Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Provas de Mestrado em Educação, especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária Voltar

terça-feira, 29/06/2021    Instituto de Educação da Universidade do Minho
Realizam-se no dia 29 junho de 2021 (terça-feira), às 16h30, as Provas de Mestrado em Educação, especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, requeridas por Fátima Cláudia Guerra Martins.
Título do Relatório de Estágio: "Autonomiza(r)te: contributos da Educação de Adultos e Intervenção Comunitária na área da Saúde Mental".
URL para assistir às provas por videoconferência (sem gravação): https://videoconf-colibri.zoom.us/j/81982669280
Composição do Júri:
Presidente: Doutor José António Martin Moreno Afonso, Professor Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Vogais:
Doutora Custódia Alexandra Almeida Martins, Professora Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho (orientadora);

Doutor Armando Paulo Ferreira Loureiro, Professor Associado da Escola de Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Resumo do Relatório de Estágio:
A temática relativa à saúde mental tem sido uma preocupação, que vem aumentando, a nível mundial.
Os cidadãos com doença e/ou deficiência mental fazem parte da sociedade, tal como qualquer outro cidadão, mas, torna-se cada vez mais necessário destruir barreiras/preconceitos que giram em torno desta temática. Entendemos existir a necessidade de criar oportunidades/condições adequadas para que estes cidadãos, possam desenvolver as suas competências e conhecimentos, de forma a diminuir o estereótipo de discriminação e exclusão existente.
O projeto intitulado “Autonomiza(r)te: Contributos da Educação de Adultos e Intervenção Comunitária na área da Saúde Mental”, visa fomentar a participação e a inclusão destes cidadãos na sociedade de forma gratificante e produtiva.
O presente projeto, desenvolvido na Casa de Saúde de S. José, surge com a finalidade de criar condições e promover o desenvolvimento integral dos 5 utentes que constituem o público-alvo do nosso projeto. Inicialmente, o público-alvo do presente projeto era constituído por 7 participantes, mas, por estes não cumprirem as regras e normas da Residência onde habitavam, foram convidados a abandonar a mesma.
Desta forma, um dos participantes abandonou a Residência em dezembro de 2019 e o outro em abril de 2020, ficando o público-alvo com 5 participantes.
Neste sentido, a área de especialização Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, do Mestrado em Educação, assume um papel fundamental para responder a muitas das necessidades e interesses manifestados. A finalidade deste projeto visa a promoção da autonomia, tendo em consideração o bem-estar e um aumento da qualidade de vida do utente, de forma a contribuir para o seu desenvolvimento integral.
Para responder aos interesses e necessidades do público-alvo, foram planeadas e realizadas atividades de natureza socioeducativa e pedagógica, que surgiram como forma de criar oportunidades e condições para que os intervenientes pudessem aprender e desenvolver modos de ser e de estar na realidade em que estão contextualizados. Na verdade, procurou-se incutir-lhes um estar mais ativo e consciente na comunidade em que estão inseridos.

Palavras-chave: Arte; Autonomia; Educação de Adultos; Intervenção Comunitária; Saúde Mental.
Mestrado em Educação
Tel: +351 253601392
e-mail: sec-me-pf@ie.uminho.pt
Logo