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Provas de Mestrado em Educação, especialização em Mediação Educacional Voltar

quinta-feira, 04/01/2024    Instituto de Educação da Universidade do Minho
Realizam-se no dia 4 de janeiro de 2024 (quinta-feira), às 09h30, na sala 0.13 do IE, as Provas de Mestrado em Educação, especialização em Mediação Educacional, requeridas por Ana Catarina Sousa Machado.
Título do Relatório de Estágio: "Mediação escolar: um novo olhar para os conflitos".
Composição do Júri:
Presidente: Doutora Isabel Maria da Torre Carvalho Viana, Professora Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Vogais:
Doutor José Carlos Bernardino Carvalho Morgado, Professor Associado do Instituto de Educação da Universidade do Minho (orientador);


Doutor José Luís Jesus Coelho Silva, Professor Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Resumo do Relatório de Estágio: O presente trabalho foi elaborado no âmbito do Estágio Profissional, inserido no 2.º ano do Mestrado em Educação, área de especialização Mediação Educacional, na Universidade do Minho. O estágio decorreu numa escola pública do Ensino Básico, no Norte de Portugal, e incidiu na mediação escolar. O relatório retrata o percurso realizado, tendo-se para o efeito optado pelo desenvolvimento de uma investigação-ação, baseada em técnicas e instrumentos de investigação qualitativa, estruturado a partir de uma análise de necessidades efetuada inicialmente. O projeto, intitulado “Mediação escolar: um novo olhar para os conflitos”, teve como objetivo a implementação de práticas que concorressem para melhorar a comunicação entre os membros da comunidade escolar, bem como ajudassem a prevenir conflitos e a construir uma cultura de convivência dentro e fora da escola. A partir do diagnóstico de necessidades concebemos um plano de ação que envolveu diversas atividades relacionadas com temas como a empatia, a assertividade, a autoestima, a comunicação positiva e o bullying. O objetivo dessas atividades foi desenvolver competências socioemocionais nos alunos essenciais para o bom relacionamento interpessoal. Relativamente aos resultados obtidos com a implementação do projeto, destaca-se a mudança de comportamentos ao longo do desenrolar das atividades, concretamente nas relações interpessoais entre os alunos e entre os alunos e o professor.

Palavras-chave: Mediação; Prevenção; Comunicação; Comunidade escolar; Comportamentos.
Mestrado em Educação
Tel: +351 253601392
e-mail: sec-me-pf@ie.uminho.pt
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