10 julho​ ​de 2020​​​​​
Fotos-Portal-NEWSLETTER_IE_350_julho2020_Webinar_Assuncao.png

CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança

O Secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa, participou no Webinar do CIEC “Ensino e Avaliação a Distância em Tempos de COVID-19 nos Ensinos Básico e Secundário”, desenvolvido no âmbito do projeto de investigação “Ensino e Avaliação a Distância em Tempos de COVID-19 nos Ensinos Básico e Secundário. O evento foi organizado pelos autores do projeto, Maria Assunção Flores, Eusébio André Machado e Palmira Alves. Contou ainda com testemunhos dos professores Maria João Freitas, do Agrupamento de Escolas Diogo de Macedo (Gaia), e Álvaro Almeida Santos, da Escola Secundária Joaquim Gomes Ferreira Alves (Valadares).

As conclusões do estudo apontam para uma rápida e eficaz adaptação dos professores ao "ensino remoto de urgência" em tempos de pandemia, mas não deixam também de evidenciar problemas relativos ao contacto com os alunos, à capacidade de resposta das escolas e aos recursos tecnológicos com implicações ao nível da exclusão. A mudança nos processos de recolha de informação para efeitos de avaliação dos alunos constitui outro dado relevante, com uma diminuição assinalável do recurso aos testes e uma maior diversificação de instrumentos de avaliação.

660_420_Fotos_Newsletter__PORTAL_IE2018_AF2.jpg
A apresentação “virtual” teve mais de uma centena de participantes e foi noticiada em 30 diferentes reportagens nos media, 4 jornais nacionais/regionais, 9 rádios e 17 sites/portais de notícias e informações, como a RTP, TVI e Lusa online.

A adaptação dos professores, a falta de equipamentos nas escolas e as declarações de João Costa a respeito do estudo estão entre os aspectos mais comentados.

O powerpoint da apresentação pode ser visto aqui.

(fonte: GCII -UMinho)

​​​​​