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Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Sociologia da Educação e Política Educativa Voltar

segunda-feira, 30/09/2024    Instituto de Educação, Universidade do Minho
Realizam-se no dia 30 de setembro de 2024 (segunda-feira), pelas 14h, as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Sociologia da Educação e Política Educativa, requeridas pela Mestre Maria Benildes Uchôa de Araújo.

Título da tese:
"PROGRAMA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO INFANTIL (Padin): perspectivas e desafios para uma política de inclusão na educação infantil na zona rural do Estado do Ceará/Brasil".
Composição do júri:

Presidente:

Doutora Laurinda Sousa Ferreira Leite, Professora Catedrática do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Vogais:
Doutor Fernando Ilídio Silva Ferreira, Professor Associado do Departamento de Ciências Sociais da Educação do Instituto de Educação da Universidade do Minho;

Doutor Manuel António Ferreira da Silva, Professor Auxiliar do Departamento de Ciências Sociais da Educação do instituto de educação da Universidade do Minho;

Doutora Maria Emília Pinto Vilarinho Rodrigues Barros Zão, Professora Auxiliar do Departamento de Ciências Sociais da Educação do Instituto de Educação da Universidade do Minho (orientadora);

Doutora Sandra Marlene Mendes Barra, Professor Convidado equiparado a Prof. Auxiliar do Departamento de Ciências Sociais da Educação do Instituto de Educação da Universidade do Minho;

Doutora Maria João Cardona Correia Antunes, Professora Coordenadora com agregação do Departamento de Educação e Currículo da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém;

Doutora Lenira Haddad, Professora Titular Aposentada da Universidade Federal de Alagoas.

Resumo:
A visitação domiciliar é uma metodologia bastante difundida e com resultados positivos, especialmente, nas políticas de atenção básica da saúde e da assistência social. Na educação, essa metodologia foi introduzida sob a influência de organismos multilaterais, nos países subdesenvolvidos, amparados por estudos científicos que defendem a promoção do desenvolvimento infantil como um potente investimento de combate à pobreza e a melhoria do desempenho acadêmico das crianças. Militantes da educação infantil manifestam forte resistência na adoção desses programas alegando de ser um caminho para a desresponsabilização e precarização da oferta da educação infantil, por parte dos governos. Buscando compreender como essa metodologia pode apontar elementos que colaborem para a diminuição do impacto da ausência de creche na zona rural, esse estudo se propõe a investigar a implementação e execução do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Infantil (Padin), buscando compreender, por meio do estudo de caso, quais movimentos, benefícios e desafios o programa trouxe para as famílias atendidas, comunidade e para a gestão municipal. A investigação se propôs refletir sobre os interesses das organizações multilaterais em financiar programas com esse desenho metodológico. O estudo sobre a histórica da Política de Educação Infantil no Brasil e os enormes desafios quando se trata da garantia do direito à educação as crianças que se encontram em situação de exclusão do sistema educacional. O resultado da pesquisa de campo realizada, alinhada ao estudo bibliográfico, apontou a necessidade e a possibilidade de integração do Padin à Política de Educação Infantil implementada no Ceará com forte capacidade de promover mais equidade e qualidade no atendimento às crianças não contempladas com as creches.


Palavras-Chave:
Criança, Educação, Exclusão, Integração
Contactos:

Doutoramento em Ciências da Educação
Tel: +351 253 60 12 87
e-mail: sec-dout-ce@ie.uminho.pt

Conselho Pedagógico
Tel: +351 253 601287
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