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Gabinete de Interação com a sociedade, Instituto de Educação, Campus de Gualtar, 4710 - 057 Braga - Telefone: 253601262 ou através do endereço de e-mail (
gis-ie@ie.uminho.pt)
Modalidade: Curso (25h) – 1 crédito
Regime de Funcionamento: online, via Zoom
Coordenação: Teresa Vilaça (Coord. dos estágios dos Mestrados em Ensino)
Formadores: Supervisores da UM
Destinatários: Orientadores cooperantes dos Mestrados em Ensino da UM (frequência gratuita)
4 Sessões gerais: 10h - 2ª feira e 5ª feira (das 18.00 às 20.30h)
Sessões específicas, por áreas de docência: 15h – calendário a acordar com os orientadores
PRAZO DE INSCRIÇÃO (ficha de inscrição): data a definir
A ficha de inscrição : FORMULÁRIO >>> descarregar aqui
Sessão 1 (geral) data a definir (2h30h) (Flávia Vieira) | (Apresentação da ação e da modalidade de avaliação) Formação de professores e supervisão da prática profissional Visões de educação e perfil do professor: implicações nas práticas pedagógicas e formativas Supervisão reflexiva: Pressupostos, princípios e estratégias |
Sessão 2 (geral) data a definir (2h30m) (Flávia Vieira) | A observação na formação de professores Princípios, modalidades e instrumentos de observação na formação de professores A dimensão da observação nos Projetos / Relatórios de Estágio
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Sessões 3 (geral) data a definir (2h30m) (Maria Alfredo Moreira)
| A investigação-ação na formação de professores
Princípios e estratégias da investigação-ação na formação de professores
A dimensão investigativa nos Projetos/ Relatórios de Estágio
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Sessões 4 (geral) data a definir (2h30m) (Maria Alfredo Moreira)
| Supervisão e avaliação do desempenho profissional Avaliação do desempenho no estágio: fontes, instrumentos e operacionalização
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Sessões específicas Duração: 15h (nov.-jan./ dias e horas a combinar com os dinamizadores | Supervisão e didática específica Sessões por áreas de docência, cujos conteúdos e estratégias de formação serão acordados com os orientadores.
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Avaliação dos formandos:
- Reflexão sobre experiência pessoal de supervisão/ contributos da ação (75%)
- Participação na ação (autoavaliação) (25%)
Nota: os orientadores poderão frequentar a ação sem serem avaliados, recebendo um certificado de frequência.
Avaliação da ação: questionário anónimo (entregue ao formador na última sessão)
O GIS-IE acredita seminários, conferências, jornadas temáticas ou outros eventos de
cariz científico e pedagógico como ações de curta duração.
Regulamento>>> FORMULÁRIO - requerimento
Treino Gamificado de Fluência de Leitura em Ambientes Digitais
GAMELET,
https://www.gamelet.eu, direciona-se a alunos/as dos 1º, 2º e 3º ciclos (7º ano)* do Ensino Básico e visa proporcionar um ambiente gamificado de
treino de fluência de leitura multilíngue com recurso a meios digitais. O projeto é financiado pela UE e desenvolvido por investigadores e professores do Chipre, Alemanha e Portugal. No GameLet, os/as alunos/as são guiados/as através de uma série de jogos e tarefas (missões) que os/as ajudam a alcançar gradualmente uma maior fluência e exatidão na leitura, bem como uma compreensão mais profunda do texto.
AÇÃO DE FORMAÇÃO RECONHECIDA
grupos de recrutamento:
110, 120, 200, 210, 220, 300, 330.
O GIS-IE apoia a realização de cursos breves não conferentes de grau não creditados.
Normas regulamentares LGBTQ na Educação em Sexualidade Inclusiva
Modalidade: Curso (25h)
Vagas: 15
Valor: vínculo à UMinho - 30€ | Outros - 45€
Funcionamento: data a definir:
INSCRIÇÃO
A ficha de inscrição : FORMULÁRIO >>> descarregar aqui
Condições de Acesso: ter licenciatura para ensino básico e/ou secundário; licenciaturas em educação/ ciências da educação, psicologia, medicina, enfermagem e áreas afins ou mestrados equivalentes.
Local de Funcionamento: Instituto de Educação da Universidade do Minho - Campus de Gualtar - Braga
Coordenação: Doutora Teresa Vilaça
Formadores: Doutora Teresa Vilaça e Professor Doutor João Alves da S.N. Medeiros
Destinatários: Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial, técnicos de educação, psicólogos, enfermeiros e médicos.
Objetivos do Curso
i) Promover a (re)construção de conhecimentos sobre a sexualidade humana e a diversidade sexual;
ii) Criar condições para o desenvolvimento de atitudes favoráveis a uma educação em sexualidade inclusiva da diversidade, sensível aos alunos LGBTQ;
iii) Desenvolver competências para a aplicação da pedagogia histórico-crítica e do paradigma holístico das escolas promotoras de saúde na educação em sexualidade inclusiva, sensível aos alunos LGBTQ;
iv) Promover o desenvolvimento de competências de reflexão individual e colaborativa sobre as práticas.
