III Seminário
31 de maio de 2017 | Auditório do Centro Multimédia do IE | 14h30
"Participação democrática dos
estudantes na UMinho: para quê e porquê?"
Enquadramento
O objetivo geral deste Ciclo visa promover espaços de reflexão crítica sobre os processos e práticas pedagógicas desenvolvidos no âmbito dos diversos ciclos de estudo do IE.
A democracia na academia é uma caraterística decisiva da Universidade
Pública, Só em democracia pode haver o debate académico livre e a produção e
comunicação de saberes e conhecimentos
livres de qualquer tutela ideológica, política, económica, social ou
religiosa. A participação democrática de todos e de todas – e, em particular –
a participação democrática dos estudantes – é a garantia mais decisiva do
funcionamento democrático da Universidade. Até que ponto funciona e é adequada
a participação institucional dos estudantes na Uminho? E a vida nos campi, de que modo respeita os valores
da sã conivência democrática? A praxe favorece ou prejudica a participação dos
estudantes na vida universitária? Estas serão algumas das perguntas norteadoras
da 3ª sessão do ciclo de reflexões pedagógicas do IE.
Programa
Painél 1
14:30 – Participação institucional dos
estudantes: potencialidades e obstáculos
Doutora Paula Cristina Martins, Provedora dos
Estudantes
Bruno Alcaide, Presidente da Associação Académica e membro do Conselho Geral
Vinicius Ramos, Presidente do Núcleo de Estudantes de Educação da UMinho (NEDUM)
Doutor Manuel Sarmento, Professor do IE
(moderador)
Painél 2
16:30 – Democracia
no Campus: o caso das praxes
Doutor
João Teixeira Lopes, Coordenador do estudo nacional sobre a praxe, Prof. da
Univ. do Porto
Mário
Bruno Vilaça de Matos, Presidente do Núcleo de Estudantes de Educação Básica da UMinho (NEEBUM)
Doutor
Carlos Alberto Gomes, Professor do IE
Ana
Isabel Machado Fernandes, estudante (moderadora)
Público-alvo
Docentes-investigadores, estudantes dos vários ciclos de estudo e Núcleos de Estudantes.
Adicionalmente, os dados empíricos recolhidos no âmbito de diversos trabalhos académicos (dissertações de mestrado e doutoramento que se têm debruçado sobre os projetos de ensino, Observatório dos Percursos Académicos dos Estudantes da UMinho, Núcleos do IE) poderão constituir matéria relevante de reflexão e debate, com vista à melhoria dos processos pedagógicos.