No dia 15 de fevereiro, às 16h00, o Instituto de Educação acolheu uma das Conferências Itinerantes da SPCE: Ciências da Educação, o que ainda precisamos saber?, proferida pelo Professor António Nóvoa, no Anfiteatro Multimédia do Instituto de Educação, com comentários da Doutoranda Rovênia Amorim Borges (Doutoranda em CE - IE UMinho) e moderação de Maria Fernanda Martins (IE UMinho).
A abertura da conferência esteve a cargo de Maria Alexandra Gomes (Vice-Presidente do IE – Uminho) e Isabel Menezes (SPCE – FPCE – UP).

Sinopse
Ciências da Educação – "O que ainda precisamos saber?"
O título explica bem o sentido da conferência. As ciências da educação têm uma longa história, desde a sua invenção na segunda metade do século XIX. Muito foi feito. Muito conhecimento foi produzido. Mas hoje, em pleno século XXI, quais são os temas e problemas que ainda precisamos de estudar, de compreender. Numa palavra, qual é o futuro presente das ciências da educação?

António Nóvoa é Reitor honorário da Universidade de Lisboa, instituição da qual foi Reitor entre 2006 e 2013. Atualmente, é Embaixador de Portugal junto da UNESCO, em Paris. É Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Genève e Doutor em História pela Universidade de Paris IV- Sorbonne. É investigador na área da história da educação, da educação comparada e das políticas educativas.

Rovênia Amorim Borges é jornalista, mestre em Educação pela Universidade de Brasília e doutoranda em Ciências da Educação pela Universidade do Minho. É funcionária de carreira do Ministério da Educação do Brasil desde 1994. Como pesquisadora do campo de políticas de educação internacional, tem publicado trabalhos com ênfase em desigualdades sociais na mobilidade de estudantes brasileiros. Em 2018 lançou o livro Do Brasil aos EUA: A Barreira do Inglês na Mobilidade de Estudantes.


A comissão Organizadora: SPCE | Carlos Pires | José Matias Alves
Maria Fernanda Martins | Maria Luísa Branco