Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Secretário de Estado da Educação abre Congresso Internacional TEPE 2018 Voltar

17/05/2018 - 19/05/2018    Auditório B1, CP II, campus de Gualtar, Braga
TEPE
A UMinho recebe o “Congresso Internacional TEPE" (Teacher Education Policy in Europe) de 17 a 19 de maio, com 200 participantes de todos os continentes. A debate estão o recrutamento, a seleção e a formação de professores de qualidade, devendo sair daqui diretrizes para a task force da UNESCO que está a repensar o futuro nesta área, no âmbito da Agenda 2030.
A sessão de abertura foi a 17 de maio, às 16h30, no auditório B1 do campus de Gualtar, em Braga, com o secretário de Estado da Educação, João Costa, da vice-reitora da UMinho com a tutela da Educação, Margarida Casal, do presidente do Município de Braga, Ricardo Rio, da presidente da rede TEPE, Joanna Madalińska-Michalak, e da coordenadora do evento, Maria Assunção Flores, também do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) e professora do Instituto de Educação da UMinho.

O congresso tem como mote “Recrutamento e formação dos melhores professores: política, profissionalismo e pedagogia”. Que professores formar, por quem, onde e para que escolas? Como organizar os cursos de formação, fomentar a aprendizagem dos (futuros) professores e definir o perfil dos formadores? E como avaliar a qualidade ministrada ou selecionar candidatos a professor? Estas são algumas questões a abordar por especialistas como António Nóvoa, das universidades de Lisboa e Federal do Rio de Janeiro (Brasil) e embaixador de Portugal na UNESCO, Flávia Vieira, da UMinho, Shirley Van Nuland, da Universidade de Ontário (Canadá), e Marylin Cochran-Smith, do Boston College (EUA).

O trabalho dos professores tem sido marcado a nível mundial por contextos mais exigentes e as expectativas dos alunos são cada vez mais diversificadas. Estes cenários influenciam a formação docente, já de si ligada a cada contexto político, social, cultural e económico. Em Portugal, por exemplo, o afastamento da profissão pelos jovens candidatos ao ensino superior ameaça levar à falta de professores para as gerações futuras. A qualidade da formação de professores implica discutir políticas de formação, dos programas e curricula, mas também o papel dos formadores de professores, a pedagogia, as finalidades e os modelos organizacionais. A rede académica TEPE tem centenas de membros e foi criada em 2000, na sequência de dois projetos colaborativos europeus de política de formação de professores, TNTEE e EUDORA.

+Info:
www.tepe2018.com, facebook.com/events/183792828875132
Keynote speakers
TEPE
Foto: Diário do Minho
Foto: Correio do Minho