O Doutoramento Europeu é um título associado ao grau de doutor conferido por universidades europeias, incluindo a Universidade do Minho (UMinho), a doutorandos seus, numa base individual.
Quais são os requisitos para obter o título de Doutoramento Europeu?
Para obter o título de Doutoramento Europeu, é necessário cumprir os seguintes requisitos:
1. Estar inscrito como estudante de doutoramento no IE-UMinho.
2. Realizar um período de estudos ou de investigação numa universidade de outro país europeu, sob a orientação de um docente ou investigador dessa instituição, no âmbito da preparação da tese, com a duração total mínima de três meses, ao abrigo de um plano de trabalho que tenha o acordo do IE-UMinho e desta outra universidade.
3. Incluir, no júri de doutoramento, um membro oriundo de uma instituição de ensino superior de um outro país europeu que não Portugal.
4. Obter dois pareceres favoráveis à aceitação da tese de doutoramento, emitidos por professores pertencentes a duas instituições de ensino superior de dois países europeus, que não Portugal, devendo os pareceres ser explicitamente referidos na ata da 1.ª reunião do júri de doutoramento.
Qual é a duração mínima do período de estudos ou investigação no estrangeiro?
A duração mínima do período de estudos ou investigação no estrangeiro é de três meses.
Como devo solicitar o título de Doutoramento Europeu?
O requerimento para obtenção do título de Doutoramento Europeu deve ser dirigido ao Presidente do Conselho Científico (CC) e submetido no IE aquando da entrega do requerimento para defesa da tese, instruído com os pareceres referidos anteriormente e com o certificado comprovativo da realização de período(s) de estudos ou de investigação, acompanhado de cópia do protocolo celebrado.
O que acontece após a solicitação do título de Doutoramento Europeu?
Caso a decisão seja favorável, é emitida uma certidão comprovativa do título de Doutoramento Europeu, referindo a universidade onde o estudante realizou o período de estudos exigido para o efeito. Na carta doutoral, se requerida, é incluída a menção ao título de Doutoramento Europeu.
É necessário falar outra língua durante a defesa da tese?
Sim, no ato público de discussão da tese, uma parte da defesa deve ocorrer noutra língua oficial da comunidade europeia, que não a portuguesa, circunstância que deve ser explicitada na ata da prova pública.
Quais documentos são necessários para solicitar o título de Doutoramento Europeu?
Para solicitar o título de Doutoramento Europeu, são necessários os seguintes documentos:
1. Pareceres favoráveis à aceitação da tese, emitidos por professores de duas instituições de ensino superior de dois países europeus, que não Portugal.
2. Certificado comprovativo da realização do período de estudos ou investigação no estrangeiro.
3. Cópia do protocolo celebrado entre a UMinho e a universidade estrangeira.
Onde posso obter mais informações sobre o Doutoramento Europeu na UMinho?
Para obter mais informações sobre o Doutoramento Europeu, recomenda-se contactar o Coordenador Académico de Mobilidade do IE.
O que é o Doutoramento em Cotutela?
O Doutoramento em Cotutela é um título associado ao grau de doutor conferido simultaneamente pelo IE-Universidade do Minho (UMinho) e por uma universidade estrangeira, a título individual, a um estudante inscrito em uma delas que realiza um período de estudos na outra universidade, sob um protocolo específico.
Quais são os requisitos para obter o título de Doutoramento em Cotutela?
Para obter o título de Doutoramento em Cotutela, é necessário cumprir os seguintes requisitos:
1. Celebração de um protocolo específico entre as duas universidades em que o estudante realiza o doutoramento, definindo as condições do desenvolvimento do doutoramento.
2. Inscrição como estudante de doutoramento no IE-UMinho e na segunda universidade, que pode ser a instituição de acolhimento ou de origem.
3. Existência de um orientador na UMinho e de um orientador na segunda universidade.
4. Realização de um período de estudos ou de investigação na segunda universidade, com duração total entre doze e quinze meses, conforme plano de trabalho acordado.
Qual é a duração mínima do período de estudos ou investigação na universidade parceira?
A duração mínima do período de estudos ou investigação na universidade parceira é de doze meses e a máxima é de quinze meses.
Como devo solicitar o título de Doutoramento em Cotutela?
O requerimento para provas públicas para obtenção do grau de doutor em cotutela deve ser submetido em uma das universidades conforme previsto no protocolo. No IE-UMinho, o requerimento, dirigido ao Presidente do Conselho Científico (CC), deve ser submetido no IE, acompanhado dos pareceres dos orientadores, certificado comprovativo do período de estudos ou investigação, e cópia do protocolo.
O que acontece após a solicitação do título de Doutoramento em Cotutela?
Após a realização das provas públicas com sucesso, é emitida uma certidão comprovativa do grau de doutor com menção a "Doutoramento em cotutela internacional" por ambas as universidades. Na carta doutoral, se requerida, é incluída a menção a "Doutoramento em cotutela internacional", explicitando as universidades parceiras.
Quais são as regras para a defesa da tese em Cotutela?
O ato público de discussão da tese decorre de acordo com as normas da instituição em que são requeridas as provas. O júri deve garantir a presença de:
- Um docente da universidade parceira, que não seja o orientador.
- Dois docentes externos de outras universidades.
Se as provas ocorrerem no IE-UMinho, o júri pode incluir apenas um dos orientadores. A universidade em que decorrem as provas deve informar a universidade parceira sobre o resultado no prazo máximo de oito dias após a realização ou homologação da ata.