terça-feira, 28/10/2025
Instituto de Educação - Universidade do Minho, Campus de Gualtar, Braga - Portugal
O 1.º Fórum de Estudos Curriculares, tem lugar no próximo dia 28 de outubro de 2025, no Auditório Multimédia do Instituto de Educação da Universidade do Minho, em Braga, Portugal.
Celebram-se este ano os 50 anos da obra de L.
Stenhouse, “An introduction to curriculum research and development”, que
marcou, de forma indelével, os estudos curriculares. Este evento, sob o tema “O Currículo como
Projeto e Investigação-Ação na Era da IA: O Legado de L. Stenhouse”, pretende
comemorar a efeméride e discutir os desafios curriculares atuais, contando com
as conferências de John Elliott, Maria do Céu Roldão, António Barata Lopes
e de Luiza Cortesão.
A entrada é livre, sujeita a inscrição.
Formulário de
inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSezHlpiEumKUVu1iNz451IUDO4dK725c7b87kAVjHdrlBnN8Q/viewform?usp=sharing&ouid=115889259887643288935
Mais informações:
https://desafios-curriculares.my.canva.site/dag0vvy6pfs
Comissão
Organizadora Assunção Flores (Coord.)
Ana Maria Silva
Carlos Silva
Isabel Viana Diana Pereira Eva Fernandes
Instituto de Educação Universidade do Minho Campus de Gualtar 4710-057 Braga Portugal
sec@ie.uminho.pt
terça-feira, 28/10/2025
1.º FÓRUM DE ESTUDOS CURRICULARES
Instituto de Educação - Universidade do Minho, Campus de Gualtar, Braga - Portugal
O 1.º Fórum de Estudos Curriculares, tem lugar no próximo dia 28 de outubro de 2025, no Auditório Multimédia do Instituto de Educação da Universidade do Minho, em Braga, Portugal.
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quinta-feira, 16/10/2025
Instituto de Educação - Universidade do Minho, Campus de Gualtar, Braga - Portugal
A primeira conferência do Ciclo de Conferências em Sociologia da Infância - Diálogos intergeracionais será no dia 16 de outubro, pelas 17h. A Conferencista será a Professora Irene Rizzini, professora do Departamento de Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Graduação e Pós-Graduação) e diretora do Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância (CIESPI) em convénio com a PUC-Rio.
Instituto de Educação Universidade do Minho Campus de Gualtar 4715 - 057 Braga - Portugal
quinta-feira, 16/10/2025
Ciclo de Conferências em Sociologia da Infância - Diálogos intergeracionais 2025
Instituto de Educação - Universidade do Minho, Campus de Gualtar, Braga - Portugal
A primeira conferência do Ciclo de Conferências em Sociologia da Infância - Diálogos intergeracionais será no dia 16 de outubro, pelas 17h. A Conferencista será a Professora Irene Rizzini, professora do Departamento de Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Graduação e Pós-Graduação) e diretora do Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância (CIESPI) em convénio com a PUC-Rio.
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09/09/2025 - 30/10/2025
Instituto de Educação da Universidade do Minho
O Acolhimento aos novos estudantes da licenciatura em Educação e Licenciatura em Educação Básica do Instituto de Educação decorre no dia 11 de setembro 2025 às 10h00 (quinta-feira) no Auditório do Centro Multimédia. Entretanto do dia 9 e 10 de setembro pelas 13h00 no largo do Prometeu junto ao CPII, tem lugar o Check-in GPS. O programa geral com as diversas atividades promovidas decorre em articulação com a Reitoria, AAUM e Embaixadores. Matrículas e inscrições: Sou UMinho: https://sou.uminho.pt/pt/Não te esqueças de consultar o teu horário! Guia de Acolhimento IE2025
O Núcleo de Estudantes de Educação (NEDUM) e o Núcleo de Estudantes de Educação Básica (NEEBUM), estarão durante a primeira semana, disponíveis para contacto com os novos estudantes para divulgar o programa de acolhimento, em articulação com os Embaixadores da Reitoria e a AAUM (Associação Académica da Universidade do Minho).
