Apoio Secretariado
Celeste Ferreira
e-mail: sec-mee@ie.uminho.pt  | Tel. 253 60 12 80
e
Todas as candidaturas a Mestrado serão realizadas on-line através do >>>>>> Porta​l Académico

1.ª Fase de Candidatura a Mestrado
Prazo de candidatura 
23 de maio a 02 de junho de 2025
​Divulgação dos resultados (Portal Académico)
 até 16 de junho de 2025
​Prazos de Matrícula 
20 a 26 de junho de 2025


Propinas | 2024 - 2025
Estudante Nacional
​Estudante (Países da CPLP)
​Estudante (outros países)
​1.500,00 €
​​1.875,00 €
​4.500,00€



Este Mestrado de aprof​undamento/formação contínua integra a​s se​guintes áreas de especialização:

Necessidades Educativas Especiais do Domínio Cognitivo e Motor

Intervenção Precoce na Infância - não abre vagas no ano letivo 2025-2026 


Área de Especialização em:

Necessidades Educativas Especiais do Domínio Cognitivo e Motor 

Coordenadora: Doutora Ana Paula Loução Martins

Vagas: 20 | Regim​e/Horário: Normal / quinta (das 17h às 20h) sexta-feira (todo o dia) 

O Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Mestre em Educação Especial, Área de Especialização em Necessidades Educativas Especiais do Domínio Cognitivo e Motor, tem por objetivo primordial formar profissionais da área de educação especial, nomeadamente, professores e educadores para o grupo de recrutamento de professores de educação especial domínio cognitivo e motor, bem como psicólogos, terapeutas, psicomotricistas ou outros profissionais de áreas afins, que, por um lado, tenham terminado o 1º ou 2º ciclo de estudos e queiram dar seguimento à sua formação e, por outro, pretendam exercer atividades profissionais no contexto da educação especial e desejem aprofundar e adquirir competências específicas para introduzirem nos seus contextos profissionais inovação e práticas cientificamente válidas. O curso está organizado em oito unidades curriculares, cujos conteúdos se centram na caraterização do sistema inclusivo em termos de filosofia, dos serviços especializados de identificação, planificação, programação e intervenção educativa, familiar e de transição, do trabalho em colaboração e da legislação Portuguesa. Nesse sentido, os estudantes são preparados para o desenvolvimento de competências relevantes para o desenvolvimento de uma educação especial apropriada e de qualidade, nomeadamente junto de crianças com necessidades educativas especiais do domínio cognitivo e motor (deficiência intelectual, deficiência motora e dificuldades de aprendizagem específicas) e suas famílias, bem como para o trabalho em equipa no contexto da filosofia da inclusão, aspetos que na sua globalidade refletem os objetivos do curso. A conclusão do primeiro ano confere o direito a um Diploma de Especialização em Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor. A aprovação na totalidade do Mestrado confere o grau de Mestre em Educação Especial. Anualmente é requerida a acreditação no âmbito da formação especializada ao Conselho Científico Pedagógico Formação Contínua no domínio de Educação Especial-A71 Domínio Cognitivo –Motor.


Curso

2025/2026

Geral


Grau Académico:
  • Mestre
ECTS:
120
Duração:
4 semestres letivos
Regime:
Diurno
Local:
Campus de Gualtar, Braga (UM)
Área científica predominante:
  • Educação Especial

Contactos


    Instituto de Educação
    Campus de Gualtar
    4710-057 Braga

    Tel: +351 253604240 Fax: +351 253604659
    E-Mail: cpedagogico@ie.uminho.pt
    URL: http://www.ie.uminho.pt

