Poderá estar a tentar aceder a este site a partir de um browser protegido no servidor. Active os scripts e carregue novamente a página.
Ativar o modo mais acessível
Desativar o modo mais acessível
Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Desativar Animações
Ativar Animações
Instituto
Apresentação
Boas-Vindas
Missão
Órgãos do Instituto
Equipa da Presidência
Garantia Interna da Qualidade
Recursos Humanos
Docentes
Não Docentes
Investigadores
Serviços - Contactos
Biblioteca
Documentos Institucionais
Eleições
Centro de Competência TIC
Estudar
Licenciaturas
Mestrados
Doutoramentos
Curso de Formação Especializada
Aliança de Pós-Graduação
Secretariado - Apoio Pedagógico
Calendário Escolar
Calendário de Exames
Horários
Unidades Curriculares Isoladas
Núcleos de Estudantes
Vida nos Campi
Formatação de Teses
Teses e Dissertações
Reconhecimento de Graus e Diplomas Estrangeiros
Investigação
Centro de Investigação em Educação
Centro de Investigação em Estudos da Criança
Projetos
Sociedade
Gabinete de Interação com a Sociedade
Alumni IE
Internacionalização
Mobilidade Erasmus
Cursos não conferentes de Grau
Doutoramento Europeu e Doutoramento Cotutela
Media
Pesquisa
Notícias
Provas Académicas
Newsletter
Instituto
Apresentação
Boas-Vindas
Missão
Órgãos do Instituto
Equipa da Presidência
Garantia Interna da Qualidade
Recursos Humanos
 
Docentes
Não Docentes
Investigadores
Serviços - Contactos
Biblioteca
Documentos Institucionais
Eleições
Centro de Competência TIC
Departamentos
 
Ciências Sociais da Educação
Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa
Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão
Psicologia da Educação e Educação Especial
Teoria da Educação e Educação Artística e Física
Estudar
Licenciaturas
Mestrados
Doutoramentos
Curso de Formação Especializada
Aliança de Pós-Graduação
Secretariado - Apoio Pedagógico
Calendário Escolar
Calendário de Exames
Horários
Unidades Curriculares Isoladas
Núcleos de Estudantes
Vida nos Campi
Formatação de Teses
Teses e Dissertações
Reconhecimento de Graus e Diplomas Estrangeiros
Investigação
Centro de Investigação em Educação
Centro de Investigação em Estudos da Criança
Projetos
Sociedade
Gabinete de Interação com a Sociedade
Alumni IE
Internacionalização
Mobilidade Erasmus
Estágio Científico Avançado e Formação de Pós-Doutoramento
Doutoramento Europeu e Doutoramento Cotutela
Media
Pesquisa
Notícias
Provas Académicas
Newsletter
EN
PT
Conferência Nacional RISE - Roma Inclusive School Experiences
Voltar
terça-feira, 19/11/2019
Auditório Multimédia do Instituto de Educação - Universidade do Minho
Esta Conferência Nacional pretende dar conta dos resultados alcançados com o projeto RISE, na linha do desenvolvimento de algumas políticas educativas recentes, e da implementação da Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas.
Entrada gratuita sujeita a inscrição até 18 de novembro 2019
.
A instituição escolar, enquanto instituição aberta aos diferentes atores sociais que constituem as sociedades, é uma construção sociohistórica recente, tendo-se assistido a uma incorporação diferenciada e faseada no tempo das chamadas classes populares, das mulheres e das minorias na escola pública, com resultados também diferenciados no que diz respeito à frequência efetiva e aos níveis de aproveitamento escolar, com as crianças e jovens ciganos tradicionalmente a situar-se na base da hierarquia do sucesso.
Apesar do desenvolvimento de algumas políticas educativas recentes tendentes a contrariar este fenómeno (nomeadamente a implementação da Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas, que tem como um dos eixos estruturais a frequência escolar e o sucesso educativo) e da maior sensibilização e envolvimento dos diferentes atores educativos, comunitários e societais, aquela realidade, tendo sofrido alterações positivas, permanece ainda num grau que não é compatível com os Direitos Humanos fundamentais, nomeadamente o direito a uma educação escolar de qualidade e prolongada no tempo em termos da superação dos diferentes níveis educativos.
