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I CICLO DE REFLEXÕES PEDAGÓGICAS DO IE - Ano letivo 2016/2017 Voltar

quarta-feira, 31/05/2017    Auditório do Centro Multimédia do Instituto de Educação, Campus de Gualtar - Braga
III Seminário
31 de maio de 2017 | Auditório do Centro Multimédia do IE | 14h30
"Participação democrática dos estudantes na UMinho: para quê e porquê?"
Enquadramento
O objetivo geral deste Ciclo visa promover espaços de reflexão crítica sobre os processos e práticas pedagógicas desenvolvidos no âmbito dos diversos ciclos de estudo do IE.

A democracia na academia é uma caraterística decisiva da Universidade Pública, Só em democracia pode haver o debate académico livre e a produção e comunicação de saberes e conhecimentos livres de qualquer tutela ideológica, política, económica, social ou religiosa. A participação democrática de todos e de todas – e, em particular – a participação democrática dos estudantes – é a garantia mais decisiva do funcionamento democrático da Universidade. Até que ponto funciona e é adequada a participação institucional dos estudantes na Uminho? E a vida nos campi, de que modo respeita os valores da sã conivência democrática? A praxe favorece ou prejudica a participação dos estudantes na vida universitária? Estas serão algumas das perguntas norteadoras da 3ª sessão do ciclo de reflexões pedagógicas do IE.

Programa
Painél 1

14:30 –
Participação institucional dos estudantes: potencialidades e obstáculos
Doutora Paula Cristina Martins, Provedora dos Estudantes
Bruno Alcaide, Presidente da Associação Académica e membro do Conselho Geral
Vinicius Ramos, Presidente do Núcleo de Estudantes de Educação da UMinho (NEDUM)
Doutor Manuel Sarmento, Professor do IE (moderador)

Painél 2
16:30 –
Democracia no Campus: o caso das praxes
Doutor João Teixeira Lopes, Coordenador do estudo nacional sobre a praxe, Prof. da Univ. do Porto
Mário Bruno Vilaça de Matos, Presidente do Núcleo de Estudantes de Educação Básica da UMinho (NEEBUM)
Doutor Carlos Alberto Gomes, Professor do IE
Ana Isabel Machado Fernandes, estudante (moderadora)

Público-alvo
Docentes-investigadores, estudantes dos vários ciclos de estudo e Núcleos de Estudantes.

Adicionalmente, os dados empíricos recolhidos no âmbito de diversos trabalhos académicos (dissertações de mestrado e doutoramento que se têm debruçado sobre os projetos de ensino, Observatório dos Percursos Académicos dos Estudantes da UMinho, Núcleos do IE) poderão constituir matéria relevante de reflexão e debate, com vista à melhoria dos processos pedagógicos.
​​​​​​​​   Cartaz
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