Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Erasmus_1280_197.png
 
 
​Mobilid​a​​de E​stud​ante​s​​Mobilid​ade D​ocentes   ​​Mo​b​ilidad​e Funcionários n/Docent​es

I​n​​​

 
​​​O​ut​​​
​In
​Out
​I​n 

​O​ut

 

 
​Esta secção so​bre os programas de mobilidade académica internacional presentemente em prática na Universidade do Minho, procura dar resposta a algumas das mais frequentes perguntas colocadas pelos alunos, docentes e n/docentes a este respeito. 

 
O que significa "Mobilidade Internacional"? 
Significa a possibili​dade de efetuar parte dos seus estudos e/ou um estágio numa outra universidade/empresa, através de Programas Comunitários como o Programa ERASMUS+, entre outras iniciativas.

 
A Universidade do Minho espera que aproveite esta oportunidade única, que representará certamente um valor acrescentado, não só a nível académico-científico, como também a nível pessoal. Nós estaremos cá para a/o ajudar naquilo que for necessário.​

 
O que é o Programa ERASMUS+​ ​?
O Programa ERASMUS+ é um programa de ação comunitária no domínio da aprendizagem ao longo da vida que oferece aos estudantes a possibilidade de efetuarem um período de estudos/estágio numa outra Universidade/empresa Europeia, com reconhecimento académico (como parte integrante do programa de estudos da universidade de origem) ou sem reconhecimento académico (no caso dos estágios extracurriculares ou estágios para recém-graduados). 
A mobilidade no âmbito do Programa ERASMUS+ poderá ocorrer de acordo com os seguintes enquadramentos: 

 
Estudos Erasmus – realização de período de estudos numa outra Universidade europeia parceira. Para saber mais sobre Universidades sobre as quais o Instituto de Educação tem protocolos - cliqu​e aqui

 
Estágios Eras​mus – realização de um estágio nas modalidades: Curricular, Extra-Curricular e E​stágios para Recém-graduados.
Importa mencionar que poderá beneficiar destes dois enquadramentos, inclusive no mesmo ano letivo, desde que separados por, pelo menos, um dia. Constituem, portanto, oportunidades complementares de mobilidade internacional.

 
CONVÉNIOS​ DE COOPERAÇÃO
Cooperação com Países Terceiros
Também poderá efetuar um período de estudos no estrangeiro no âmbito de Protocolos de Cooperação assinados com universidades de países terceiros, que salvaguardam a mobilidade de estudantes em termos genéricos. É importante salientar que cada caso deverá ser estudado individualmente e será sempre sujeito à aceitação por parte da universidade de acolhimento.
 
O que são Países Terceiros?
Considera-se para este efeito todos os países não elegíveis no âmbito do Programa Erasmus+.
As universidades de países terceiros elegíveis neste âmbito constam da lista de Universidades Parceiras da Universidade do Minho.

 
Mais informação no Portal do Aluno

 
Serviços de Relações Internacionais
​​Campus de Gualtar
4710-057 Braga​
Tel: 253 604505/7/8
Fax: 253 604509    

 
Coordenador académico no Instituto de Educação: 
Doutora Natália Fernandes
Tel: 253 604634