segunda-feira, 29/04/2024
Instituto de Educação, Universidade do Minho
Realizam-se
no dia 29 de abril de 2024 (segunda-feira), pelas 14h,
as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Educação
em Ciências, requeridas pela Mestre Sofia Fernandes Morgado.
Título da tese: "Ensino Orientado para a
Aprendizagem Contextualizada de 'Som e Luz': Perspetivas de especialistas,
professores e estudantes".
Composição do júri:
Presidente:
Doutor José Augusto de Brito Pacheco, Professor Catedrático do Departamento
de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação da
Universidade do Minho
Vogais:
Doutora Laurinda Sousa Ferreira Leite, Professora
Catedrática do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e
Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho (orientadora);
Doutor João Carlos de Matos Paiva, Professor
Associado com Agregação do Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de
Ciências da Universidade do Porto;
Doutora Mónica Luísa Mendes Baptista, Professora
Associada do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa;
Doutora Ana Sofia Cavadas Afonso, Professora
Auxiliar do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e
Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho;
Doutora Verônica Tavares Santos Batinga, Professora
Associada II do Departamento de Química da Universidade Federal Rural de
Pernambuco - Brasil;
Doutor Jorge Pozuelo Muñoz, Profesor Ayudante Doctor do Departamento de Didácticas
Específicas da Facultad de Educación da Universidad de Zaragoza - Espanha.
Resumo:
O ensino orientado para a aprendizagem contextualizada
(EOAC) das ciências consiste em abordar temas a partir de contextos do
quotidiano dos alunos e que sejam relevantes para eles, a fim de promover a
aprendizagem e o interesse pelas ciências. Para que isso aconteça é preciso que
os professores conheçam possíveis formas de implementar o EOAC das ciências,
estejam convencidos das suas vantagens e sejam capazes de as por em prática, da
forma mais eficaz possível. O conhecimento das reações dos alunos ao EOAC,
especialmente se estas forem positivas, pode motivar os professores de ciências
para a implementação desse tipo de abordagens. Acresce que se os investigadores
conhecerem as reações de professores e alunos ao EOAC poderão apoiá-los mais
eficazmente na implementação fundamentada desse tipo abordagens e,
simultaneamente, produzir conhecimento sobre as mesmas. Esta investigação, visa
averiguar que relações existem entre as perspetivas de especialistas,
professores e estudantes acerca do EOAC de ‘Som e Luz’. Para esse efeito, foram
realizados três estudos, com três grupos de participantes diferentes: 49
especialistas em Ensino Contextualizado das Ciências; 75 professores de
Físico-Química do 3.º ciclo do ensino básico; e 197 alunos do 9.º ano de
escolaridade. Para recolher dados, foram elaborados e aplicados três
questionários de opinião, diretamente relacionados entre si, cada um deles
destinado a um dos grupos de participantes. Foram realizadas, também,
entrevistas a seis alunos. Os resultados obtidos sugerem que, de um modo geral,
especialistas, professores e alunos parecem considerar que é pertinente
contextualizar assuntos de ciências, em geral, e de 'Som e Luz', em particular.
Sugerem, ainda, que, apesar de os três grupos considerarem (embora menos no
caso dos alunos) que as ciências e a sua aprendizagem são importantes,
consideram, também, que a aprendizagem contextualizada pode aumentar o
interesse pelas ciências e pela sua aprendizagem. Contudo, parece haver algum
desfasamento entre o que os professores dizem que fazem e o que os
especialistas pensam que eles fazem, bem como entre o que os professores dizem
que fazem e o que os alunos dizem que é feito nas aulas sobre ‘Som e Luz’. Este
desfasamento pode dever-se a algum desconhecimento da realidade escolar por
parte dos especialistas, a respostas desejáveis por parte dos professores, a
alguma falta de consciência metodológica por parte dos alunos e/ou a diferentes
conceções de contextualização dos participantes na investigação, que importa
esclarecer.
Palavras-Chave:
aprendizagem contextualizada das Ciências;
aprendizagem contextualizada de ‘Som e Luz’; especialistas em ensino
contextualizado das Ciências; perspetivas sobre ensino e aprendizagem
contextualizada das Ciências; professores e alunos de Físico-Química.
Contactos:
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