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Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Educação em Ciências Voltar

segunda-feira, 28/09/2020    Instituto de Educação da Universidade do Minho
Realizam-se no dia 28 de setembro de 2020 (segunda-feira), pelas 14h30, por videoconferência, as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade de Educação em Ciências, requeridas pela Mestre Maria Isabel Pereira de Sousa.
Título da Dissertação: "Prevenção do consumo de tabaco em adolescentes escolarizados tendo em conta as diferenças de género. Avaliação do impacte dos programas SmokeOut-I e SmokeOut-II na prevenção do consumo de tabaco, a médio e longo prazo”.
URL para assistir às provas por videoconferência (não é permitida a gravação):
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/94913421057
ID da reunião: 949 1342 1057
Composição do Júri:
Presidente: Doutor José Augusto de Brito Pacheco, Professor Catedrático do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação da Universidade do Minho (em representação do Senhor Reitor da Universidade do Minho);

Vogais:
Doutora Maria da Graça Ferreira Simões de Carvalho, Professora Catedrática do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho;


Doutora Maria Helena Ribeiro dos Santos Silva, Professora Associada do Departamento de Educação e Psicologia da Escola de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro;

Doutor José Alberto Gomes Precioso, Professor Auxiliar com Agregação do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho (orientador);

Doutora Maria Teresa Machado Vilaça, Professora Auxiliar do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho;

Doutor Carlos Manuel Sousa Albuquerque, Professor Adjunto da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viseu.

Resumo da tese:
A implementação de programas de prevenção em meio escolar é fundamental para prevenir o consumo de tabaco nos jovens. Neste contexto, elaboraram-se os programas de prevenção do tabagismo SmokeOut-I (6.º ano) e SmokeOut-II (9.º ano), com base no currículo, para aplicação em contexto escolar por professores, tendo em conta as diferenças de género. Esta investigação teve como objetivos: Descrever a prevalência do consumo de tabaco em Portugal e na Europa (Estudo I); Avaliar a eficácia dos programas SmokeOut-I e SmokeOut-II nos conhecimentos, crenças, recusa de tabaco, intenção de fumar e comportamentos tabágicos (experimentação e consumo), por sexo (Estudos II, III e IV), a médio (ano letivo 2014/2015) e a longo prazo (3 anos depois); Avaliar a implementação dos programas, na perspetiva de alunos e professores (Estudo V). Para tal, realizaram-se estudos quasiexperimentais, tipo pré/pós-teste, com grupo experimental e de controlo, aplicando questionários a uma amostra representativa dos alunos dos respetivos níveis de escolaridade do distrito de Braga, Portugal (N=641). Para a avaliação da eficácia dos programas emparelharam-se os alunos que participaram no pré e pós-teste. A implementação dos programas avaliou-se por questionários a alunos (N=322) e professores (N=32). Utilizou-se estatística descritiva e inferencial (IBM SPSS Statistics). Esta investigação gerou conhecimento de elevada relevância na área da saúde preventiva em contexto escolar, evidenciando a eficácia dos programas SmokeOut-I e SmokeOut-II na prevenção do tabagismo em alunos do 2.º e 3.º ciclo, respetivamente, considerando fatores de risco associados ao sexo e idade. Os programas foram eficazes, a médio prazo, na melhoria dos conhecimentos e mudança positiva de crenças sobre o tabagismo, em rapazes e em raparigas. A longo prazo, o SmokeOut-I mostrou eficácia na prevenção da experimentação de tabaco e na manutenção dos conhecimentos. Os alunos consideraram úteis a maioria das sessões; os professores consideraram os objetivos adequados ao desenvolvimento do aluno e as sessões bem concebidas. Os efeitos positivos para a saúde dos programas SmokeOut-I e SmokeOut-II justificam a sua aplicação alargada no Ensino Básico, acompanhada da necessária monitorização, sendo decisivo para esse efeito o compromisso das entidades competentes da saúde e educação.


Palavras chave
: Adolescentes; Educação para a Saúde; Escola; Prevenção do tabagismo; Programa de prevenção

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