Na tarde do dia 15 de setembro, entre as 14h30 e as 15h30, está prevista uma sessão organizada pela Unidade de Apoio às Actividades de Ensino, designada "Recursos e plataformas de apoio à aprendizagem da UMinho" Modalidade Online: https://eu.bbcollab.com/guest/56e1dcc5691944db95d9552e4274f59e
Conselho Pedagógico Tel: +351 253 601287 e-mail: cpedagogico@ie.uminho.pt
Licenciaturas Tel: +351 253 601286 e-mail: licenciaturas@ie.uminho.pt
09/09/2025 - 30/10/2025
Acolhimento aos novos Estudantes do Instituto de Educação – 2025 - 1.º ciclo
Instituto de Educação da Universidade do Minho
O Acolhimento aos novos estudantes da licenciatura em Educação e Licenciatura em Educação Básica do Instituto de Educação decorre no dia 11 de setembro 2025 às 10h00 (quinta-feira) no Auditório do Centro Multimédia. Entretanto do dia 9 e 10 de setembro pelas 13h00 no largo do Prometeu junto ao CPII, tem lugar o Check-in GPS. O programa geral com as diversas atividades promovidas decorre em articulação com a Reitoria, AAUM e Embaixadores. Matrículas e inscrições: Sou UMinho: https://sou.uminho.pt/pt/Não te esqueças de consultar o teu horário! Guia de Acolhimento IE2025
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03/09/2025 - 08/09/2025
Instituto de Educação da Universidade do Minho
A 2 .ª fase de candidaturas aos Cursos de Mestrado em Educação do Instituto de Educação da UMinho decorre de 3 a 8 de setembro de 2025. Áreas de Especialização 2025 - 2026 - 2.ªfase:> Educação de Adultos e Intervenção Comunitária > Mediação Educacional
Mais informação: https://bit.ly/47nXVr1
PROCEDIMENTO de CANDIDATURA e documentação
Áreas de Especialização 2025 - 2026 - 2.ªfase: > Educação de Adultos e Intervenção Comunitária > Mediação Educacional
2.ª Fase de Candidaturas - 3 a 8 de setembro 2025
Todas as candidaturas a este Mestrado serão realizadas on-line através do >>>> Portal Académico, devendo os candidatos anexar ao processo de candidatura a documentação abaixo indicada: 1) Cópia do certificado de habilitações, com discriminação das disciplinas realizadas e respetiva classificação final; 2) Curriculum Vitae detalhado; 3) Documento comprovativo da situação profissional, quando aplicável; 4) Outros documentos que os candidatos considerem relevantes para apreciação da sua candidatura; • É devida uma taxa de candidatura, no valor de 43 euros, por curso, não reembolsável, a qual poderá ser paga por multibanco ou cartão de crédito, usando os dados disponibilizados para o efeito no portal académico de candidaturas. • Caso pretenda candidatar-se a mais do que um curso, o candidato deverá efetuar o mesmo procedimento para cada curso isoladamente. • Cada candidato é responsável pela documentação que envia. A apresentação de processos de candidatura incompletos ou com informações falsas, designadamente no que se refere a elementos essenciais que permitam a sua correta apreciação e a aplicação dos respetivos procedimentos de seleção e seriação, implicará rejeição liminar da mesma. • Os candidatos deverão apresentar os originais dos documentos fornecidos, quando solicitado. INFORMAÇÕES (SECRETARIADO - Conselho Pedagógico)
Mestrado em Educação Dra. Maria José Carneiro Tel. +351 253 601 392 e-mail: sec-me-pf@ie.uminho.pt
03/09/2025 - 08/09/2025
CANDIDATURAS - Mestrado em EDUCAÇÃO - FASE 2 | 2025-2026
Instituto de Educação da Universidade do Minho
A 2 .ª fase de candidaturas aos Cursos de Mestrado em Educação do Instituto de Educação da UMinho decorre de 3 a 8 de setembro de 2025. Áreas de Especialização 2025 - 2026 - 2.ªfase:> Educação de Adultos e Intervenção Comunitária > Mediação Educacional
Mais informação: https://bit.ly/47nXVr1
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16/07/2025 - 18/07/2025
Instituto de Educação da Universidade do Minho
A xviii edição do Curso de Verão 2025, decorre nos dias 16, 17 e 18 de julho, sob o tema "Participar é coisa de criança? – Práticas profissionais em contextos educativos, sociais e jurídicos".
O Departamento de Ciências Sociais da Educação
promove o XVIII Curso de Verão, intitulado Participar é coisa de criança? –
Práticas profissionais em contextos educativos, sociais e jurídicos.
A
equipa docente é constituída por Natália Fernandes [coordenação científica],
Manuel Sarmento, Teresa Sarmento, Catarina Tomás, Gabriela Trevisan, Marta
Martinez, Luciana Souza, Danielle Berbel, Roccio Gomez. Judite Pregueiro e
Wilma Silvestre,. A
participação das crianças tem vindo a ser apresentada, de uma forma
sistemática, após a promulgação da Convenção sobre os Direitos da Criança
(1989), como um pressuposto de ação fundamental em todos os contextos de vida
das crianças. Continua, no entanto, com desafios significativos, a concretização
de práticas que assegurem este pressuposto. Como tal, consideramos que, desde
logo, uma compreensão clara do conceito de participação infantil e da sua
relevância em diversos contextos é fundamental, para que os profissionais
possam reconhecer o valor da voz e das perspetivas das crianças, em processos
educativos e de proteção. Esta base conceptual sólida é essencial para a
implementação de práticas que defendam e implementem a participação infantil
como um direito e como um motor de mudança social.
Este
Curso de Verão pretende assegurar essa reflexão, bem como ainda, partilhar e
desenvolver com os participantes ferramentas que lhes permitam assumirem-se
como agentes de mudança capazes de criar ambientes mais democráticos e
participativos, práticas profissionais onde as vozes das crianças são ouvidas e
valorizadas, com um impacto real e significativo no modo como fazem o seu
percurso de cidadãos ativos impactando positivamente as suas vidas e as das
comunidades em que estão inseridas.
Objetivos do Curso
·
Compreender o conceito de participação infantil e a sua importância em
diferentes contextos.
·
Analisar o papel da participação infantil nos âmbitos educativo, social e
jurídico.
·
Conhecer os marcos legais e as políticas públicas que asseguram o direito à
participação infantil. ·
Refletir sobre as práticas profissionais que promovem ou dificultam a
participação infantil.
·
Capacitar os participantes para desenvolverem ações e projetos que garantam a
participação infantil nos respetivos contextos de atuação.
Programa CursoVerao2025
Instituto de Educação Universidade do Minho Campus de Gualtar 4710-057 Braga Portugal
sec-ie@ie.uminho.pt
16/07/2025 - 18/07/2025
XVIII Curso de Verão 2025
Instituto de Educação da Universidade do Minho
A xviii edição do Curso de Verão 2025, decorre nos dias 16, 17 e 18 de julho, sob o tema "Participar é coisa de criança? – Práticas profissionais em contextos educativos, sociais e jurídicos".
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