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Mestrado em Educação Especial, Área de Especialização em Intervenção Precoce na Infância Voltar

quinta-feira, 20/03/2025    Instituto de Educação da Universidade do MInho
Realizam-se no dia 20 de março de 2025 às 14h00, na sala 0.13 do IE, as provas de Mestrado em Educação Especial, Área de Especialização em Intervenção Precoce na Infância, requeridas por Lara Regina da Silva Sousa.
Título “Práticas Centradas na Família na Transmissão do Diagnóstico: Perceção de Famílias de Crianças com Trissomia 21”.
Presidente: Doutora Ana Paula Loucão Martins, Professora Associada do Instituto de Educação da Universidade do Minho.;
Vogais: Doutora Ana Maria Silva Pereira Henriques Serrano, Professora Associada do Instituto de Educação da Universidade do Minho (orientadora);
Doutora Ana Paula Silva Pereira, Professora Associada do Instituto de Educação da Universidade do Minho.
Resumo da Dissertação Mestrado: O momento de transmissão do diagnóstico de Trissomia 21 e período subsequente ao mesmo são momentos muito frágeis para as famílias que sofrem mudanças e adaptações com o objetivo de se ajustarem à nova realidade. Assim, os serviços de Intervenção Precoce na Infância devem ter recursos essenciais para agir a partir do momento do diagnóstico e que auxiliem a família para que esta possa lidar com a nova realidade. Para tal, é necessário que os profissionais coloquem em prática os princípios e a Práticas Centradas na Família. Neste sentido, este estudo pretende analisar e perceber a utilização das Práticas Centradas na Família pelos profissionais na transmissão do diagnóstico e nos meses subsequentes. Os objetivos deste estudo são: a) analisar e compreender as perspetivas das famílias no que concerne as relações dos profissionais com as famílias aquando do diagnóstico; b) analisar e compreender as perspetivas das famílias acerca da utilização por parte dos profissionais dos princípios e das Práticas Centradas na Família; c) analisar e compreender as formas de lidar das famílias de crianças com Trissomia 21 nos primeiros momentos de identificação e transmissão da problemática. Recorremos à metodologia qualitativa de estudo de caso, com o recurso à entrevista semiestruturada e a uma análise descritiva. No total, participaram neste estudo cinco famílias com filhos com Trissomia 21. Os principais resultados obtidos neste estudo revelam que: o momento do diagnóstico é percecionado como muito delicado e as famílias não estavam preparadas para o receber; os profissionais orientam devidamente as famílias nas diversas especialidades, todavia, existe uma falha na partilha de informação relativa ao desenvolvimento e às características da Trissomia 21; as famílias relatam atitudes de insensibilidade na transmissão do diagnóstico por parte dos profissionais de saúde; os profissionais que acompanharam posteriormente as famílias revelaram comportamentos e atitudes de Práticas Centradas na Família na dimensão relacional; as famílias sentiram-se ativamente envolvidas e com poder no processo de tomada de decisão em assuntos alusivos ao desenvolvimento da criança e ao funcionamento familiar; os primeiros meses da nova dinâmica familiar mostram ser um período sensível e marcado por reajustamentos de papeis, funções e rotinas; as famílias relevaram a importância das redes informais de apoio neste período.
Palavras-Chave: Família; Práticas Centradas na Família; Transmissão do Diagnóstico; Trissomia 21.
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