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1.ª Fase de Candidatura a Mestrado
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Prazo de candidatura
| 23 de maio a 02 de junho de 2025
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Divulgação dos resultados (Portal Académico)
| até 16 de junho de 2025
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Prazos de Matrícula
| 20 a 26 de junho de 2025
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Estudante Nacional
| Estudante (Países da CPLP)
| Estudante (outros países)
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1.500,00 €
| 1.875,00 €
| 4.500,00€
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Este Mestrado de aprofundamento/formação contínua integra as seguintes áreas de especialização:
Necessidades Educativas Especiais do Domínio Cognitivo e Motor
Intervenção Precoce na Infância - não abre vagas no ano letivo 2025-2026
Área de Especialização em:
Necessidades Educativas Especiais do Domínio Cognitivo e Motor
Coordenadora: Doutora Ana Paula Loução Martins
Vagas: 20 | Regime/Horário: Normal / quinta (das 17h às 20h) sexta-feira
(todo o dia)
O Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Mestre em Educação Especial, Área de Especialização em Necessidades Educativas Especiais do Domínio Cognitivo e Motor, tem por objetivo primordial formar profissionais da área de educação especial, nomeadamente, professores e educadores para o grupo de recrutamento de professores de educação especial domínio cognitivo e motor, bem como psicólogos, terapeutas, psicomotricistas ou outros profissionais de áreas afins, que, por um lado, tenham terminado o 1º ou 2º ciclo de estudos e queiram dar seguimento à sua formação e, por outro, pretendam exercer atividades profissionais no contexto da educação especial e desejem aprofundar e adquirir competências específicas para introduzirem nos seus contextos profissionais inovação e práticas cientificamente válidas. O curso está organizado em oito unidades curriculares, cujos conteúdos se centram na caraterização do sistema inclusivo em termos de filosofia, dos serviços especializados de identificação, planificação, programação e intervenção educativa, familiar e de transição, do trabalho em colaboração e da legislação Portuguesa. Nesse sentido, os estudantes são preparados para o desenvolvimento de competências relevantes para o desenvolvimento de uma educação especial apropriada e de qualidade, nomeadamente junto de crianças com necessidades educativas especiais do domínio cognitivo e motor (deficiência intelectual, deficiência motora e dificuldades de aprendizagem específicas) e suas famílias, bem como para o trabalho em equipa no contexto da filosofia da inclusão, aspetos que na sua globalidade refletem os objetivos do curso. A conclusão do primeiro ano confere o direito a um Diploma de Especialização em Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor. A aprovação na totalidade do Mestrado confere o grau de Mestre em Educação Especial. Anualmente é requerida a acreditação no âmbito da formação especializada ao Conselho Científico Pedagógico Formação Contínua no domínio de Educação Especial-A71 Domínio Cognitivo –Motor.
Curso
2025/2026
Duração:
4 semestres letivos
Local:
Campus de Gualtar, Braga (UM)
Área científica predominante:
Contactos
Instituto de Educação
Campus de Gualtar
4710-057 Braga
Tel:
+351 253604240
Fax:
+351 253604659
E-Mail:
cpedagogico@ie.uminho.pt
URL:
http://www.ie.uminho.pt
Descrição
O curso de mestrado em Educação Especial (EE) tem como foco principal a atualização e o aprofundamento de conhecimentos e competências em Educação Especial, bem como o desenvolvimento de práticas recomendadas e baseadas na evidencia, resultantes da investigação realizada neste domínio. Este curso alicerça-se numa perspetiva interdisciplinar, visível na composição dos seus estudantes e docentes que advém de diferentes áreas disciplinares: ciências da educação, psicologia, sociologia da infância, saúde e ação social.
A estrutura curricular do Mestrado em EE está organizada em duas áreas de especialização: Necessidades Educativas Especiais no Domínio Cognitivo-Motor e Intervenção Precoce e integra duas áreas cientificas: Ciências da Educação e Educação Especial.
O curso decorre em 4 semestres curriculares (2 anos) que perfazem um total de 120 créditos. Os dois primeiros semestres incluem 8 unidades curriculares (UC) com 60 créditos que atribuem o grau de especialização em Educação Especial. Os restantes 60 créditos estão distribuídos pelo 3º e 4º semestre nas UC: Seminário de Apoio à Dissertação e Desenvolvimento do Projeto de Dissertação. A frequência do 1º ano curricular confere o grau de especialização em Educação Especial.
