quinta-feira, 29/05/2025
Instituto de Educação, Universidade do Minho
Realizam-se
no dia 29 de maio de 2025 (quinta-feira), pelas 14:30h,
as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade
de Desenvolvimento
Curricular, requeridas pelo Mestre Renier Cavalcanti Dantas.
Título da tese: "Os Conteúdos da Educação
Física na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio Integrado no IFRN:
Contributos para uma Organização e Sistematização Curricular”.
Composição do júri:
Presidente:
Doutora Isabel Flávia Gonçalves
Fernandes Ferreira Vieira, Professora Catedrática do
Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do
Instituto de Educação da Universidade do Minho
Vogais:
Doutora
Ana Maria Carneiro Costa e Silva, Professora Auxiliar do Departamento de
Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação da
Universidade do Minho;
Doutor
Carlos Manuel Ribeiro da Silva, Professor Auxiliar do Departamento de Estudos
Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação da Universidade do
Minho (orientador);
Doutora
Diana Isabel de Araújo Mesquita, Professora Auxiliar da Faculdade de Educação e
Psicologia da Universidade Católica Portuguesa;
Doutora
Eva Maria Lopes Fernandes, Investigadora Doutorada de Nível Inicial do Centro
de Investigação em Estudos da Criança do Instituto de Educação da Universidade
do Minho;
Doutor
Antonino Manuel D`Almeida Pereira, Professor Coordenador com Agregação do
Departamento de Ciências do Desporto e Motricidade da Escola Superior de
Educação do Instituto Politécnico de Viseu;
Doutora
Martha Maria Prata Linhares, Professora Associada do Departamento de Educação
da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Minas Gerais, Brasil.
Resumo: Os desafios
enfrentados pelas escolas são diversos devido à presença de vários grupos
sociais e culturais com necessidades únicas. Nesse contexto, a Educação Física
é considerada um componente obrigatório e fundamental para a educação holística
dos estudantes. No entanto, ela enfrenta dificuldades na sistematização e é
frequentemente influenciada por conceitos orientados para o esporte e
metodologias tradicionais. Além disso, o desafio institucional resultante da
expansão da Rede Federal de Educação Técnica e Superior, no Brasil, tem
proporcionado a democratização do acesso à educação pública, mas também requer
soluções adequadas para públicos diversos e projetos educacionais contínuos,
incluindo a atenção especial à Educação de Jovens e Adultos implementada pelo
PROEJA – Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a
Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – EJA. A pesquisa
intitulada "Os Conteúdos da Educação Física na Educação de Jovens e
Adultos do Ensino Médio Integrado no IFRN: Contributos para uma Organização e
Sistematização Curricular" surgiu nesse contexto e foi submetida ao Instituto
de Educação da Universidade do Minho para obtenção do grau de Doutor em
Ciências da Educação, na especialização em Desenvolvimento Curricular. O
objetivo geral da pesquisa é o de entender o seguinte: 1) analisar os conteúdos
da disciplina de Educação Física no Ensino Médio Integrado na modalidade EJA no
Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN, com ênfase na Cultura do
Movimento Corporal; 2) investigar os critérios para a organização dos conteúdos
na modalidade EJA, sob a perspectiva dos professores e alunos; e 3) examinar a
proposta de organização dos conteúdos da disciplina de Educação Física para a
EJA. Para alcançar esses objetivos, a pesquisa selecionou três campi que
oferecem atualmente cursos técnicos de nível médio na modalidade EJA: Campus
Santa Cruz, Campus Natal-Zona Norte e Campus Ipanguaçu. O estudo envolveu a
realização de questionários com cento e trinta e nove (139) alunos do sexo
masculino e feminino, entrevistas com três (3) professores e análise documental
do PTDEN – Proposta de Trabalho das Disciplinas do Ensino Médio de Educação
Física. Essa estratégia de pesquisa emprega uma metodologia de estudo de caso
dentro dos paradigmas de pesquisa qualitativa e quantitativa para buscar uma
compreensão abrangente do fenômeno relevante e possibilitar uma análise
minuciosa e rigorosa dos dados obtidos. Apesar dos desafios enfrentados, o
estudo proporcionou uma experiência valiosa que permitiu aos estudantes e
professores do PROEJA interagirem e compartilharem diversos conhecimentos relacionados
aos conteúdos da Cultura do Movimento Corporal. Tornou-se evidente que o
conteúdo dos livros didáticos de Educação Física precisa ser modificado para
acomodar os procedimentos didático-pedagógicos usados nos cursos técnicos de
nível médio ministrados na modalidade EJA.
Palavras-chave: Conteúdo, Currículo, Educação de Jovens e Adultos, Educação Física.
Contactos:
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