Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Dia do IE 2022 - Programa Cultural Voltar

segunda-feira, 12/12/2022    Instituto de Educação da Universidade do Minho
O Instituto de Educação promove um conjunto de atividades culturais integradas nas comemorações do Dia do Instituto de Educação da UMinho no dia 12 de Dezembro 2022. A abertura musical da Sessão Solene a partir das 14h30, com a presença de Pedro Teixeira (Contrabaixo) e Jorge Castro (Duduk e Oboé).
Abertura da Sessão Solene

Pedro Teixeira (n. 1988) e Jorge Castro (n. 1983). Prelúdio (Duduk e Contrabaixo).
Andrea Clearfield (n. 1960). Songs for Oboe and Double Bass after poems of Pablo Neruda.
I - Body of a Woman
II - The Light Wraps You
III - Every day you Play

A-FOTO-Pedro-Teixeira_BjpgPedro Teixeira (n.1988, oboé e duduk).
Licenciado pela ESMAE na classe do Prof. Ricardo Lopes. Neste momento a concluir o Mestrado em Ensino de Música na Universidade do Minho. Já colaborou com a Orquestra Gulbenkian, Raízes Ibéricas, Orquestra do Norte, Orquestra das Beiras, Clássica do Sul entre muitas outras. Integra o TOY Ensemble em concertos em Portugal e no Brasil. Colaborou com o Space Ensemble. Membro fundador do grupo Indigo Quintet. Ministrou masterclasses de oboé em Portugal e no Brasil. Docente do Conservatório Bomfim. Oboé solista da Orquestra da Costa Atlântica.


B FOTO Jorge CastrowebpJorge Castro (n.1983, contrabaixo).
Estudou na ANSO e licenciou-se na ESART na classe do Prof. Adriano Aguiar. Mestre em Ensino de Música pela Universidade do Minho. Já colaborou com o Remix Ensemble, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra do Porto/Casa da Música, Orquestra Castilla y Leon entre muitas outras. Ex-membro da The World Orchestra da Jeunesses Musicales nas tournees de Espanha, Africa do Sul e Holanda. Membro do grupo Indigo Quintet. Docente de Contrabaixo do Conservatório Bomfim. Contrabaixo solista da Orquestra Filarmónica Portuguesa e na Orquestra da Costa Atlântica.


Conferência - 16h00
“Uma Sociedade promotora dos direitos da criança”
MJS-primavera22_BjpgManuel Jacinto Sarmento, n. 1955.
Professor Associado com Agregação, aposentado, no Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga, Portugal. Investigador integrado do Centro de Investigação em Estudos da Criança CIED/IE. Doutorado em Estudos da Criança, área de especialização em Estudos Sócio-educativos. Agregação em Sociologia da Infância. Professor Visitante em várias universidades brasileiras e francesas, nomeadamente na Paris 5-Rene Descartes, Baixa Normandia-Caen, Universidade de São Paulo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal do Espírito Santo, etc. Membro fundador do ProChild CoLAB, laboratório colaborativo contra a pobreza infantil e a exclusão social. Membro da Comissão Técnica para a Monitorização e o Acompanhamento da Estratégia Nacional dos Direitos da Criança. Membro da Comissão Científica da Estratégia Regional dos Açores contra a Pobreza. Foi, durante mais de uma década, diretor do Mestrado em Estudos da Criança e do Programa de Doutoramento em Estudos da Criança; foi, também, Diretor do Departamento de Ciências Sociais da Educação, na Universidade do Minho. Foi membro do Conselho Nacional da Educação de Portugal (2005-2009). Orientou 28 teses de doutoramento, 50 dissertações de Mestrado, e 36 pós-doutoramentos de estudantes estrangeiros. Dirigiu projetos de investigação científica financiados por instituições como a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, a Fundação Calouste Gulbenkian, a Fundação Van Leer, o Ministério da Educação e a CAPES-Brasil. Participou ainda em projetos financiados pela União Europeia. Autor ou coautor de 20 livros e para cima de uma centena de artigos científicos publicados em várias línguas. Diretor da revista Investigar em Educação, da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Campo científico de referência: Sociologia da infância. Áreas de investigação: infância e políticas públicas; a criança na cidade; pobreza infantil; culturas infantis e interculturalidade; trabalho infantil; educação e estatuto social do aluno.
Logo--IE2022_o-futuro-e-educacao_grandejpg
Instituto de Educação da Universidade do Minho
Campus de Gualtar, Braga - Portugal
Tel. +351 253 604240/ 253 601200
E-mail: sici-ie@ie.uminho.pt
sec@ie.uminho.pt
Site: http://www.ie.uminho.pt
Logo