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04/09/2024 - 06/09/2024    Instituto de Educação da Universidade do Minho
A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e a Universidade do Minho (UMinho) realizarão a 3.ª edição do Congresso Internacional de Ensino (CONIEN) entre os dias 4 e 6 de setembro de 2024, na UMinho – Campus de Gualtar, Braga, Portugal.
O CONIEN é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) da UENP, que oferta os cursos de mestrado e doutorado profissionais na Área de Ensino. As edições anteriores foram realizadas nos anos de 2017 e 2019, no Campus da UENP de Cornélio Procópio (Paraná, Brasil), em parceria com o Instituto de Educação da UMinho.
Em 2024 a UENP e a UMinho novamente unirão forças para a realização de mais uma edição do evento, a primeira fora do Brasil.
Por isso, as referidas Instituições convidam investigadores, professores e toda a comunidade académica para o III CONIEN, um evento organizado para discutir, problematizar e divulgar pesquisas sobre a docência.

O objetivo será promover interlocuções entre a academia e o contexto profissional da docência, cujas necessidades didático-pedagógicas enfrentam constantes transformações, a fim de contribuir para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem, nos diferentes níveis educacionais, mediante a partilha de experiências de ensino, pesquisa e extensão. O evento será destinado a professores, estudantes de cursos de licenciatura, mestrado, doutorado e pós-doutorado interessados em temáticas de pesquisa relacionadas à formação e à prática docente.

O III CONIEN será realizado no formato híbrido e organizado a partir de cinco eixos que fundamentam a temática “Pesquisas na Área de Ensino – impactos, cooperações e visibilidade”, tendo o intuito de evidenciar a riqueza e a diversidade de investigações que promovem parcerias entre o universo académico e o cotidiano escolar/universitário, gerando resultados positivos que necessitam ser conhecidos, revistos e replicados.

PROGRAMA - https://eventos.uenp.edu.br/conien/iii-conien/programacao/

PRAZOS/INSCRIÇÕES
Submissões
  • Prazo para a submissão de artigos: até 31 de março de 2024.
  • Os artigos aprovados e apresentados no III CONIEN serão publicados em um número especial da Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino (REPPE) ISSN 2526-9542.
  • As normas, os procedimentos de submissão e os critérios de avaliação dos manuscritos encontram-se disponíveis em seção própria da revista (https://seer.uenp.edu.br/index.php/reppe). Será necessário que os autores se cadastrem no periódico e procedam com os passos de submissão. Maiores informações serão divulgadas em circular específica.
Inscrições
  • Valor de inscrições antecipadas (até 30 de junho/2024): 40€
  • Valor após 1 de julho/2024: 70€
  • Obs.: no caso de artigos em coautoria, pelo menos um dos autores deverá estar inscrito no evento;
  • O recolhimento da taxa de inscrição será operacionalizado via sistema de pagamento da UMinho, disponível no link: http://store.uminho.pt/pt/conien
Clique aqui para se inscrever no III CONIEN – Braga (PT) 2024.
Universidade do Minho
Instituto de Educação
Campus de Gualtar - Braga
Portugal
+351253604240
e-mail: conien@uenp.edu.br
 
04/09/2024 - 06/09/2024
Congresso Internacional de Ensino - Pesquisas na área de Ensino. Impactos, Cooperações e Visibilidade
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Instituto de Educação da Universidade do Minho
A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e a Universidade do Minho (UMinho) realizarão a 3.ª edição do Congresso Internacional de Ensino (CONIEN) entre os dias 4 e 6 de setembro de 2024, na UMinho – Campus de Gualtar, Braga, Portugal.
O CONIEN é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) da UENP, que oferta os cursos de mestrado e doutorado profissionais na Área de Ensino. As edições anteriores foram realizadas nos anos de 2017 e 2019, no Campus da UENP de Cornélio Procópio (Paraná, Brasil), em parceria com o Instituto de Educação da UMinho.