Neste curso são valorizadas várias metodologias e técnicas de ensino, designadamente, Ensino direto (expositivo), trabalho de pequeno grupo e de pares, tutorias, trabalho independente e trabalho de campo orientado.
As metodologias de ensino-aprendizagem trabalho procuram aproximar o aluno de contextos reais de intervenção/apoio e de investigação, nomeadamente através do desenvolvimento da componente de formação orientada para o projeto, que se concretiza na UC Estudo de Caso, e através da elaboração e concretização de projetos de investigação em temáticas internacionalmente reconhecidas como alicerçantes da qualidade das práticas de apoio a crianças e jovens com necessidades especiais e suas famílias.
Quem completar com sucesso um dos planos de estudos do curso poderá requerer um Diploma e uma Carta de Curso. Consoante a Área de Especialização frequentada, o grau atribuído e registado nos referidos documentos terá uma das seguintes designações:
- Mestre em Educação Especial, Área de Especialização em Necessidades Educativas Especiais do Domínio Cognitivo e Motor
- Mestre em Educação Especial, Área de Especialização em Intervenção Precoce
Resultados de aprendizagem
1. Proporcionar a atualização e o aprofundamento de conhecimentos e competências em Educação Especial;
2. Preparar os mestrandos para intervirem, em termos académicos, socioemocionais e comportamentais, na construção de programações educativas eficazes destinadas a prevenir, minimizar ou suprimir os obstáculos à aprendizagem e à participação ativa na escola, na família e na comunidade;
3. Munir os mestrandos de métodos, técnicas específicas e de materiais especializados que permitam o desenvolvimento de competências académicas, socioemocionais e comportamentais dos alunos com necessidades educativas especiais, de modo a maximizar o seu sucesso em contextos escolares, familiares e comunitários;
4. Contribuir para a melhoria das competências de comunicação, trabalho de equipa, e adaptação a novas tecnologias, no quadro de uma aprendizagem ao longo da vida;
5. Promover a realização de investigação neste domínio.
Acesso a estudos superiores
Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos do ciclo seguinte (Doutoramento).
Saídas profissionais
Este curso confere uma habilitação especializada em conformidade com as recentes políticas Portuguesas de Educação Especial/Intervenção Precoce definidas no Decreto-Lei n.° 54/2018, de 18 de Julho e no Decreto-lei 281/2009 de 6 de outubro.
O Curso cumpre igualmente as exigências de formação e recrutamento de educadores e professores especializados em Educação Especial criadas pela deliberação da Secção de Formação Especializada do Conselho Científico Pedagógico da Formação contínua, sobre a acreditação de cursos na Área de Educação Especial.
Nos cursos que incluem opções, anualmente, são indicadas as unidades curriculares opcionais a disponibilizar, bem como as respetivas condições de inscrição e número de vagas.
Regime
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Unidade Curricular
|
Área Cient.
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ECTS |
S1
|
Dificuldades Intelectuais e Motoras
|
EE
|
7,5
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S1
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Educação Inclusiva e Necessidades Especiais
|
EE
|
7,5
|
S1
|
Metodologia de Investigação em Educação
|
CEd
|
7,5
|
S1
|
Opção
|
|
7,5
|
|
Currículo e Diferenciação
|
CEd
|
7,5
|
|
Tecnologias de Informação e Comunicação
|
CEd
|
7,5
|
S2
|
Avaliação e Programação para Alunos com Necessidades Educativas Especiais
|
EE
|
7,5
|
S2
|
Dificuldades de Aprendizagem Específicas
|
EE
|
7,5
|
S2
|
Estágio em Necessidades Educativas Especiais
|
EE
|
7,5
|
S2
|
Perturbações da Comunicação
|
EE
|
7,5
|
A
|
Dissertação
|
EE
|
45
|
S1
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Seminário em Necessidades Educativas Especiais do Domínio Cognitivo e Motor
|
EE
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15
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Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
28-10-2021
Número de Registo:
R/A-Ef 2491/2011/AL02
Data de Registo:
17-01-2022