Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Seminário Internacional "Educação e Cooperação em situações de Emergência: Conceitos, Atores, Agendas e Desafios Voltar

sexta-feira, 07/04/2017    Auditório do Centro Multimédia - Instituto de Educação da Universidade do Minho
Logo
Este Seminário tem como objetivo promover e refletir sobre o papel da educação e da cooperação em contextos de fragilidade, conflito e pós-conflito. A inscrição prévia on-line é obrigatória até ao dia 4 de abril. Formulário disponível em mais informação.
Integrado nos encontros da Rede Interinstitucional para a Educação em Situação de Emergência (INEE), este Seminário decorre no dia 7 de abril no Instituto de Educação (IE) da Universidade do Minho (UMinho), na cidade de Braga, Portugal.
Organizado pelo IE e pela INEE.

Mais informação | More information
portugues@ineesite.org


Promotores Instituto de Educação da Universidade do Minho
www.ie.uminho.pt
Rede Interinstitucional para a Educação em situações de Emergência
www.ineesite.org/pt


A inscrição prévia on-line é obrigatória até ao dia 4 de abril:

Formulário em português:
https://goo.gl/forms/NYi3edIdr8ziLNCu1

Formulário em inglês:
https://goo.gl/forms/lQzPJnTisupfWogB3


A participação no evento está limitada a 120 pessoas e, por isso, as inscrições serão confirmadas tendo em conta a ordem de submissão.

Programa
9h30 – Sessão de abertura
10h00 – Sessão 1: “Educação em situações de Emergência (EeE): delimitação do campo”. Moderação: Júlio Santos, Instituto de Educação – Universidade do Minho Universidade de Amesterdão - Mieke Lopes Cardozo Teacher’s College, Universidade de Columbia - Mary Mendenhall and S. Garnett Russell

11h00 - Pausa

11h30 – Sessão 2: “Educação em situações de Emergência: sensibilidade às questões de conflito”
Moderação: Taro Komatsu, Universidade Sophia, Tóquio “Introduction to CSE, CSE Pack materials, and upcoming training opportunities” – Nina Weisenhorn, USAID “Conflict Sensitive Education and the Sustainable Development Goals” - Leonora MacEwen, UNESCO IIEP “Equipping staff with Conflict Sensitive Education (CSE) skills and knowledge for positive results in the Peace and Development Programme, Somali Region, Ethiopia” – Emily Echessa, Save the Children “New approaches and solutions to the refugee crisis: the case study of Higher Education in Emergencies” – Helena Barroco, Plataforma Global de Apoio aos Estudantes Sírios

13h00 – Pausa para almoço

14h30 – Sessão 3: “Construindo sinergias em EeE – grupos de discussão” Cada participante é convidado/a a selecionar um dos seguintes grupos.
Grupo 1: Ensino, Formação e Capacitação sobre Educação em situações de Emergência
- “Building knowledge and skills in Education in Emergencies (EiE) through collaborative projects”, Teachers College, Columbia University - Mary Mendenhall - “Rethinking Education in Emergencies from a habitat-based perspective” Luís Guimarães, School of Architecture, Minho University. - “Medical Education in Emergency Situations” – Pedro Morgado, School of Medicine, Minho University. Moderação: Ana Cunha, MAR – “Movimento de Apoio a Refugiados”, Universidade do Minho
Grupo 2: Investigação e Gestão de Conhecimento sobre Educação em situações de Emergência
- “The Journal on Education in Emergencies (JEiE) and the importance of strengthening the EiE evidence base”– Heddy Lahmann, New York University - “Education, Cooperation and Development – the role of the Academy in Emergencies” – José Carlos Morgado and Júlio Santos, Instituto de Educação, Universidade do Minho - “Improving the Quality of Social-Emotional Learning Teacher Professional Development in the Syria Response: Insights from Implementation Science” – Paul Frisoli, International Rescue Committee
Moderação: Mieke Lopez-Cardoso, Universidade de Amesterdão
Grupo 3: Agendas e tendências atuais no domínio da Educação em situações de Emergência
- “Funding and trends from an ECHO perspective” – Judit Barna, ECHO – EU. - “No Lost Generation: A partnership approach to EiE” – Mark Chapple, World Vision International - “Crisis-sensitive planning in education” – Leonora MacEwen, Instituto Internacional de Planeamento da Educação – UNESCO
Moderação: Peter Simms, Children in Crisis, Reino Unido

16h00 – Partilha das conclusões em plenário
16h30 – Sessão de Encerramento.

Paralelamente decorrerá uma exposição de materiais das diferentes organizações e entidades presentes no evento. Caso queira tomar parte nesta exposição, por favor descreva os materiais que deseja apresentar e o tipo de espaço e material de apoio que precisa para tal (esta informação pode ser referida no formulário de inscrição ou enviada por e-mail).
​​​​​​​​   Cartaz
​​​​​​​​   Flyer_
Logo
Foto da sessão