O
Projeto Internacional
Rise
–
Roma Inclusive School Experiences
, desenvolvido através do método de investigação-ação – um método inserido no paradigma sociocrítico que tem como pressuposto basilar transformar realidades sociais opressivas dos seres humanos, procurando empoderar os sujeitos – tem por objetivo primordial a reflexão sobre contextos e processos potenciadores de subalternidades estruturais, desenvolvendo práticas interculturais e dispositivos pedagógicos que pretendem fazer a articulação entre os saberes experienciais das pessoas que habitam os alunos e o currículo
mainstream
, construindo práticas pedagógicas promotoras do “bilinguismo cultural” e, consequentemente, do sucesso escolar.
Esta Conferência Nacional pretende dar conta deste processo e dos resultados alcançados, devolvendo-os à sociedade alargada numa reflexão conjunta que pretende ser também inspiradora de outras realidades, transformando impossibilidades subjetivas em possibilidades objetivas.
A construção de uma sociedade mais humanizada, onde a construção de direitos humanos fundamentais seja uma realidade, é uma responsabilidade e um bem de todos e para todos. A participação ativa, consciente e crítica torna-se fundamental para potenciar esta mudança. E como as realidades resultam de construções sociais pelas quais todos somos responsáveis, cabe a cada um/a de nós transformá-las no sentido da diminuição da opressão, da subalternidade e das hierarquias sociais.
Esta Conferência Nacional pretende ser um contributo nesse sentido.
PROGRAMA
Projeto Internacional RISE – ROMA INCLUSIVE SCHOOL EXPERIENCES
CONFERÊNCIA NACIONAL
19 DE NOVEMBRO DE 2019
Auditório Multimédia do Instituto de Educação,
Universidade do Minho, Braga
9:00
– Receção dos participantes
9:30
– Sessão de abertura:
Reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro;
Presidente do IE, Leandro Almeida;
Diretora do CIEd, Leonor Torres;
Diretor do Agrupamento de Escolas de Prado, José António Peixoto;
Coordenadora do projeto RISE, Maria José Casa-Nova;
Secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira
10:30
– Conferência de abertura, “Hacia la escolarización inclusiva del alumnado gitano: ¿Atención a la diversidad o política de choque?”,
Mariano Enguita, Universidade Complutense de Madrid
Moderadora: Leonor Torres, IE- UMinho
11:30
– Painel I – O projeto RISE: conceção, parcerias e monitorização – Maria José Casa-Nova e Maria Alfredo Moreira, IE – UMinho; Susana Fernandes e Natália Costa, Agrupamento de Escolas de Prado
Moderadora: Daniela Silva, IE- UMinho
12:30
– Debate
13:00
– Almoço
14:30
– Painel II – Experiências de formação e trabalho colaborativo – Daniela Silva, IE – UMinho; Paula Martins, Graça Fernandes e Rosalina Maia, Agrupamento de Escolas de Prado
Moderadora: Júlia Rodrigues, Projeto RISE
15:30
– Debate
16:00
– Coffee Break
16:30
– Painel III – A construção de dispositivos pedagógicos – Olívia Rodrigues, António Vasconcelos e Anabela Pereira, Agrupamento de Escolas de Prado
Moderadora: Laura Ribeiro, Projeto RISE
17:30
– Discussão de resultados do projeto – Rosa Madeira, Universidade de Aveiro
Moderadora: Maria Alfredo Moreira, IE – UMinho
18:00
– Sessão de encerramento: Equipa do projeto RISE
A conferência nacional RISE é de entrada gratuita, sujeita a inscrição para o email
conf2019rise@gmail.com
até às 13h do dia 18.
Esta conferência reúne as condições legais para o reconhecimento e certificação como Ação de Curta Duração.
Quem desejar obter certificado para estes fins, deve indicar, aquando da inscrição, o seu
nome completo
e o
nº de BI/CC
.
Email: conf2019rise@gmail.com
Cartaz
Programa
Partilhar
×