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Mestrado em Estudos da Criança Voltar

sexta-feira, 16/05/2025    Instituto de Educação da Universidade do MInho
Realizam-se no dia 16 de maio de 2025 às 10h00, na sala 0.13 do IE, as provas de Mestrado em Estudos da Crianças, requeridas por Lídia Lúcia Vaz do Nascimento.
Título “Criança, educação e formação de professores: Conceção de infâncias em repertórios profissionais"
Presidente:
Doutora Natália Fernandes, Professora Associada com Agregação do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Vogais: Doutora Maria Teresa Jacinto Sarmento Pereira, Professora Associada do Instituto de Educação da Universidade do Minho (orientadora);
Doutora Maria Cristina Cristo Parente, Professora Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho.
Resumo da Dissertação Mestrado:
pedagógicas e a formação de professores na educação de infância. Partindo dessa premissa, esta dissertação investiga as concepções dos professores sobre a infância como um campo de pesquisa, explorando como esses profissionais constroem suas práticas e teorias a partir de suas experiências formativas e da interação com as crianças. A pesquisa tem como questão central: De que forma a compreensão da infância (experiências pessoais e conceções) influenciam as práticas pedagógicas, e o que isso revela sobre a atuação dos educadores? Para responder a essa questão, foi adotada uma abordagem qualitativa, utilizando a metodologia (auto)biográfica para analisar as experiências e narrativas de três educadoras de infância. O estudo baseou-se na aplicação de entrevistas semiestruturadas e questionários, além de uma revisão teórica fundamentada em autores como Sarmento (1994, 2005), Ariès (1981), Sarmento, T. (2002, 2017) e Leal da Costa e Sarmento (2018). A dissertação está organizada em quatro capítulos. Os resultados indicam que as concepções de infância dos educadores são fundamentais para a construção de suas práticas pedagógicas, influenciando desde a organização do ambiente escolar até a forma como estabelecem vínculos com as crianças e suas famílias. No entanto, foram identificadas dificuldades, como a ausência de reflexão crítica sobre essas concepções durante a formação inicial e a resistência de alguns profissionais em reavaliar suas práticas. Diante desses desafios, sugere-se que futuras pesquisas ampliem a análise para diferentes contextos educacionais e investiguem o impacto das concepções de infância sobre a experiência escolar das próprias crianças. Conclui-se que é essencial promover uma formação docente mais reflexiva e crítica, que considere a criança como sujeito de direitos e protagonista do próprio aprendizado. Dessa forma, espera-se contribuir para a construção de uma educação de infância mais inclusiva, participativa e alinhada às necessidades e realidades das crianças na contemporaneidade . Palavras-chave: Infância. Educação Infantil. Formação de Professores. Conceções de Infância. Cultura da Escuta
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