Integrado nos
encontros da Rede Interinstitucional para a Educação em Situação de
Emergência (INEE), este Seminário decorre no dia 7 de abril no Instituto de
Educação (IE) da Universidade do Minho (UMinho), na cidade de Braga,
Portugal.
Organizado pelo IE e pela INEE.
Mais informação | More information
portugues@ineesite.org
Promotores
Instituto de
Educação da Universidade do Minho
www.ie.uminho.pt
Rede
Interinstitucional para a Educação em situações de Emergência
www.ineesite.org/pt
A inscrição prévia on-line é
obrigatória até ao dia 4 de abril:
Formulário em português:
https://goo.gl/forms/NYi3edIdr8ziLNCu1
Formulário em inglês:
https://goo.gl/forms/lQzPJnTisupfWogB3
A participação no evento
está limitada a 120 pessoas e, por isso, as inscrições serão confirmadas tendo
em conta a ordem de submissão.
Programa9h30 – Sessão de abertura
10h00 – Sessão 1: “Educação em
situações de Emergência (EeE): delimitação do campo”.
Moderação: Júlio Santos, Instituto de Educação – Universidade do Minho
Universidade de Amesterdão
- Mieke Lopes Cardozo
Teacher’s College, Universidade de Columbia -
Mary Mendenhall and S. Garnett Russell
11h00 - Pausa
11h30 – Sessão 2: “Educação em
situações de Emergência: sensibilidade às questões de conflito”
Moderação: Taro Komatsu, Universidade Sophia, Tóquio
“Introduction to CSE, CSE Pack materials, and upcoming training
opportunities” – Nina Weisenhorn,
USAID
“Conflict Sensitive
Education and the Sustainable Development
Goals” - Leonora MacEwen, UNESCO IIEP
“Equipping staff
with Conflict Sensitive Education (CSE) skills and knowledge for positive
results in the Peace and Development Programme, Somali Region, Ethiopia” – Emily Echessa,
Save the Children
“New approaches
and solutions to the refugee crisis: the case study of Higher Education in
Emergencies” – Helena Barroco,
Plataforma Global de Apoio aos Estudantes Sírios
13h00 – Pausa para almoço
14h30 – Sessão 3: “Construindo
sinergias em EeE – grupos de discussão”
Cada participante é convidado/a a selecionar um
dos seguintes grupos.
Grupo 1:
Ensino, Formação e Capacitação sobre Educação em situações de Emergência
-
“Building knowledge and skills in Education in
Emergencies (EiE) through collaborative projects”, Teachers College, Columbia University - Mary
Mendenhall
-
“Rethinking Education in Emergencies from a
habitat-based perspective” Luís Guimarães, School of Architecture, Minho University.
-
“Medical Education in Emergency Situations” – Pedro Morgado,
School of Medicine, Minho University.
Moderação: Ana Cunha, MAR – “Movimento de Apoio a Refugiados”, Universidade do Minho
Grupo 2:
Investigação e Gestão de Conhecimento sobre Educação em situações de Emergência
-
“The Journal on Education in Emergencies (JEiE)
and the importance of strengthening the EiE evidence base”– Heddy Lahmann,
New York University
-
“Education, Cooperation and Development – the
role of the Academy in Emergencies” – José Carlos Morgado and Júlio Santos,
Instituto de Educação, Universidade do
Minho
-
“Improving the Quality of Social-Emotional
Learning Teacher Professional Development in the Syria Response: Insights
from Implementation Science” – Paul Frisoli, International Rescue Committee
Moderação: Mieke Lopez-Cardoso, Universidade de Amesterdão
Grupo 3:
Agendas e tendências atuais no domínio da Educação em situações de Emergência
-
“Funding and trends from an ECHO perspective” – Judit Barna,
ECHO – EU.
- “No Lost
Generation: A partnership approach to EiE” – Mark Chapple, World Vision International
-
“Crisis-sensitive
planning in education” – Leonora MacEwen, Instituto
Internacional de Planeamento da Educação – UNESCO
Moderação: Peter Simms, Children in Crisis, Reino Unido
16h00
– Partilha das conclusões em plenário
16h30 – Sessão de Encerramento.
Paralelamente
decorrerá uma exposição de materiais das diferentes organizações e entidades
presentes no evento.
Caso
queira tomar parte nesta exposição, por favor descreva os materiais que deseja
apresentar e o tipo de espaço e material de apoio que precisa para tal (esta
informação pode ser referida no formulário de inscrição ou enviada por e-mail).