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Sistema Integrado para a Garantia Interna da Qualidade (SIGAQUM)

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​​Estruturas e Mecanismos de Garantia da Qual​idade​​​​​

A Universidade adotou um Sistema Integrado para a Garantia Interna da Qualidade (o SIGAQ-UM), cuja estratégia para a avaliação e melhoria do ensino passa pelo levantamento sistemático de feed-back de todos os atores relevantes, nomeadamente es​tudantes e docentes, sobre o funcionamento​ das unidades curriculares (UC),  cursos e serviços de apoio ao ensino, e pelo tratamento, difusão e análise dessa informação e dos resultados de sucesso escolar e de empregabilidade, com vista à definição de medidas de melhoria dos ambientes e processos de ensino e aprendizagem.​

A coordenação estratégica do SIGAQ-UM compete à Comissão de Acompanhamento, que integra representantes das unidades orgânicas, de serviços, e três estudantes, e promove a coordenação global do sistema, acompanhando a execução da política da qualidade da Universidade e das suas unidades e serviços.

A coordenação operacional e apoio logístico ao SIGAQ-UM são garantidos pelos Serviço​s para a Gara​ntia da Qualidade (​SGAQ)


​​​Recolha de Informação, Acompanhamento e Avaliação dos Ciclos de Estudo

A recolha de feedback sobre a organização e funcionamento dos cursos é efetuada anualmente, através de inquérito:

i) Estudantes e docentes: inquéritos pedagógicos online por Unidade Curricular (UC) e para o curso, relativos às perceções sobre o ensino e a aprendizagem;

ii) Graduados: inquéritos sobre a inserção profissional dos graduados, efetuados no âmbito do Portal Alumni.

O sistema de informação promove ainda o levantamento dos dados sobre a qualificação da procura no curso e de sucesso escolar em cada UC e para o curso. A partir da informação disponível, são elaborados relatórios anuais de autoavaliação em cada UC (R-UC) e curso (R-C), bem como relatórios de síntese sobre o ensino a nível de cada unidade orgânica e para a Universidade. 


​​Utilização dos Resultados das Avaliações dos Ciclos de Estudos na Definição de Ações de Melhoria

Os resultados da avaliação do ciclo de estudos são analisados ao nível dos órgãos responsáveis pela gestão científica e pedagógica do curso, designadamente comissão de curso, Conselho Pedagógico, Conselho Cientifico e Senado Académico, nos quais participam professores e alunos. Os resultados são utilizados para efetuar ajustes nos programas das UC, bem como para reafectar docentes e recursos ao curso e ainda para reorganizar horários e modos de funcionamento do mesmo. Caso haja UC sinalizadas, estas são alvo de um plano de melhoria, analisado e acompanhado pela Comissão de Curso, e demais órgãos da UMinho, nos termos previstos pelo Sistema interno de Garantia da Qualidade.


​​Contributo do IE para o Funcionamento do Sistema

I - Dinamização da aplicação do sistema junto à comunidade académica

Acompanhamento dos problemas específicos em cada curso e ciclo de estudos
Sensibilização dos estudantes para a importância do preenchimento dos questionários de avaliação pedagógica
Discussão regular dos pr​ocessos de avaliação e garantia da qualidade em sede de CP
Acompanhamento e monitorização do processo de submissão dos R-UC e R-C

II – Discussão alargada dos resultados da avaliação e follow-up das medidas de melhoria adotadas no IE

Discussão dos resultados e acompanhamento dos planos de melhoria em sede de Comissão de Curso
Apresentação e discussão do relatório-síntese em CP e em CC
Divulgação e discussão al​argada dos resultados da avaliação em sessão aberta a alunos e docentes - I Ci​clo ​de Reflexõ​es Pedagógicas do IE