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Provas de Doutoramento em Estudos da Criança, especialidade de Literatura para a Infância Voltar

sexta-feira, 26/02/2021    Instituto de Educação da Universidade do Minho
Realizam-se no dia 26 de fevereiro de 2021 (sexta-feira), pelas 14h30, as Provas de Doutoramento em Estudos da Criança, especialidade de Literatura para a Infância, requeridas pela Mestre Maria del Rocio Garcia Pedreira.
Título da tese: "Literatura, cine y mediación docente: los protagonistas infantiles de Roald Dahl y su liberación fantástica”.
URL para assistir às provas por videoconferência (não é permitida a gravação): https://videoconf-colibri.zoom.us/j/85197694644
ID da reunião: 851 9769 4644
Composição do Júri:
Presidente: Doutora Maria Beatriz Ferreira Leite Oliveira Pereira, Professora Catedrática do Departamento de Teoria da Educação e Educação Artística e Física do Instituto de Educação da Universidade do Minho (em representação do Senhor Reitor da Universidade do Minho).

Vogais:
Fernando José Fraga Azevedo, Professor Associado com Agregação do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho;

Doutora Maria de Lourdes da Trindade Dionísio, Professora Associada Aposentada do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho;

Doutora Cláudia Sousa Pereira, Professora Auxiliar do Departamento de Linguística e Literaturas da Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora;

Doutora Sara Raquel Duarte Reis da Silva, Professora Auxiliar do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho (orientadora);

Doutor Armando Requeixo, Professor Associado do Departamento de Didácticas Aplicadas da Faculdade de Ciencias da Educación da Universidade de Santiago de Compostela.

Resumo da tese:
O objetivo central deste estudo é oferecer uma proposta de análise com fins educativos das reescritas fílmicas que partem de uma obra literária infantil fantástica e se criam mediante a utilização de técnicas de animação e/ou híbridas, concebidas para serem utilizadas como uma ferramenta docente que permita e facilite a inclusão do cinema nos programas e/ou nas planificações de aula do ensino básico.
Na primeira parte, procura-se aprofundar os fundamentos teóricos que sustentam todo o desenvolvimento da proposta, desde o geral até ao particular, explorando os distintos campos que converge no decurso desta investigação: a Literatura Infantil e Juvenil (fantástica), a educação (literária e fílmica) e o cinema (infantil e/ou familiar, a partir de técnicas de animação ou híbridas), prestando especial atenção aos vazios ou lacunas e a discussões contemporâneas inerentes ao tema em causa, ainda que este se encontre pouco explorado.
Na segunda parte, desenvolve-se e aplica-se a proposta de modelo para uma análise de quatro reescritas fílmicas de novelas infantis fantásticas da autoria de Roald Dahl, realizadas por quatro reconhecidos cineastas: Henry Selick, Wes Anderson, Tim Burton e Steven Spielberg. O estudo de cada uma das produções realiza-se atendendo aos traços e aos aspectos ideotemáticos, bem como aos recursos técnico-expressivos que singularizam o trabalho artístico de cada um deles, assim como do escritor das referidas obras, além das potencialidades educativas que potencialmente apresentam em distintas áreas como a didáctica da língua e da literatura, a educação artística ou a educação para os valores.

Palavras Chave:
Literatura Infantil e Juvenil; Roald Dahl; reescrita fílmica; educação literária; animação.
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