Descrição


O curso de mestrado em Educação Especial (EE) tem como foco principal a atualização e o aprofundamento de conhecimentos e competências em Educação Especial, bem como o desenvolvimento de práticas recomendadas e baseadas na evidencia, resultantes da investigação realizada neste domínio. Este curso alicerça-se numa perspetiva interdisciplinar, visível na composição dos seus estudantes e docentes que advém de diferentes áreas disciplinares: ciências da educação, psicologia, sociologia da infância, saúde e ação social.
A estrutura curricular do Mestrado em EE está organizada em duas áreas de especialização: Necessidades Educativas Especiais no Domínio Cognitivo-Motor e Intervenção Precoce e integra duas áreas cientificas: Ciências da Educação e Educação Especial.
O curso decorre em 4 semestres curriculares (2 anos) que perfazem um total de 120 créditos. Os dois primeiros semestres incluem 8 unidades curriculares (UC) com 60 créditos que atribuem o grau de especialização em Educação Especial. Os restantes 60 créditos estão distribuídos pelo 3º e 4º semestre nas UC: Seminário de Apoio à Dissertação e Desenvolvimento do Projeto de Dissertação. A frequência do 1º ano curricular confere o grau de especialização em Educação Especial.
Neste curso são valorizadas várias metodologias e técnicas de ensino, designadamente, Ensino direto (expositivo), trabalho de pequeno grupo e de pares, tutorias, trabalho independente e trabalho de campo orientado.
As metodologias de ensino-aprendizagem trabalho procuram aproximar o aluno de contextos reais de intervenção/apoio e de investigação, nomeadamente através do desenvolvimento da componente de formação orientada para o projeto, que se concretiza na UC Estudo de Caso, e através da elaboração e concretização de projetos de investigação em temáticas internacionalmente reconhecidas como alicerçantes da qualidade das práticas de apoio a crianças e jovens com necessidades especiais e suas famílias.

Quem completar com sucesso um dos planos de estudos do curso poderá requerer um Diploma e uma Carta de Curso. Consoante a Área de Especialização frequentada, o grau atribuído e registado nos referidos documentos terá uma das seguintes designações:
- Mestre em Educação Especial, Área de Especialização em Necessidades Educativas Especiais do Domínio Cognitivo e Motor
- Mestre em Educação Especial, Área de Especialização em Intervenção Precoce

Resultados de aprendizagem


1. Proporcionar a atualização e o aprofundamento de conhecimentos e competências em Educação Especial;
2. Preparar os mestrandos para intervirem, em termos académicos, socioemocionais e comportamentais, na construção de programações educativas eficazes destinadas a prevenir, minimizar ou suprimir os obstáculos à aprendizagem e à participação ativa na escola, na família e na comunidade;
3. Munir os mestrandos de métodos, técnicas específicas e de materiais especializados que permitam o desenvolvimento de competências académicas, socioemocionais e comportamentais dos alunos com necessidades educativas especiais, de modo a maximizar o seu sucesso em contextos escolares, familiares e comunitários;
4. Contribuir para a melhoria das competências de comunicação, trabalho de equipa, e adaptação a novas tecnologias, no quadro de uma aprendizagem ao longo da vida;
5. Promover a realização de investigação neste domínio.

Acesso a estudos superiores


Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos do ciclo seguinte (Doutoramento).

Saídas profissionais


Este curso confere uma habilitação especializada em conformidade com as recentes políticas Portuguesas de Educação Especial/Intervenção Precoce definidas no Decreto-Lei n.° 54/2018, de 18 de Julho e no Decreto-lei 281/2009 de 6 de outubro.

O Curso cumpre igualmente as exigências de formação e recrutamento de educadores e professores especializados em Educação Especial criadas pela deliberação da Secção de Formação Especializada do Conselho Científico Pedagógico da Formação contínua, sobre a acreditação de cursos na Área de Educação Especial.

Acesso


20

Vagas

15

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura em:
https://alunos.uminho.pt/PT/candidatos/Mestrados/Paginas/default.aspx

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento Académico da Universidade do Minho e outros documentos oficiais.

A linguagem do curso é o Português.

Pré-requisitos formais


São admitidos à candidatura à matrícula no Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Mestre em Educação Especial:
- titulares de licenciatura, ou habilitação equivalente, em educação, em ensino, em psicologia, em educação especial e reabilitação, técnicos de serviço social, terapia da fala, terapia ocupacional, fisioterapia, enfermagem ou em áreas afins;
- candidatos, nacionais ou estrangeiros, detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido pelo Conselho Científico do IE como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.

Informação Adiccional


Plano de Estudos


Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
28-10-2021
Número de Registo:
R/A-Ef 2491/2011/AL02
Data de Registo:
17-01-2022
Validade:
31-07-2027