segunda-feira, 30/09/2024
Instituto de Educação, Universidade do Minho
Realizam-se
no dia 30 de setembro de 2024 (segunda-feira), pelas 14h,
as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Sociologia
da Educação e Política Educativa, requeridas pela Mestre Maria
Benildes Uchôa de Araújo.
Título da tese: "PROGRAMA DE APOIO AO
DESENVOLVIMENTO INFANTIL (Padin): perspectivas e desafios para uma política de
inclusão na educação infantil na zona rural do Estado do Ceará/Brasil".
Composição do júri:
Presidente:
Doutora Laurinda Sousa Ferreira Leite, Professora Catedrática do
Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do
Instituto de Educação da Universidade do Minho.
Vogais:
Doutor
Fernando Ilídio Silva Ferreira, Professor Associado do Departamento de Ciências
Sociais da Educação do Instituto de Educação da Universidade do Minho;
Doutor Manuel António Ferreira da Silva, Professor Auxiliar do Departamento
de Ciências Sociais da Educação do instituto de educação da Universidade do
Minho;
Doutora Maria Emília Pinto Vilarinho Rodrigues Barros Zão, Professora
Auxiliar do Departamento de Ciências Sociais da Educação do Instituto de
Educação da Universidade do Minho (orientadora);
Doutora Sandra Marlene Mendes Barra, Professor Convidado equiparado a Prof.
Auxiliar do Departamento de Ciências Sociais da Educação do Instituto de
Educação da Universidade do Minho;
Doutora Maria João Cardona Correia Antunes, Professora Coordenadora com
agregação do Departamento de Educação e Currículo da Escola Superior de
Educação do Instituto Politécnico de Santarém;
Doutora Lenira Haddad, Professora Titular Aposentada da Universidade
Federal de Alagoas.
Resumo:
A visitação domiciliar é uma metodologia bastante difundida
e com resultados positivos, especialmente, nas políticas de atenção básica da
saúde e da assistência social. Na educação, essa metodologia foi introduzida
sob a influência de organismos multilaterais, nos países subdesenvolvidos,
amparados por estudos científicos que defendem a promoção do desenvolvimento
infantil como um potente investimento de combate à pobreza e a melhoria do
desempenho acadêmico das crianças. Militantes da educação infantil manifestam
forte resistência na adoção desses programas alegando de ser um caminho para a
desresponsabilização e precarização da oferta da educação infantil, por parte
dos governos. Buscando compreender como essa metodologia pode apontar elementos
que colaborem para a diminuição do impacto da ausência de creche na zona rural,
esse estudo se propõe a investigar a implementação e execução do Programa de
Apoio ao Desenvolvimento Infantil (Padin), buscando compreender, por meio do
estudo de caso, quais movimentos, benefícios e desafios o programa trouxe para
as famílias atendidas, comunidade e para a gestão municipal. A investigação se
propôs refletir sobre os interesses das organizações multilaterais em financiar
programas com esse desenho metodológico. O estudo sobre a histórica da Política
de Educação Infantil no Brasil e os enormes desafios quando se trata da
garantia do direito à educação as crianças que se encontram em situação de
exclusão do sistema educacional. O resultado da pesquisa de campo realizada, alinhada
ao estudo bibliográfico, apontou a necessidade e a possibilidade de integração
do Padin à Política de Educação Infantil implementada no Ceará com forte
capacidade de promover mais equidade e qualidade no atendimento às crianças não
contempladas com as creches.
Palavras-Chave:
Criança, Educação, Exclusão, Integração
Contactos:
Doutoramento em Ciências da Educação
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