Na decisão de abandono, como dizia antes, entram também variáveis do contexto. Quando as circunstâncias de vida dos estudantes não são as melhores, podemos antecipar o seu impacto negativo na sua aprendizagem, formação, sucesso e permanência ou abandono. Neste ano letivo, às exigências habituais com que os estudantes se confrontam, acrescem as dificuldades decorrentes da vivência mundial da pandemia COVID-19, apontando para um maior risco de insucesso e abandono académico. Foi interessante a Universidade do Minho ter aumentado a percentagem de aulas presenciais junto dos estudantes do 1º ano pois sabemos que a criação de laços com o curso, os professores e os colegas é decisiva para a sua permanência.
Neste sentido, a par do nosso projeto de investigação, encontro-me a colaborar na iniciativa de apoio aos estudantes do 1º ano do Instituto de Educação. Esta iniciativa tem como objetivo a promoção da persistência académica e decorre durante este 1º semestre. As sessões são presenciais e on-line para os 120 estudantes das Licenciaturas em Educação Básica e em Educação (regime laboral e pós-laboral). Os temas abordados versam o autocuidado, o bem-estar, a organização do tempo e das tarefas académicas e o desenvolvimento de métodos de estudo.