A Universidade adotou um Sistema Integrado para a Garantia Interna da Qualidade (o SIGAQ-UM), cuja estratégia para a avaliação e melhoria do ensino passa pelo levantamento sistemático de feed-back de todos os atores relevantes, nomeadamente estudantes e docentes, sobre o funcionamento das unidades curriculares (UC), cursos e serviços de apoio ao ensino, e pelo tratamento, difusão e análise dessa informação e dos resultados de sucesso escolar e de empregabilidade, com vista à definição de medidas de melhoria dos ambientes e processos de ensino e aprendizagem.
A coordenação estratégica do SIGAQ-UM compete à Comissão de Acompanhamento, que integra representantes das unidades orgânicas, de serviços, e três estudantes, e promove a coordenação global do sistema, acompanhando a execução da política da qualidade da Universidade e das suas unidades e serviços.
A recolha de feedback sobre a organização e funcionamento dos cursos é efetuada anualmente, através de inquérito:
i) Estudantes e docentes: inquéritos pedagógicos online por Unidade Curricular (UC) e para o curso, relativos às perceções sobre o ensino e a aprendizagem;
ii) Graduados: inquéritos sobre a inserção profissional dos graduados, efetuados no âmbito do Portal Alumni.
O sistema de informação promove ainda o levantamento dos dados sobre a qualificação da procura no curso e de sucesso escolar em cada UC e para o curso. A partir da informação disponível, são elaborados relatórios anuais de autoavaliação em cada UC (R-UC) e curso (R-C), bem como relatórios de síntese sobre o ensino a nível de cada unidade orgânica e para a Universidade.
Os resultados da avaliação do ciclo de estudos são analisados ao nível dos órgãos responsáveis pela gestão científica e pedagógica do curso, designadamente comissão de curso, Conselho Pedagógico, Conselho Cientifico e Senado Académico, nos quais participam professores e alunos. Os resultados são utilizados para efetuar ajustes nos programas das UC, bem como para reafectar docentes e recursos ao curso e ainda para reorganizar horários e modos de funcionamento do mesmo. Caso haja UC sinalizadas, estas são alvo de um plano de melhoria, analisado e acompanhado pela Comissão de Curso, e demais órgãos da UMinho, nos termos previstos pelo Sistema interno de Garantia da Qualidade.
I - Dinamização da aplicação do sistema junto à comunidade académica
• Acompanhamento dos problemas específicos em cada curso e ciclo de estudos
• Sensibilização dos estudantes para a importância do preenchimento dos questionários de avaliação pedagógica
• Discussão regular dos processos de avaliação e garantia da qualidade em sede de CP
• Acompanhamento e monitorização do processo de submissão dos R-UC e R-C
II – Discussão alargada dos resultados da avaliação e follow-up das medidas de melhoria adotadas no IE
• Discussão dos resultados e acompanhamento dos planos de melhoria em sede de Comissão de Curso
• Apresentação e discussão do relatório-síntese em CP e em CC