03/10/2016 - 04/10/2016
Sala 1104 (Sala de Atos) Instituto de Educação da Universidade do Minho, Campus de Gualtar, Braga
Este seminário a ter lugar nos dias 3 e 4 de outubro, envolve um projeto comum com investigadores e professores do Brasil. A temática central do evento tem enfoque na qualidade em educação, com destaque para as contribuições dos estudos curriculares e da administração e gestão educacionais.
Vivemos um tempo em que, talvez mais do que nunca, as
interfaces interdisciplinares ganham um novo sentido. No campo vasto e
heterogéneo das ciências da educação, os diálogos entre disciplinas são ainda
mais urgentes e necessários. Sabemos, todavia, que nem sempre isso é possível. Porém,
quando as disposições e disponibilidades existem, não há razão para não
promover (ou dar continuidade) a práticas que mobilizem e construam sinergias,
desde logo, em termos de reflexão e de pesquisa. É este exercício, já com
alguns antecedentes esporádicos, que, uma vez mais, vamos fazer com colegas
envolvidos num projeto comum com o Brasil e com olhares que trazem as
especificidades dos estudos curriculares e da administração e gestão educacionais.
Desta vez, a temática central do evento circunscreve-se à qualidade em
educação, igualmente dimensionada com os contributos da gestão e do currículo.
Formulário de Inscrição
Programa
Dia
3
14:30
às 17:30
Pré-seminário
dos investigadores: experiências em diferentes contextos
– com o objetivo principal de criar um espaço comum ampliado para partilhar,
difundir, discutir e promover a investigação em avaliação externa das escolas
Elina
Renilde de Oliveira Ribeiro - Mestranda em Educação do
Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa
Catarina (Unoesc) Título da investigação - Políticas de avaliação e
responsabilização nos sistemas estaduais de educação do Brasil
Vanessa Rosana Peluchen
Mestranda em Educação do
Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa
Catarina (Unoesc) Título da investigação - Sistemas nacionais de
avaliação educacional: um estudo sobre as experiências brasileira e
portuguesa
Dia
4
09:30
Sessão de abertura
– (José Carlos, Almerindo Afonso, Marilda Schneider, Elton Nardi e Isabel Viana)
10:00
Palestra - Gestão e culturas performativas na escola pública: nos limites da
ilusão da qualidade em educação
(Leonor Torres - moderador: José Carlos
Morgado)
11:00
Coffee-break
11:30
Painel: Avaliação externa das
escolas, famílias e rankings
Elton Nardi, Fernanda
Martins, Germano Borges e Virgínio Sá – moderador:
António Osório
13:00
às 15:00
Período de almoço
15:00
Palestra - Currículo
e Gestão: Perspetivas de Integração em Tempos de Accountability
(José Augusto Pacheco - moderador: Almerindo Afonso)
16:00
Coffee-break
16:30
Painel:
Influência da avaliação externa das
escolas no currículo
Marilda
Schneider, Isabel Viana e Joana Sousa – moderadora: Custódia Rocha
18:00
Sessão de encerramento
Comissão
Organizadora:
Almerindo Janela Afonso –
Universidade do Minho
Isabel C. Viana –
Universidade do Minho
José Carlos Morgado –
Universidade do Minho
Fernanda Martins –
Universidade do Minho
Elton Nardi – Universidade
do Oeste de Santa Catarina
Marilda Schneider – Universidade do
Oeste de Santa Catarina