Nos dias 9 e 10 de novembro decorreu o XXI Encontro Nacional A Matemática nos Primeiros Anos, no Instituto de Educação da Universidade do Minho.Este encontro, organizado pela Associação de Professores de Matemática (APM) com a colaboração do Centro de Formação da APM e da Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI), é realizado uma vez por ano, tendo este ano, decorrido pela primeira vez em Braga, contando com a colaboração do Instituto de Educação da UMinho, em particular, com uma representante de cada um dos centros de investigação na comissão organizadora.
Mais de 130 participantes estiveram presentes, incluindo educadores de infância, professores dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico e Investigadores em Educação Matemática de todo o país.
Assumindo os primeiros anos como anos fulcrais na construção do edifício matemático pois é nestes anos que se inicia um processo de aprendizagem matemática em que cada etapa depende da anterior, pretendeu-se que este encontro fosse um espaço em que todos os participantes pudessem partilhar e refletir sobre a Matemática, enquanto temática nestes primeiros anos de escolaridade.
Nos dois dias do encontro, houve oportunidade para ouvir uma conferência plenária e conferências temáticas, conhecer projetos que estão a ser desenvolvidos e participar em sessões práticas sobre diversos temas.
Na sessão de abertura, a Presidente da Associação de Professores de Matemática, Lurdes Figueiral, falou com bastante entusiasmo perante uma assistência acabada de chegar de vários pontos do país e com grandes expectativas nos trabalhos que se iniciavam.
Os trabalhos iniciaram com o Painel Plenário intitulado “Recursos tecnológicos para o ensino da Matemática: Que desafios?" moderado por Rosa Antónia Tomás Ferreira da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Participaram neste painel Maribel Santos Miranda-Pinto, do Instituto Politécnico de Viseu que apresentou o projeto Media Lab: Tecnologias e Aprendizagem de Programação em Idade Pré-escolar, Ricardo Pinto da Universidade do Minho que falou do projeto Hypatiamat: Ferramentas digitais para a promoção da competência matemática e ainda, Ana Oliveira da Associação Atractor que mostrou os projetos AtrMini e GeClaMini: Ferramentas do Atractor úteis no ensino da Matemática nos primeiros anos.
Na manhã do dia 10, tiveram lugar as conferências paralelas: “As representações gráficas das crianças na educação pré-escolar e a transição para o ensino básico na área da Matemática: uma experiência de supervisão colaborativa” proferida por Daniela Mascarenhas da Escola Superior de Educação do Porto e aluna de Pós-Doutoramento do Instituto de Educação da Universidade do Minho e “Formulação e resolução de problemas: duas faces da mesma moeda” por Pedro da Cruz Almeida, da Escola Superior de Educação de Lisboa.
Para finalizar os trabalhos, aconteceu a conferência plenária, proferida por Lurdes Serrazina da Escola Superior de Educação de Lisboa, intitulada “Do Pré-escolar ao 2.º ciclo do ensino básico: Como potenciar as aprendizagens da Matemática?”.
Para além das conferências e painel, decorreram ao longo dos dois dias, em paralelo, quinze Sessões Práticas e quatro Simpósios que acolheram quinze comunicações.
Foram dois dias intensos, produtivos, que cativaram os participantes até ao final, apesar das fortes chuvas desse final de semana, denotando o empenho de todos.