 
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17/07/2024 - 19/07/2024    Instituto de Educação da Universidade do Minho
No presente ano de 2024 temos o 11º Congresso Internacional em Saúde a ser realizado no CIEC do Instituto de Educação da Universidade do Minho, de 17 a 19 de julho de 2024.
O tema de ancoragem do 11ºCIS é Capacitação, Consciencialização e Educação para Ganhos em Saúde desde a Infância, palavras-chave para devolver a cada indivíduo o poder de gerir, resgatar e promover a sua saúde e a dos outros.
SUBMISSÃO DE RESUMOS: 30 de abril 2024
O Congresso Internacional em Saúde é um evento científico que reúne profissionais, estudantes e investigadores da área da Saúde, na sua globalidade. O congresso é organizado em parceria há muito firmada entre a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), na cidade de Ijuí, no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil e o Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) do Instituto de Educação da Universidade do Minho (UMinho), em Braga, Portugal.

O evento teve início na UNIJUÍ em 2011 e realizou-se pela primeira vez na UMinho em 2018. Com regularidade anual, o evento ocorre de forma alternada entre estas duas instituições de ensino superior e investigação. Os temas subjacentes a cada edição têm procurado ser resposta às questões de saúde que emergem em cada momento da sua organização. Desde uma atividade de pós-graduação e intercâmbio de docentes, passando pelo enfrentamento da pandemia COVID-19 e seguindo para uma adaptação a novas formas de interagir e comunicar, o Congresso Internacional em Saúde tem vindo a fortalecer-se e a expandir a sua rede de participantes a cada ano e edição que passa.

INSCRIÇÕES
https://docs.google.com/forms/d/1jYmh_dls7XtoASvd9CK575gzyOJp8yqTgXbr2TUNOAM/viewform?edit_requested...

organização
Coordenação do 11.º CIS
Zélia Caçador Anastácio
(CIEC-UMinho)

Coordenação Internacional
Graça Simões de Carvalho
(CIEC-UMinho, Portugal)

Eliane Roseli Winkelmann
UNIJUÍ, RS, Brasil)


CIEC
Centro de Investigação em Estudos da Criança
Instituto de Educação
Universidade do Minho
Campus de Gualtar, Braga, Portugal

GPS 41.559472, -8.399691
(+351) 253 60 12 12

Dúvidas:
11congresso.internacional.saude@gmail.com
 
17/07/2024 - 19/07/2024
11.º Congresso Internacional em Saúde
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Instituto de Educação da Universidade do Minho
No presente ano de 2024 temos o 11º Congresso Internacional em Saúde a ser realizado no CIEC do Instituto de Educação da Universidade do Minho, de 17 a 19 de julho de 2024.
O tema de ancoragem do 11ºCIS é Capacitação, Consciencialização e Educação para Ganhos em Saúde desde a Infância, palavras-chave para devolver a cada indivíduo o poder de gerir, resgatar e promover a sua saúde e a dos outros.
SUBMISSÃO DE RESUMOS: 30 de abril 2024

 
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quinta-feira, 11/07/2024    Instituto de Educação da Universidade do Minho
Realizam-se no dia 11 de julho de 2024, na Sala de Atos do IE, pelas 10h30, as Provas de Doutoramento em Estudos da Criança, na especialidade de Educação Artística, requeridas pelo Mestre João Guimarães Ribeiro.
Título da tese: "O ensino oficial e não oficial de música em Guimarães. Estudo de caso múltiplo”.
Composição do Júri:
Presidente: Doutora Maria da Graça Ferreira Simões de Carvalho, Professora Catedrática do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Vogais: Doutora Maria de Fátima Teixeira Pombo, Professora Associada com Agregação do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro;

Doutor Luís Filipe Barbosa Loureiro Pipa, Professor Auxiliar do Departamento de Música da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da Universidade do Minho;

Doutor António José Pacheco Ribeiro, Professor Auxiliar do Departamento de Teoria da Educação e Educação Artística e Física do Instituto de Educação Universidade do Minho (orientador);

Doutora Janete da Conceição Soares da Costa Ruiz, Professora Convidada Equiparada a Professora Auxiliar do Departamento de Música da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da Universidade do Minho;

Doutor Mário Aníbal Gonçalves Rego Cardoso, Professor Adjunto do Departamento de Artes da Escola Superior de Educação de Bragança do Instituto Politécnico de Bragança.

