Jornadas Doutorais

junho​ ​de 2020​​​​​
Fotos-Portal-NEWSLETTER_IE_350_julho2020_JornadasEC_1.png

I Seminário Online em Estudos da Criança | V Jornadas em Estudos da Criança (15-18 de junho 2020)

Decorreu entre 15 e18 de junho passado, o I Seminário Online em Estudos da Criança | V Jornadas em Estudos da Criança, promovidos pelo Programa de Doutoramento em Estudos da Criança. Ao longo dos vários dias, os participantes puderam assistir à apresentação e discussão de trabalhos científicos, organizados em cinco painéis temáticos: "Infância, Desenvolvimento e Aprendizagem",  "Educação Artística", "Infância, Cultura e Sociedade", "Educação Física e Saúde Infantil" e "Educação Especial". O evento contou ainda com um Webinário de Noelia Orcajada (Universidad de Murcia) e Claudia Escorcia (Universidad Católica de Valencia) sobre a Intervenção Precoce e dois momentos culturais, dinamizados pelos jovens investigadores do Programa de Doutoramento: uma exposição fotográfica online (Unobjectified Women, por Çağrı Peköz) e um documentário vídeo sobre a situação da infância em favelas da cidade do Rio de Janeiro ("Diário de Bordo: Paz em Jacarezinho" de Patrícia Alves Dias). O evento que, este ano, decorrente da situação de emergência pandémica, funcionou exclusivamente em modelo à distância, contou ainda com testemunhos de antigos investigadores do Programa de Doutoramento em Estudos da Criança, hoje doutores neste ramo do conhecimento.

660_420_Fotos_Newsletter__PORTAL_IE2018_Jornadas-EC_1.jpg

Na sua globalidade, este Seminário Online em Estudos da Criança permitiu a ampla partilha de saberes, numa reflexão relevante acerca de modos vários de olhar o lugar da criança no mundo.

INFORMAÇÕES DE CONTACTO ADICIONAL

Fotos-Portal-NEWSLETTER_IE_350_julho2020_JornadasCE_1.png

​​Apresentação de Projetos de Investigação do Doutoramento em Ciências da Educação

No passado dia 19  de junho, os estudantes do 1º ano curso de doutoramento em ciências da educação, nas diferentes especialidades do doutoramento com curso apresentaram os projetos de investigação, numa sessão que teve a participação dos orientadores portugueses e brasileiros, sobretudo dos projetos que têm como objeto de estudo a realidade educacional brasileira.

A sessão decorreu online e representou a conclusão do 1º ano do curso, bem como o início de um processo mais longo para a realização da tese em ciências da educação. No total, foram apresentados 14 projetos, entretanto aprovados na reunião do conselho científico de 15 de julho 2020.

INFORMAÇÕES DE CONTACTO ADICIONAL