Conteúdos programáticos
1.Sexualidade humana
2.Atitudes dos professores e profissionais de saúde face à comunidade LGBTQ
3.Educação em sexualidade inclusiva de pessoas LGBTQ
Avaliação das aprendizagens
A avaliação das aprendizagens incluirá a elaboração de um recurso educativo digital que terá um peso de 60%. Os restantes 40% resultarão da avaliação contínua, incluindo pequenas atividades realizadas durante o período de funcionamento do curso e partilhadas no padlet (20%), a participação na sala de conversação online (Chats) (10%) e a participação nos Fóruns (10%).
Modalidade: Curso (15h)
Vagas: 15
Valor: vínculo à UMinho - 90€ | Outros - 120€
Funcionamento: Sexta - Sábado
data a definir
INSCRIÇÃO
A ficha de inscrição : FORMULÁRIO >>> descarregar aqui
Condições de Acesso: Alguns conhecimentos básicos de estatística descritiva e correlacional
Local de Funcionamento: Instituto de Educação da Universidade do Minho - Campus de Gualtar - Braga
Coordenação: Professor José Brandão Carvalho
Formadores: Professor José António Fernandes
Destinatários: Estudantes de mestrado e de doutoramento, investigadores e pós-doutorados da área de Educação/Ciências da Educação e áreas afins. Todos os interessados em aprender e intervir nesta área.
Objetivos do Curso
- Selecionar e aplicar os métodos de Estatística Descritiva que podem ser usados na análise estatística de um conjunto de dados;
- Recorrer a diferentes formas de representação de informação estatística, designadamente tabelar, gráfica, numérica e simbólica.
Conteúdos programáticos
No curso são abordados os seguintes conteúdos: 1) Definição da folha de dados do SPSS; 2) Tipos de variáveis estatísticas; 3) Tabelas de frequências e gráficos estatísticos; 4) Medidas estatísticas de localização; 5) Medidas estatísticas de dispersão; 6) Simetria e achatamento de uma distribuição; e 7) Associação estatística e correlação e regressão linear simples.
Metodologias de ensino e aprendizagem
Nas metodologias e ensino e aprendizagem salientam-se três momentos:
Um momento de apresentação de termos e conceitos envolvidos nas análises estatísticas descritivas. Trata-se de uma metodologia, fundamentalmente, expositiva, e mais centrada no professor;
- Um momento de exploração, pelos alunos, de dados previamente recolhidos tendo em vista a seleção e aplicação dos métodos e técnicas de análise estatística. Nesta metodologia de ensino espera-se que os alunos, organizados em pares, trabalhem de forma mais autónoma e recorrendo a software de análise estatística;
- Um momento de discussão sobre os resultados obtidos. Neste momento, centrado na discussão entre o professor e os alunos, portanto envolvendo toda a turma, espera-se que os alunos interpretem os resultados obtidos, tirem conclusões adequadas e sintetizem os resultados mais importantes em termos do estudo.
Resultados de aprendizagem
Pretende-se que este Curso possibilite ao formando:
- Escolher e aplicar os métodos estatísticos que são adequados para analisar um conjunto de dados;
- Selecionar e executar um tipo de representação de informação estatística adequado a uma situação concreta;
- Estudar a forma de uma distribuição de dados, tendo em vista validar a análise estatística realizada ou a realizar.
Avaliação das aprendizagens
Opção por uma metodologia de avaliação essencialmente contínua, recorrendo a tarefas de pequeno grupo e individuais, assentes na produção de documentos descrevendo processos e resultados, sua análise e discussão.
Sessão 1 data a definir
| Sessão 2 data a definir
| Sessão 3 data a definir
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Construção e Validação de Instrumentos de Avaliação Psicoeducativa
Modalidade: Curso (30h)
Vagas: 15
Valor: vínculo à UMinho - 120€ | Outros - 150€
Funcionamento: Sexta - Sábado
INSCRIÇÃO
A ficha de inscrição : FORMULÁRIO >>> descarregar aqui
Condições de Acesso: Alguns conhecimentos básicos de estatística
Local de Funcionamento: Instituto de Educação da Universidade do Minho - Campus de Gualtar - Braga
Coordenação: Professor Leandro S. Almeida
Formadores: Professor Leandro S. Almeida, Susana Caires e Joana Casanova
Destinatários: Estudantes de mestrado e de doutoramento, bem como docentes, investigadores e pós-doutorandos da área da Educação/Ciências da Educação, e áreas afins, com interesses ou necessidades de formação no campo da avaliação psicoeducacional (instrumentos).
FLYER de divulgação