Resumo: A investigação desenvolvida explora a importância e evolução do ensino da música em Guimarães, Portugal. A análise prossegue com uma investigação sobre os diferentes contextos do ensino musical, incluindo o ensino formal, ensino não formal e informal, tanto no âmbito oficial quanto no âmbito não oficial. O contexto de investigação deste estudo aborda a relação multifacetada entre a música, o ensino e as estruturas de ensino no concelho de Guimarães. Esta conexão é explorada através da experiência pessoal do investigador como aluno em diferentes escolas de música e métodos de ensino, bem como sua paixão pela música e a importância da formação musical em diferentes contextos socioculturais. A análise também considera a evolução histórica do ensino da música em Portugal, incluindo mudanças políticas e educacionais que moldaram a maneira como a música é ensinada e aprendida em ambientes formais, não formais e informais. Além disso, o estudo busca compreender como as instituições musicais em Guimarães influenciam a realização profissional e vocacional dos alunos e desempenham um papel na formação musical das crianças e jovens da região. Ao abordar estas questões, o autor pretende destacar a diversidade de abordagens educacionais em relação à música e a importância de adaptá-las às especificidades culturais e sociais de cada contexto. Neste estudo de caso múltiplo, a abordagem descritiva é utilizada para analisar a contribuição das instituições de ensino na formação musical de jovens músicos no concelho de Guimarães. Através de uma extensa revisão bibliográfica e pesquisa empírica em instituições selecionadas de acordo com o tipo de ensino utilizado, a investigação descritiva procurou compreender os factos através da comparação, classificação, análise e interpretação de eventos e as suas influências. Para garantir a qualidade académica, são utilizadas múltiplas fontes e técnicas de recolha de dados, incluindo questionários aos alunos e professores e entrevistas aos diretores administrativos e diretores pedagógicos das escolas. A investigação qualitativa tem como foco a credibilidade, mas também inclui a recolha de dados quantitativos, como o número de alunos matriculados nas escolas onde se ensina música. A análise dos dados permite, assim, identificar as perspetivas, expectativas e motivações dos jovens músicos, bem como semelhanças e diferenças nas práticas pedagógicas das instituições estudadas. Neste contexto, os resultados obtidos mostram que as instituições musicais de Guimarães apresentam uma diversidade pedagógica notável e um empenho, dedicado a oferecer uma educação musical de qualidade, o que ressalta a cultura e a identidade local. Essas instituições procuram constantemente aprimorar as suas condições e infraestruturas para proporcionar um ambiente de aprendizagem adequado e estimulante para os alunos. A colaboração interinstitucional desempenha um papel fundamental na fortificação do ensino musical na região, facilitando o desenvolvimento de projetos conjuntos e a promoção da educação musical de qualidade. Importante salientar que a pesquisa não estabeleceu uma superioridade entre o ensino oficial ou não oficial, já que cada um apresenta características e benefícios únicos, ambos voltados para o fornecimento de uma educação musical de alta qualidade, adaptada às necessidades e interesses dos alunos. As escolas musicais, independentemente do seu contexto oficial ou não oficial, desempenham, assim, um papel vital no desenvolvimento pessoal e musical dos alunos e da região. Em última análise, este estudo enfatiza a importância de práticas pedagógicas inovadoras e eficazes, a promoção de um ambiente de aprendizagem colaborativo centrado no aluno e a busca contínua por parcerias para o avanço do ensino musical. Além disso, os resultados desta pesquisa podem ser úteis para informar e inspirar políticas e práticas de ensino musical noutras regiões de Portugal e noutros países, evidenciando a relevância da adaptação de abordagens educacionais a contextos socioculturais específicos e da promoção da educação musical.

Palavras-chave: Educação Musical; Ensino Oficial da Música; Ensino não Oficial da Música; Crianças e Jovens.
Doutoramento em Estudos da Criança
Tel: +351 253 60 13 92
e-mail: sec-dout-ec@ie.uminho.pt

Conselho Pedagógico
Tel: +351 253 601287
e-mail: cpedagogico@ie.uminho.pt
 
quinta-feira, 11/07/2024
Provas de Doutoramento em Estudos da Criança, na especialidade de Educação Artística
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Instituto de Educação da Universidade do Minho
Realizam-se no dia 11 de julho de 2024, na Sala de Atos do IE, pelas 10h30, as Provas de Doutoramento em Estudos da Criança, na especialidade de Educação Artística, requeridas pelo Mestre João Guimarães Ribeiro.
Título da tese: "O ensino oficial e não oficial de música em Guimarães. Estudo de caso múltiplo”.

