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Provas de Mestrado em Educação, especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária Voltar

terça-feira, 19/12/2023    Instituto de Educação da Universidade do Minho
Realizam-se no dia 19 de dezembro de 2023 (terça-feira), às 14h30, na sala 0.13 do IE, as Provas de Mestrado em Educação, especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, requeridas por Sara de Paula Monteiro Martins.
Título do Relatório de Estágio: "Integração de Refugiados".
Composição do Júri:
Presidente: Doutor José António Martin Moreno Afonso, Professor Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Vogais:
Doutora Maria Conceição Pinto Antunes, Professora Associada do Instituto de Educação da Universidade do Minho (orientadora);


Doutora Sandra Raquel Pereira de Aguiar Ricardo Mendes, Professora Auxiliar do Instituto Superior de Serviço Social do Porto.

Resumo do Relatório de Estágio: O presente Relatório de Estágio foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação, área de especialização de Educação de Adultos e Intervenção Comunitária. Decorreu no ano letivo de 2021/2022 em parceria com uma instituição localizada em Lisboa, constituída por portugueses que chegaram a Portugal como refugiados há já alguns anos e que, voluntariamente, apoiam e ajudam outros migrantes que estão a passar o que eles já passaram. A finalidade deste estágio foi a promoção de uma integração mais inclusiva e de qualidade na comunidade Portuguesa de um grupo de refugiados, de várias origens. As ações a desenvolver tiveram em conta as competências, qualificações e habilidades destes migrantes, facilitando o intercâmbio de boas práticas através de aprendizagens mútuas. Discutem-se as questões relacionadas com a integração de refugiados em relação aos seus direitos e deveres, ao acolhimento em Portugal, à importância da educação e da intervenção comunitária e o bem-estar e saúde, identificando os conceitos e teorias que fundamentaram o processo de investigação/intervenção como resposta à problemática. O paradigma de intervenção utilizado neste projeto foi o qualitativo interpretativo hermenêutico, com breves apontamentos quantitativos. A abordagem metodológica que orientou este projeto foi a investigação-ação participativa e enfatiza a colaboração entre a estagiária e os intervenientes com o intuito de identificar problemas e implementar soluções práticas num contexto específico. Ao analisar criticamente os resultados e as implicações dos objetivos propostos e alcançados, podemos concluir que os intervenientes melhoraram a sua capacidade de comunicação verbal e não verbal, ganharam confiança para interagir com outras pessoas; conseguiram aceder a novas e melhores oportunidades de emprego; e conseguiram aumentar a sua autoconfiança e autonomia, permitindo uma integração social mais positiva. No entanto, é importante reconhecer as limitações mais importantes encontradas ao longo do estágio, sendo a burocracia e a dificuldade de comunicação os maiores obstáculos para uma integração plena e inclusiva.

Palavras-chave: Integração de refugiados; Inclusão; Sensibilização cultural; Saúde mental e bem-estar; Língua e comunicação.
Mestrado em Educação
Tel: +351 253601392
e-mail: sec-me-pf@ie.uminho.pt
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