Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

XIII Seminário Internacional de Educação Física, Saúde e Lazer (SIEFLAS) Voltar

10/07/2017 - 12/07/2017    Instituto Politécnico da Guarda - Portugal
Em 2017 vai ter lugar, no Instituto Politécnico da Guarda (IPG), a 13ª Edição deste Seminário, sob o tema geral "Desafios interdisciplinares na promoção da Atividade Física”. Submissão de resumos: até 28 de Fevereiro de 2017.
O Seminário Internacional de Educação Física, Saúde e Lazer (SIEFLAS) teve o seu berço no Instituto de Estudos da Criança, da Universidade do Minho, em 2005. Em 2017 vai ter lugar, no Instituto Politécnico da Guarda (IPG), a 13ª Edição deste Seminário, que ao longo dos anos foi ganhando um cunho cada vez mais internacional. Com efeito, edições anteriores já tiveram lugar em Portugal (em diversas Instituições do Ensino Superior), Alemanha e Brasil. A XIII edição do SIEFLAS constituí um momento marcante da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do IPG, instituição que há 30 anos proporciona uma formação na área do Desporto. Este será um momento de reflexão e troca de conhecimento entre investigadores de vários países, em torno de um tema de importância crescente na sociedade atual. A Direção Geral de Saúde criou em 2016, pela primeira vez em Portugal, um programa prioritário de promoção da atividade física que visa, além da promoção de estilos de vida saudáveis e a avaliação dos seus benefícios, formar profissionais para aconselharem e mudarem os comportamentos dos utentes. O tema central deste seminário, “Desafios interdisciplinares na promoção da Atividade Física”, será abordado em conferências, mesas de debate temático e pósteres por reconhecidos investigadores nacionais e internacionais.

Datas importantes em 2017:
» Submissão de resumos: até 28 de Fevereiro
» Notificação aos autores: até 07 de abril
» Inscrição (com comunicação): até 31 de maio
» Inscrição tardia (com comunicação): até 23 de junho
» Submissão artigo para possível publicação: até 20 de julho

ORGANIZAÇÃO

PROGRAMA
Programa a disponibilizar brevemente

SUBMISSÕES
A Comissão Científica do XIII Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde convida os interessados a submeter trabalhos científicos originais num dos eixos temáticos do Seminário. Apresentamos de seguida uma lista com subtópicos dos eixos temáticos como referência para o processo de submissão. Cada trabalho a submeter poderá envolver mais do que um subtópico.

A) ATIVIDADE FÍSICA, APTIDÃO FÍSICA E SAÚDE
(B) EDUCAÇÃO FÍSICA, DESPORTO E FORMAÇÃO
(C) JOGO E DESENVOLVIMENTO MOTOR
(D) CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS AO DESPORTO
(E) OS DESAFIOS NA EDUCAÇÃO E NA PROMOÇÃO PARA A SAÚDE
(F) DESPORTO, LAZER E TURISMO DE AR LIVRE
(G) TECNOLOGIA APLICADA À MONITORIZAÇÃO DA ATIVIDADE FÍSICA |PROJETO NANOSTIMA

Normas para submissão de RESUMOS
A Comissão Científica do XIII Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde aceitará a submissão de trabalhos para apresentação no evento até o dia 28 de fevereiro de 2017.

Os autores poderão submeter o seu trabalho original na forma de um RESUMO, sem quaisquer custos. Cada participante assinalado como primeiro autor poderá submeter apenas um resumo.

Após o processo de submissão, os resumos serão avaliados pela Comissão Científica do Seminário, cujos resultados serão comunicados aos autores até ao dia 07 de abril de 2017.

O autor responsável pela apresentação do trabalho deverá inscrever-se no Seminário e efetuar o pagamento respetivo.


Orientações para submissão
Os autores deverão submeter o seu trabalho em Português, Inglês ou Espanhol, devendo este apresentar uma correção ortográfica e gramatical adequada;

• Os resumos deverão ter a extensão máxima de uma página (max. 3500 carateres), incluindo título, autores, afiliação, referências e espaços;

• O resumo deverá ser redigido em formato A4 com 2.5cm de margem, letra arial, tamanho 11, espaçamento simples. Caso pretenda descarregar um exemplo de um resumo, que inclui orientações para a formatação do mesmo, aceda a este
link. No caso de tabelas ou figuras desempenharem um papel determinante para a exposição dos resultados obtidos os autores deverão anexar um ficheiro Word que inclua todo o resumo, bem como a figura ou tabela.