 
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segunda-feira, 08/07/2024    Instituto de Educação, Universidade do Minho
Realizam-se no dia 08 de julho de 2024 (segunda-feira), pelas 14h, as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Tecnologia Educativa, requeridas pela Mestre Érica Viviane Nogueira Miranda.

Título da tese:
"Tecnologia na educação: Um estudo da percepção docente sobre a educação a distância em um ambiente virtual de aprendizagem".
Composição do júri:

Presidente:

Doutor José Augusto de Brito Pacheco, Professor Catedrático do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Vogais:

Doutor Bento Duarte da Silva, Professor Catedrático Aposentado do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Orientador);

Doutora Maria Altina da Silva Ramos, Professora Auxiliar do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação da Universidade do Minho;

Doutor José Alberto Lencastre Freitas Borges de Araújo, Professor Auxiliar do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação da Universidade do Minho;

Doutora Ana Maria de Matos Ferreira Bastos, Professora Auxiliar do Departamento de Educação e Psicologia da Escola de Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro;

Doutora Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares, Professora Adjunta do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Brasil.

Resumo:
A forma de aprendizagem está mudando e a tecnologia é a grande responsável por transformar a educação. Diante deste cenário propiciado pelas recursos tecnológicos, destaca-se a Educação a Distância (EAD) que revoluciona os processos de aprendizagem. Recentemente, na EaD os ambientes virtuais de aprendizagem tornaram-se uma ferramenta essencial no auxílio do processo cognitivo, do ensino e da aprendizagem. Dessa maneira, este novo ambiente da EaD desafia o professor no desenvolvimento de novas habilidades, pois a tecnologia que lhe ineerente é algo ainda a ser desmistificado para a maioria dos professores O presente trabalho objetiva relatar as percepções docentes sobre os recursos tecnológicos utilizados em um ambiente de aprendizagem virtual, a partir do programa Rede e-Tec Brasil oferecido pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amapá. Assim, no referencial teórico buscou-se entender como o ensino online pode ser um instrumento de grande relevância para o ensino. Já no campo empírico utilizou-se a pesquisa mista, quanti-qualitativa, em que foi empregado a ferramenta SPSS para realizar o tratamento dos dados. Temos ainda que ressaltar o trabalho realizado com a pesquisa bibliográfica, a fim de aprofundar a compreensão dos desafios docentes neste novo formato da EaD, também designado de ensino online. A pesquisa empírica foi realizada com 21 docentes que atuaram no programa para entender suas percepções sobre o ensino online. Compreendemos que o estudo pode promover reflexões sobre a prática docente, auxiliando no caminho para o aperfeiçoamento de metodologias inovadoras inerentes a melhor apropriação de ferramentas na modalidade mais recente da educação digital da EaD (EaD online). Ademais, ao permitir efetuar um diagnóstico do perfil docente, possibilitou compreender que a grande maioria têm uma atuação bastante longa no ensino presencial e consideram o ensino digital relevante no processo de ensino. Dessa forma, desenvolver projetos que promovam a formação continuada na carreira, no que tange ao ensino em plataformas virtuais contriburá de maneira exponencial para o processo de formação integral do saber humano.


Palavras-Chave:
Ambientes virtuais de aprendizagem; recursos tecnológicos e metodologias.
Contactos:
Doutoramento em Ciências da Educação
Tel: +351 253 60 12 87
e-mail: sec-dout-ce@ie.uminho.pt

Conselho Pedagógico
Tel: +351 253 601287
e-mail: cpedagogico@ie.uminho.pt
 
segunda-feira, 08/07/2024
Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Tecnologia Educativa
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Realizam-se no dia 08 de julho de 2024 (segunda-feira), pelas 14h, as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Tecnologia Educativa, requeridas pela Mestre Érica Viviane Nogueira Miranda.

Título da tese:
"Tecnologia na educação: Um estudo da percepção docente sobre a educação a distância em um ambiente virtual de aprendizagem".

