Este Ciclo de Estudos visa formar Professores de Português e de Espanhol ou de Português e de Inglês, no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, que sejam profissionais informados, críticos e atuantes, capazes de: reconstruir o seu pensamento e ação ao longo da vida; estruturar, monitorizar e avaliar aprendizagens linguísticas, literárias e culturais socialmente relevantes, no quadro do desenvolvimento integral dos indivíduos e da sua inclusão plena na escola e na sociedade; incorporar metodologias de ensino das línguas orientadas pelos princípios da reflexividade, auto-direção, criatividade e inovação, conferindo lugar de destaque à investigação, não só como fonte do conhecimento, mas sobretudo como modo de conhecer e intervir; desenvolver uma ação consciente, deliberada e responsável nos contextos da prática profissional.​ (não abre 3ªfase)

Curso

2019/2020

Geral


Grau Académico:
  • Mestre
ECTS:
120
Duração:
4 semestres letivos
Regime:
Diurno
Local:
Campus de Gualtar, Braga (UM)
Área científica predominante:
  • Formação de Professores

Contactos


    Instituto de Educação
    Campus de Gualtar
    4710-057 Braga

    Tel: 253604240 Fax: 253604659
    E-Mail: sec@ie.uminho.pt; lmsantos@ie.uminho.pt
    URL: http://www.ie.uminho.pt

Descrição


O curso, na área da formação de professores, é de natureza profissionalizante e habilita para a docência de Português e de uma língua estrangeira, Espanhol ou Inglês, no 3º Ciclo do Ensino Básico e para o Ensino Secundário. Tem a duração de 2 anos/4 semestres e 120 ECTS.
Apresenta uma estrutura curricular em que se evidenciam as oportunidades de mobilidade dos alunos, um grande foco no trabalho do aluno, a construção da autonomia formativa e o desenvolvimento do sentido crítico e interventivo. Surge na sequência de um primeiro ciclo de estudos, organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha. No 1.º ciclo de estudos realiza-se uma licenciatura e posse de créditos em Português, em Espanhol ou Inglês; na segunda etapa, o mestrado visa diretamente a habilitação profissional para a docência, integrando as seguintes componentes: Formação educacional geral; Formação na área de docência; Didáticas específicas e Prática de Ensino Supervisionada. Estas componentes abrangem um conjunto de UC, em que se abordam teoricamente matérias centrais para o conhecimento do professor de Português e Espanhol ou Inglês do Ensino Básico e Secundário e integram de forma transversal, aspetos das componentes de Formação Cultural, Social e Ética e de Metodologias de Investigação Educacional. Procura-se responder às exigências profissionais que os futuros mestres irão enfrentar, facultando-lhes uma visão ampla das problemáticas e contextos nos quais irão exercer a sua atividade profissional.
Subjacente a todas as UC do curso encontra-se valorizada a perspetiva de ensino aprendizagem socioconstrutivista. São valorizadas várias metodologias e técnicas de ensino, designadamente, a aprendizagem individual e colaborativa, trabalho de projeto, métodos de discussão, ou o portefólio. As metodologias de trabalho procuram aproximar o aluno de contextos reais de trabalho e de investigação, nomeadamente através do desenvolvimento de tarefas de pesquisa e de análise/observação.

Resultados de aprendizagem


1. Demonstrar a capacidade de estruturar aprendizagens linguísticas, literárias e culturais socialmente relevantes, no quadro do desenvolvimento integral dos indivíduos e da sua inclusão plena na escola e na sociedade;
2. Saber monitorizar e avaliar as aprendizagens linguísticas, literárias e culturais dos indivíduos envolvidos em processos de escolarização;
3. Demonstrar capacidade para incorporar metodologias de ensino das línguas, orientadas pelos princípios da reflexividade, auto-direção, criatividade e inovação;
4. Usar a investigação, não só como fonte do conhecimento, mas sobretudo como modo de conhecer e intervir;
5. Desenvolver uma ação consciente, deliberada e responsável nos contextos da prática profissional;
6. Demonstrar ter desenvolvido competências de análise da sua ação pedagógica;
7. Saber comunicar reflexões e conclusões da análise da prática profissional;
8. Ser capaz de reconstruir o seu pensamento e ação pedagógicos ao longo da vida.

Acesso a estudos superiores


Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos do ciclo seguinte (Doutoramento).

Saídas profissionais


O curso de mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, área de especialização de Espanhol ou de Inglês, confere habilitações profissionais para a docência para o grupo de recrutamento 300 e 350 ou 330. As principais entidades empregadoras são o Ministério da Educação e os estabelecimentos de ensino particular e cooperativo. O estatuto da carreira docente dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Decreto-Lei nº 41/2012 de 21 de fevereiro, regula as funções docentes no âmbito dos estabelecimentos públicos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário na dependência do Ministério da Educação.

Acesso


20

Vagas

12

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura em:
https://alunos.uminho.pt/PT/candidatos/Mestrados/Paginas/default.aspx

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento do Ciclo de Estudos Conducentes à Obtenção do Grau de Mestre pela Universidade do Minho e outros documentos.

Pré-requisitos formais


Licenciatura e 80 a 100 créditos em Português e 60 a 80 créditos em Espanhol ou 60 a 80 créditos em Inglês, obtidos no ensino superior.
Podem ainda candidatar-se ao curso quem possui apenas 75% dos créditos.
É ainda condição de acesso ao Mestrado o domínio escrito e oral da Língua Portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica, que serão objeto de avaliação nos termos definidos pelo órgão legal e estatutariamente competente do Instituto de Educação da Universidade do Minho, de acordo com o previsto no art.º 17º do Decreto-lei nº 79/2014.

Informação Adiccional


Plano de Estudos


Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
12-03-2015
Relatório submetido para A3ES:
Número de Registo:
R/A-Ef 2506/2011/AL02
Data de Registo:
25-09-2017
Validade:
11-03-2021