realizou-se na sexta-feira, dia 24 de janeiro, às 15.00h, no auditório multimédia do Instituto de Educação da Universidade do Minho. A entrada é livre.
Resumo:
A conferência "Desenvolvimento humano: perspectiva histórico-cultural de Vygotsky" tem como objetivo apresentar fundamentos da Psicologia histórico-cultural, com especial destaque para as contribuições de Vygotsky (1991,1997, 1999, 2000a, 2000b, 2001, 2004, 2007, 2009), Leontiev (1983, 2004), Luria (1990). Essa perspectiva teórica defende que a mediação simbólica entre a história social e as experiências individuais e concretas das pessoas, partilhadas por meio de vivências em específicas situações sociais, constitui a gênese do desenvolvimento humano. Para essa abordagem, os fenômenos psíquicos se originam da mediação entre a história social e a experiência individual e concreta dos sujeitos, exercida por meio de relações sociais partilhadas. Para Vygotsky (1999, 2000a, 2004), é na evolução construída dialeticamente entre a filogênese e a ontogênese que irão ocorrer mudanças qualitativas fundamentais para a humanização. Nesse processo, ao criar instrumentos concretos, utilizados para a transformação do mundo natural, e partilhar suas funções nas relações sociais, o ser humano ressignificou, historicamente, o sistema de signos e ferramentas simbólicas para mediar seu pensamento, sua comunicação e seu trabalho em sociedade. A organização dos processos psicológicos humanos surgiu a partir dessas complexas mediações e transformações psíquicas, originando a relação pensamento e linguagem como base da consciência humana.
Nota biográfica:
Claisy Marinho-Araújo - Professora e pesquisadora do Instituto de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde da Universidade de Brasília. Psicóloga com mestrado e doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília, e com pós-doutorado e estágio sênior na Universidade do Minho, Portugal.
Consultora do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para temas relacionados à educação e avaliação educacional. Consultora para capacitação das Comissões Assessoras de Área do ENADE/SINAES. Membro da Comissão de Assessoramento Técnico do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes ENADE. Avaliadora da Comissão da Avaliação Quadrienal dos Programas de Pós‐Graduação stricto sensu Acadêmicos/Profissionais pertencentes à área de Psicologia da CAPES.
Desenvolve pesquisas e consultorias na interface das áreas da Psicologia e da Educação, com ênfase nos seguintes temas: psicologia escolar, psicologia do desenvolvimento, educação superior, desenvolvimento e avaliação de competências, avaliação educacional, formação de psicólogos e professores, processos de desenvolvimento e aprendizagem.
Endereço para acessar CV completo: http://lattes.cnpq.br/2999127173845463
Ciclo de Conferências Doutorais em Ciências da Educação
Estudios de adaptación universitaria en Perú: situación actual y perspectivas
27 de fevereiro de 2020 | Sala de Atos - Instituto de Educação da Universidade do Minho
Conferência "Estudios de adaptación universitaria en Perú: situación actual y perspectivas", proferida pelo Doutor Sergio Dominguez Lara, investigador na Universidade de San Martin de Porres, (Perú). A conferência, a convite do Programa de Doutoramento em Ciências da Educação, realizou-se no dia 27 de fevereiro, às 17.00h, na Sala de Atos do Instituto de Educação da Universidade do Minho.
Entrada é livre.
Resumo:
El abandono universitario es un problema creciente en el sistema universitario peruano y también a nivel mundial, ya que según el Ministerio de Educación de Perú aparece predominantemente en los primeros años, y trae consecuencias a nivel personal, económica, institucional y social. En ese sentido, un aspecto relevante y que podría tener valor predictivo es la adaptación a la vida universitaria, la cual se refiere a la capacidad del estudiante para manejar las demandas y así funcionar de forma autónoma en la universidad, logrando los objetivos propuestos y manteniendo su motivación para continuar sus estudios. En ese sentido, se han desarrollado algunas investigaciones en Perú acerca de la adaptación a la vida universitaria en estudiantes de primer año con relación a variables académicas y personales, publicándose en diferentes fuentes y obteniendo resultados diversos. Por tal motivo, es necesario sistematizar esos hallazgos a fin de tener un panorama que permita conocer cuánto se sabe de este aspecto tan relevante y qué es necesario implementar para mejorar la comprensión de este aspecto.
Nota biográfica:
Sergio Dominguez Lara, Universidad de San Martín de Porres, Peru
Psicólogo, Magíster y Doctor en Psicología. Investigador a tiempo completo en la Universidad de San Martín de Porres (Perú). Pasantías en la Universidad Nacional de Mar del Plata, el Centro Interdisciplinario de Investigaciones en Psicología Matemática y Experimental-CIIPME y en la Universidad Siglo 21 (Argentina). Estancia posdoctoral en la Universidad Veracruzana (México). Autor de artículos metodológicos y psicométrico en revistas arbitradas. Ponente en eventos nacionales e internacionales.
Ciclo de Conferências Doutorais em Ciências da Educação
Os problemas de convivência na escola: conflitos interpessoais
19 de março de 2020 | Sala de Atos - Instituto de Educação da Universidade do Minho
Conferência "Os problemas de convivência na escola: conflitos interpessoais", proferida pela Doutora Camila Alves Fior, investigadora na UNICAMP, (Brasil). A conferência, a convite do Programa de Doutoramento em Ciências da Educação, realizou-se no dia 19 de março, às 17.00h, na Sala de Atos do Instituto de Educação da Universidade do Minho.
Entrada livre.
Resumo:
O objetivo da conferência é discutir os principais problemas de convivência presentes nas escolas brasileiras, subsidiando o diálogo com estudos empíricos e referenciais teóricos que possibilitem a compreensão dos conflitos como oportunidades para o desenvolvimento dos alunos e da aprendizagem do convívio ético. Buscar-se-á, ainda, entender e diferenciar os conflitos, com destaque para a indisciplina, a incivilidade e o bullying, a fim de se apreenderem as especificidades dos mesmos e subsidiarem as práticas investigativas e interventivas. Serão apresentadas propostas de intervenções no ambiente escolar, com foco na construção da autonomia dos estudantes, com vistas à melhoria da convivência no contexto da educação básica e do ensino superior. Apresentam-se projetos de investigação em curso e seus resultados, podendo dar origem a parcerias profícuas com docentes e investigadores do Instituto de Educação da Universidade do Minho.
Nota biográfica:
Camila Alves Fior, UNICAMP, Brasil
Graduada em Psicologia, Mestre em Educação pela UNICAMP na área de Ensino, Avaliação e Formação de Professores, e Doutora em Educação pela UNICAMP, com estágio de Doutoramento na Universidade do Minho, na área de Psicologia Educacional. Docente do Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação da UNICAMP. Membro do grupo de pesquisa: Psicologia e Educação Superior. Tem experiência na área de Psicologia e Educação, sob o referencial teórico da perspectiva cognitivista. Atua principalmente nos seguintes temas: ensino superior, estudante universitário, evasão, busca de ajuda, motivação e engajamento acadêmico. Presentemente realiza pós-doutoramento na Unversidade do Minho.