Apoio Secretariado
Dra. Maria José Carneiro | Tel. +351 253 60 13 92
e-mail: sec-me-pf@ie.uminho.pt

Para fazer a candidatura on-line - clicar aqui  >>>Porta​l Académico


1.ª Fase de Candidaturas 2025-2026 - PRAZOS​
Prazo de candidatura 
4 a 15 de julho de 2025
​Divulgação dos resultados (Portal Académico)
até 29 de julho 2025
​Prazos de Matrícula 
4 a 11 de agosto 2025

Procedimento de candidatura e documentação
Todas as candidaturas ao Mestrado serão realizadas on-line no portal académico de candidaturas, no endereço: https://alunos.uminho.pt/PT/candidatos/Mestrados/  devendo os candidatos anexar ao processo de candidatura a seguinte documentação:
1) Cópia do certificado de habilitações, com discriminação das disciplinas realizadas e respetiva classificação final;
2) Curriculum Vitae detalhado;
3) Documento comprovativo da situação profissional, quando aplicável;
4) Outros documentos que os candidatos considerem relevantes para apreciação da sua candidatura.
•É devida uma taxa de candidatura, no valor de 43 euros, nã​o reembolsável, a qual poderá ser paga por multibanco ou cartão de crédito, usando os dados disponibilizados para o efeito no portal académico de candidaturas.
•Caso pretenda candidatar-se a mais do que uma área de especialização, o candidato deverá efetuar o mesmo procedimento para cada curso isoladamente. 
•Cada candidato é responsável pela documentação que envia. A apresentação de processos de candidatura incompletos ou com informações falsas, designadamente no que se refere a elementos essenciais que permitam a sua correta apreciação e a aplicação dos respetivos procedimentos de seleção e seriação, implicará rejeição liminar da mesma.

A propina (taxa de frequência) é fixada anualmente e pode ser parcelada em 10 prestações. O pagamento anual é de 1.375 euros (para estudantes do contingente nacional), 1.875 euros (para estudantes do contingente internacional de países da CPLP) ou 4.500 euros (para estudantes do contingente internacional de outros países não CPLP).

Este Mestrado de natureza profissionalizante integra as seguintes áreas de especialização no ano letivo 2025-2026:
Educação de Adultos e Intervenção Comunitária 
Coordenador: Doutor José António Martin Moreno Afonso
Vagas: 30​
Regime/Horário: Misto (segunda, terça,quarta após as 17h00)​

Formação, Trabalho e Recursos Humanos 
Coordenadora:  Doutora Maria José Manso Casa Nova 
Vaga​s: Diurno - 30 
Horário Diurno: segunda e terça de tarde até às 20h.   

Mediação Educacional 
Coordenadora: Doutora Ana Maria Silva
Vagas: 20 | Regime/Horário: M​isto - segunda, terça e quarta (a partir das 17h00)


O Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Mestre em Educação - Área de Especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária 
Este Mestrado tem como objetivos: desenvolver competências de identificação, reconhecimento, validação e certificação de aprendizagens não formais e informais de educação/formação ao longo da vida; fornecer um quadro teórico-conceptual operacionalizado ao nível dos princípios, dos modelos e das manifestações temporais da educação de adultos e intervenção comunitária; proporcionar o conhecimento de um conjunto de métodos, técnicas e estratégias aplicáveis no campo da educação de adultos e intervenção comunitária; possibilitar uma adaptação operatória às exigências de mediação e avaliação em contextos profissionais de educação de adultos e intervenção comunitária; dinamizar processos de aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em situações concretas de educação de adultos, animação e intervenção comunitária; e desenvolver competências de investigação no âmbito da educação de adultos e intervenção comunitária.

O Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Mestre em Educação - Área de Especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos 
Este Mestrado tem como objetivos: desenvolver competências de análise crítica de instituições educativas, organizações, contextos não formais, departamentos de formação e de gestão de recursos humanos, entre outros, com incidência particular nas políticas e práticas de formação, no trabalho e na gestão de recursos humanos; fornecer modelos conceptuais e metodológicos alternativos que contribuam para a atribuição de outros sentidos às experiências formativas, laborais e de gestão e para a construção de projetos originais e teoricamente consolidados; desenvolver competências de direção de programas e projetos assim como de depa​rtamentos de educação e formação e de gestão de recursos humanos e, ainda, competências de identificação, reconhecimento, validação e certificação de aprendizagens não formais e informais de formação ao longo da vida; e desenvolver competências investigativas no domínio da formação, do trabalho e da gestão de recursos humanos.

O Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Mestre em Educação - Área de Especialização em Mediação Educacional
Este Mestrado tem como objetivos: desen​volver competências para o exercício profissional em mediação educacional em diversos contextos socioeducativos, públicos ou privados; proporcionar um conhecimento fundamentado sobre teorias e práticas de mediação educacional; oferecer recursos teóricos e metodológicos e técnicas específicas de mediação educacional e supervisão da formação e da mediação; desenvolver metodologias de investigação em educação ajustadas ao estudo e à intervenção em processos de mediação educacional; desenvolver capacidades de conceção, gestão e supervisão de projetos e programas de mediação educacional.