 
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segunda-feira, 03/06/2024    Instituto de Educação da Universidade do Minho
Realizam-se no dia 03 de junho de 2024, na Sala de Atos do IE, pelas 14h00, as Provas de Doutoramento em Estudos da Criança, na especialidade de Infância, Cultura e Sociedade, requeridas pela Mestre Maria Teresa Martins Cortez Marques Graça.
Título da tese: "Modos (Ím)pares de 'Viver a Paz': Significados construídos com crianças em contexto de jardim de infância”.
Composição do Júri:
Presidente: Doutor Nelson Manuel Viana da Silva Lima, Professor Catedrático do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Vogais: Doutor Fernando Humberto Santos Serra, Professor Associado com Agregação do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa;

Doutora Natália Fernandes, Professora Associada com Agregação do Departamento de Ciências Sociais da Educação do Instituto de Educação da Universidade do Minho (orientadora);

Doutora Maria Teresa Jacinto Sarmento Pereira, Professora Associada do Departamento de Ciências Sociais da Educação do Instituto de Educação da Universidade do Minho;

Doutora Daniela Andrade Vilaverde Silva, Professora Auxiliar do Departamento de Ciências Sociais da Educação do Instituto de Educação da Universidade do Minho;

Doutora Maria Letícia Barros Pedroso Nascimento, Professora Associada do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Brasil.

Resumo: Esta investigação tem por base uma análise sociológica da participação e agência pacifista das crianças, num quadro de relacionamento interdependente e de reconhecimento mútuo intra e intergeracional. Paralelamente, convoca uma abordagem reflexiva e crítica do conceito de poder a partir das atuais discussões dos campos da Sociologia da Infância e dos Estudos para a Paz e constitui-se como contributo para a reconstrução do pensamento sociológico sobre a infância, necessariamente transdisciplinar, de raiz não dicotómica e sociologicamente atento à reconstrução teórica e paradigmática da sociologia.
O enfoque deste estudo centra-se no propósito de mudar o rumo do nosso mundo contando com o inestimável poder transformador das crianças, enquanto sujeitos de direitos e cidadãs ativas, no compromisso partilhado e coerentemente vivenciado de construção de uma cultura de paz.
São confrontadas abordagens sobre a infância e a(s) criança(s) num mundo violento, globalizado e em constante mudança sendo a Paz convocada como categoria analítica para o campo dos Estudos Sociais da Infância surgindo intimamente associada ao Poder. Assume-se a opção contra-hegemónica de fomentar uma cultura de paz como alternativa à violência estrutural e conjuntural que carateriza a
complexidade contemporânea. Redescobre-se a ação educativa como uma possibilidade de resposta à noite coletiva e cultural de hoje.
Trata-se de um estudo que se inscreve numa temática indelevelmente relacionada com a infância do presente, que aposta na transformação e, por tal, se alinha com a corrente crítica e o paradigma participativo como base epistemológica para conceber uma Investigação Participativa para a Paz com Crianças. Foram desenvolvidas metodologias de orientação qualitativa e dinâmicas de investigação que consideraram a transformação e a partilha de poder num micro contexto de dinâmica social – uma sala de jardim de infância.
Esta tese convoca ainda a dimensão “Paz”, sobretudo a partir do enfoque de “Paz Imperfeita”, como referente global para a definição de 5 categorias de análise: Paz Global; Paz Compromisso; Paz Poder- Reticular; Paz (Inov)ação Educativa; Paz(es). A partir dos dados de pesquisa torna-se possível considerar que este estudo se enforma como uma experiência transformadora, autêntica, espontânea, que traz um “algo mais” a outros, uma realidade que valida um propósito comum e a torna num desafio sustentável.

Palavras-chave: Agência Pacifista; Infância; Paz; Poder; Reconhecimento.
Doutoramento em Estudos da Criança
Tel: +351 253 60 13 92
e-mail: sec-dout-ec@ie.uminho.pt

Conselho Pedagógico
Tel: +351 253 601287
e-mail: cpedagogico@ie.uminho.pt
 
segunda-feira, 03/06/2024
Provas de Doutoramento em Estudos da Criança, na especialidade de Infância, Cultura e Sociedade
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Instituto de Educação da Universidade do Minho
Realizam-se no dia 03 de junho de 2024, na Sala de Atos do IE, pelas 14h00, as Provas de Doutoramento em Estudos da Criança, na especialidade de Infância, Cultura e Sociedade, requeridas pela Mestre Maria Teresa Martins Cortez Marques Graça.
Título da tese: "Modos (Ím)pares de 'Viver a Paz': Significados construídos com crianças em contexto de jardim de infância”.

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