Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Provas de Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário Voltar

quinta-feira, 02/05/2024    Instituto de Educação da Universidade do Minho
Realizam-se no dia 2 de maio 2024, às 14h30, na sala 0.13 do IE, as provas de Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, requeridas por Cátia Sofia Carvalho Ferreira.
Título do Relatório de Estágio: "Desenvolver capacidades de pensamento crítico: Uma abordagem em Biologia no 10º ano de escolaridade".
Composição do Júri:
Presidente: Doutora Maria Teresa Machado Vilaça, Professora Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Vogais: Doutora Fernanda Maria Fraga Mimoso Gouveia Cássio, Professora Catedrática da Escola de Ciências da Universidade do Minho;

Doutor José Luís de Jesus Coelho da Silva, Professor Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Orientador);

Doutor Luís Gonzaga Pereira Dourado, Professor Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Resumo do Relatório de Estágio: O pensamento crítico é apresentado como parte integrante do processo educativo pelos documentos oficiais orientadores dos processos de ensino e de aprendizagem, como por exemplo o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. É neste sentido, que se equacionou uma intervenção pedagógica desenvolvida no âmbito do estágio profissional do Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, assente no desenvolvimento de capacidades de pensamento crítico, em articulação com a abordagem de conhecimentos científicos na área da Biologia.
A intervenção pedagógica envolveu uma turma de 23 alunos do 10.º ano de escolaridade e esteve alicerçada nos seguintes objetivos de aprendizagem: 1) Promover a (re)construção dos conhecimentos científicos acerca da constituição das células procariótica, eucariótica vegetal e eucariótica animal; 2) Promover a (re)construção dos conhecimentos científicos acerca da estrutura e função dos constituintes da célula e 3) Promover o desenvolvimento de capacidades de pensamento crítico. A intervenção pedagógica operacionalizou-se em dois momentos principais. O primeiro momento consistiu na aplicação de um questionário de avaliação de pensamento crítico. O segundo momento incluiu uma reflexão inicial sobre as atividades de aprendizagem a desenvolver, a exploração do conhecimento científico e uma reflexão global sobre as atividades e as aprendizagens desenvolvidas.
A avaliação da intervenção pedagógica incidiu na identificação da relevância educativa apontada pelos alunos à atividade de aprendizagem focalizada na operacionalização do Princípio Pedagógico da Transparência, na avaliação do impacto da intervenção pedagógica na aprendizagem dos alunos e na identificação das dificuldades sentidas pelos alunos na realização de atividades de aprendizagem orientadas para o desenvolvimento de capacidades de pensamento crítico. Os resultados obtidos mostram que a estratégia de intervenção pedagógica contribui para a (re)construção do conhecimento científico e potencia o desenvolvimento de capacidades de pensamento crítico. Todavia, é fundamental que a sua implementação seja realizada de forma sistemática, uma vez que só assim se poderá avaliar a sua mobilização efetiva.

Palavras-chave: Educação em Ciências; Pensamento Crítico; Aprendizagem Cooperativa; Reflexão.
Mestrados em Ensino
Tel: +351 253 604679
e-mail: sec-mfip@ie.uminho.pt

Conselho Pedagógico
Tel: +351 253 601287
e-mail: cpedagogico@ie.uminho.pt
Logo