Propinas | 2024 - 2025
Estudante Nacional
​Estudante (Países da CPLP)
​Estudante (outros países)
​1375,00 €
​​1875,00 €
​4500,00€


PLANO DE ESTUDOS
DE NATUREZA PROFISSIONAL

Mestrado em Educação

2025/2026

Geral


Grau Académico:
  • Mestre
ECTS:
120
Duração:
4 semestres letivos
Regime:
Misto
Local:
Campus de Gualtar, Braga (UM)
Área científica predominante:
  • Educação

Contactos


    Instituto de Educação
    Campus de Gualtar
    4710-057 Braga

    Tel: +351 253604240 Fax: +351 253604659
    E-Mail: cpedagogico@ie.uminho.pt
    URL: http://www.ie.uminho.pt

Descrição


O curso de Mestrado em Educação destina-se a candidatos que possuam Licenciatura em Educação, Ciências da Educação e Licenciaturas na área das Ciências Sociais e Humanas e outras áreas afins que pretendam desenvolver e/ou aprofundar conhecimentos e capacidades para uma ação educativa qualificada no âmbito da intervenção socioeducativa e comunitária, da formação e da mediação com população jovem, adulta e idosa.

Objetivos gerais do curso:
- Formar profissionais capazes de investigar, compreender e refletir criticamente acerca das necessidades, orientações teóricas e praxeológicas concernentes aos fenómenos educativos entendidos numa perspetiva de educação ao longo da vida.
- Habilitar profissionais capazes de diagnosticar, identificar, conceber, implementar, gerir e avaliar Programas e Projetos Educativos, de Formação e Mediação em contextos organizacionais e comunitários potenciadores de emancipação e (trans)formação de condições e qualidade de vida.
- Capacitar para a conceção de propostas educativas e ou de carreira/projetos de vida com base na identificação, reconhecimento, validação e certificação de conhecimentos e aprendizagens não formais e informais.
- Promover o desenvolvimento de investigação avançada e intervenção qualificada no âmbito da educação.
- Proporcionar conhecimentos para a reflexão das implicações éticas e sociais dos processos de investigação e intervenção educativa.

Resultados de aprendizagem


1. Compreender as problemáticas fundamentais subjacentes à área de especialização e capacidade de refletir criticamente sobre as orientações políticas, teóricas e praxeológicas vigentes.
2. Diagnosticar e identificar necessidades de intervenção educativa no âmbito da área de especialização em diferentes contextos organizacionais e comunitários.
3. Conceber, implementar, gerir e avaliar, programas e projetos no âmbito da área de especialização.
4. Operacionalizar conhecimentos científicos, metodológicos e técnicos para intervir e responder a necessidades e exigências educativas emergentes, promotores de participação, emancipação e (trans)formação individual/coletiva com vista à melhoria das condições de vida das populações.
5. Conceber propostas educativas ou de carreira/projetos de vida com base na identificação, reconhecimento, validação e certificação de conhecimentos e aprendizagens não formais e informais.
6. Investigar temáticas, processos e práticas, bem como proceder a intervenções qualificadas na área de especialização.
7. Refletir acerca das implicações éticas e sociais dos processos de investigação e intervenção educativa.

Acesso a estudos superiores


Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos de Doutoramento, nomeadamente nas áreas de Educação/Ciências da Educação, Ciências Sociais e Humanas, entre outras.

Saídas profissionais


O Mestrado em Educação promove a formação de profissionais habilitados a desempenhar funções técnicas educativas especializadas no âmbito da intervenção socioeducativa e comunitária, da gestão da formação de recursos humanos e da mediação com população jovem, adulta e idosa em diferentes entidades: Centros e Empresas de Formação; Empresas; Autarquias; Centros Distritais de Segurança Social; Gabinetes de Mediação; Bibliotecas; Casas da Cultura; Hospitais; Unidades de Cuidados Continuados e Unidades de Saúde Familiar; Lares de Infância e Juventude; Centros de Atendimento a Crianças e Jovens com NEE; Estabelecimentos Prisionais; Instituições de Apoio à População Jovem, Adulta e Idosa; Escolas; Bairros Sociais; Centros Cívicos e Comunitários; ONG; CPCJ; ERPI; IPSS; etc.

Acesso


80

Vagas

45

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura em:
https://alunos.uminho.pt/PT/candidatos/Mestrados/Paginas/default.aspx

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento Académico da Universidade do Minho e outros documentos oficiais.

A linguagem do curso é o Português.

Pré-requisitos formais


- Licenciatura na área de Educação/Ciências da Educação, Licenciaturas na área das Ciências Sociais e Humanas, outras Licenciaturas ou cursos afins;
- Grau académico superior estrangeiro, conferido na sequência de um 1º Ciclo de Estudos em Educação/ Ciências da Educação, em Ciências Sociais e Humanas ou áreas afins;
- Grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado em Educação, Ciências da Educação ou na área das Ciências Sociais e Humanas ou áreas afins, pelo Conselho Científico do IE; e
- Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização do Ciclo de Estudos pelo mesmo Conselho Científico.
Os candidatos que reúnam pelo menos uma destas condições, são submetidos a seriação, com base no seu CV, tendo por critério de seriação a ficha de seleção de candidatos todos os anos aprovada em Conselho Científico.

Informação Adiccional


Plano de Estudos


Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
10-01-2022
Número de Registo:
R/A-Ef 2487/2011/AL02
Data de Registo:
16-05-2022
Validade:
31-07-2027