• Aquando da submissão deverá indicar o Tema do Seminário que mais se adapte ao seu trabalho, não invalidando que a Comissão Organizadora possa vir a incluí-lo noutro tema também adequado.

• Aquando da submissão, deverá indicar a preferência por Comunicação Oral ou por Poster, não invalidando que a Comissão Organizadora possa vir a tomar uma decisão final, com base nos pareceres da Comissão Científica.

• Todas as submissões deverão ser efetuadas através da plataforma online easy-chair (disponível em https://easychair.org/conferences/?conf=sieflas2017). Os autores deverão ainda anexar um ficheiro Word com o resumo a submeter, tal como referido previamente. Após concluir o processo de submissão o autor deverá receber um email automático de confirmação.


Tipos de trabalho
A cada uma das linhas temáticas podem apresentar-se Comunicações referentes a:
· Trabalho de investigação empírico
· Trabalho pedagógico e relato de experiências
· Proposta de projetos de investigação
· Ensaio


Outras informações:
• Será fornecido um certificado com o nome de todos os autores. Cada certificado extra deve ser solicitado no início do evento.
• As Comunicações Orais terão a duração de 15 min, com mais 5 min para a discussão.
• Se solicitado pelo autor devidamente inscrito, a apresentação poderá ser feita por Skype e a Comissão Organizadora do Seminário compromete-se a enviar a documentação e certificado a esses participantes para o endereço indicado, após a apresentação.


» Download do ficheiro das normas de submissão
» Download do template de resumo

INSCRIÇÕES


Ficha de inscrição do XIII SIEFLAS

INFORMAÇÕES ÚTEIS
Como chegar à Guarda

- De carro:
A partir de Lisboa (330 Km)
Entre na A1 em direcção ao Norte. Ao quilómetro 94 (nó de Torres Novas - saída nº 7) saia da A1 em direcção a Abrantes, utilizando a A23; saída nº 35, na Guarda.
A partir do Porto (220 Km)
Entre na A1 em direcção ao Sul. Em Albergaria, vire à esquerda para o A25. Siga sempre pela A25 e sai na direcção da Guarda.
A partir de Coimbra (135 Km)
Entre no IC2 em direcção ao Norte; vire à direita na direcção do IP3. Antes de Santa Comba Dão, vire à direita em direcção a Mangualde, onde deverá virar à direita para a A25, seguindo até à Guarda. Poderá ainda optar por não virar em Mangualde e seguir o IP3 no sentido de Viseu, entrando depois na A25, quando surge a indicação Espanha e Guarda.
A partir de Madrid (Espanha) 330 Km Saindo de Madrid deve dirigir-se à A-6 (Autovia del Noroeste), cortando depois para a AP 51, sentido Ávila, e posteriormente, passada esta cidade, em direcção a Salamanca, A 62/E-88 (Autovia de Castilla Leon). Siga até à fronteira de Vilar Formoso e entre na A 25, saíndo em Guarda-Sul.

- Por autocarro ou comboio
A partir de Coimbra e Lisboa poderá optar por comboio ou autocarro;
a partir do Porto sugere-se a utilização de autocarro.

Consulta de horários:
Autocarros: Rede Nacional de Expressos;
Comboio: CP - Comboios de Portugal

Distâncias até à GUARDA desde:
Lisboa - 330 km
Porto - 220 km
Coimbra - 135 Km
Viseu - 76 km
Covilhã - 45 km
Madrid - 330 km
Salamanca - 150 km

Coordenadas GPS:
IPG – (campus) N – 40,541395ºº W – 7,28329º


Onde ficar

» Hotel Vanguarda *** sup
Reservas e Informações:
Telefone: +351 271208390
Fax: +351 271208398
E-Mail: vanguarda.front@naturaimbhotels.com
web: www.naturaimbhotels.com



» Hotel Lusitânia Congress & Spa ****
Reservas e Informações:
Telefone: +351 271238285
Fax: + 351 271230214
E-Mail: lusitania.front@naturaimbhotels.com
Web: www.naturaimbhotels.com


» Hotel Santos ***
Web: http://www.hotelsantos.pt/


» Pensão Aliança - Residencial e Restaurante
web: http://www.pensao-alianca.com/homepensao.html
E-mail: geral@pensao-alianca.com
Telefone: 271222235


Foto