Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Ação de formação em Programas de Apoio Psicoeducativo à Parentalidade Voltar

29/09/2016 - 01/10/2016    Instituto de Educação da Universidade do Minho, Campus de Gualtar, Braga
As ações de formação decorrem nos dias 29 e 30 de Setembro das 17:00 às 21:00 e dia 1 de Outubro das 9:00 às 13:00. A formação tem como objetivo geral dar a conhecer em que consistem os programas de apoio à parentalidade positiva e saber quais as condições de implementação que melhoram a resposta às necessidades de apoio à família. INSCRIÇÕES FECHADAS.
O exercício de uma parentalidade positiva tem por base o comportamento parental sensível, promotor da autonomia, não violento, que garante o estímulo e o acompanhamento da criança estabelecendo limites que são necessários ao seu desenvolvimento ótimo. No contexto desta abordagem positiva tem sido fortemente preconizado o apoio aos pais. Este apoio é particularmente importante junto de famílias que apresentam condições que as vulnerabilizam e podem colocar em risco o bom desenvolvimento dos mais jovens (violência intrafamiliar, baixo nível educacional, pobreza, falta de apoio social, abuso de substâncias). É neste contexto que as intervenções estruturadas em programas de apoio à parentalidade consistem em sistemas de apoio psicoeducativo que têm por objetivo a promoção das competências parentais e a resposta ao superior interesse da criança nas diferentes etapas do seu desenvolvimento. A importância em dotar estas intervenções de um caráter preventivo e dar ênfase às forças e à diversidade das famílias tem reforçado a oferta de programas para grupos de pais realizados por serviços em diferentes sectores desde a área da educação, ao apoio social e comunitário, à saúde e proteção à criança e jovem em risco. Neste sentido torna-se inadiável a formação dos profissionais, a sua capacitação para apoiar os pais e, por essa via, assegurar melhores resultados e maior eficácia aos programas de apoio à parentalidade no contexto sociocomunitário.

FICHA DE INSCRIÇÃO
(As inscrições encontram-se encerradas. Foi atingido o número limite de participantes.)

Destinatários

Esta ação de formação destina-se aos seguintes grupos de profissionais: Psicólogos; Assistentes Sociais; Educadores Sociais; Professores de qualquer grau de ensino; Educadores de infância; Médicos; Enfermeiros; Profissionais com funções em CPCJ’s, CAFAP’s, IPSS’s.

Local da formação
Instituto de Educação da Universidade do Minho – Braga

Datas e Horário
Dias 29 e 30 de Setembro das 17:00 às 21:00
Dia 1 de Outubro das 9:00 às 13:00

Objetivos Gerais
· Conhecer em que consistem os programas de apoio à parentalidade positiva; · Saber quais as condições de implementação que melhoram a resposta às necessidades de apoio à família; ·Possibilitar aos profissionais a simulação de situações práticas de dinamização de grupos de pais; ·Promover a criação de uma rede interprofissional com ligação à universidade e a grupos de investigação na área da parentalidade como reforço do trabalho em contexto profissional; · Reforçar a cultura da investigação no contexto da intervenção junto da família

Objetivos específicos
· Capacitar os formandos para a implementação do programa “Crescer felizes em família” (0 aos 6 anos) · Capacitar os formandos para a implementação do programa “Viver a adolescência em família” (pré-adolescentes e adolescência)

Metodologia de ensino
A formação em contexto de aula apoia-se em dinâmicas incentivadoras da participação dos formandos, faz uso de uma apresentação em power-point com a síntese da informação mais relevante sobre os programas de apoio psicoeducativo a par de exemplos ilustrativos dos conceitos ou situações em análise.

Gabinete de Interação com a Sociedade do Instituto de Educação da UMinho

Logo IE parentalidade