Provas de Mestrado em Ciências da Educação, área de Especialização em Sociologia da Educação e Politicas Educativas Voltar

terça-feira, 14/12/2021    Instituto de Educação da Universidade do Minho
Realizam-se no dia 14 dezembro de 2021 (terça-feira), pelas 10h00, as Provas de Mestrado em Ciências da Educação, área de Especialização em Sociologia da Educação e Políticas Educativas, requeridas pelo Licenciado Erasmo José Pereira de Oliveira.
Título da dissertação de mestrado: "Um curso sem sentido? Estratégias institucionais versus estratégias individuais dos estudantes do curso de Apicultura do Campus Pau dos Ferros, IFRN (Brasil".
Composição do Júri:
Presidente: Doutor José Augusto Branco Palhares, Professor Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho

Vogais: Doutor Carlos Alberto Gomes, Professor Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho (orientador)

Doutor Manuel António Ferreira Silva, Professor Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Resumo:
O Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Apicultura ofertado pelo Campus Pau dos Ferros do IFRN é o único nessa modalidade em todo o Brasil. Esse curso foi criado para atender aos arranjos produtivos locais, possibilitando o desenvolvimento regional, no contexto da expansão da Rede Federal de Educação Tecnológica, que ampliou consideravelmente a quantidade de instituições de educação profissional no Brasil.
O presente trabalho dispõe-se a realizar uma análise sociológica (e política) da experiência académica, dos objetivos e estratégias individuais dos estudantes do curso de Apicultura e da sua relação com os objetivos e estratégias da instituição responsável por essa oferta formativa. Procura-se conhecer os documentos institucionais que tratam do tema, assim como realizar um resgate histórico da educação profissional no Brasil enquanto política pública de Estado.
Pode-se afirmar que se trata de uma investigação qualitativa, de caráter exploratório, baseada no estudo de caso e que está situada no campo das Políticas Educativas, com abordagem sociológica. Busca-se analisar os impactos decorrentes das situações de convergência ou divergência estratégica entre a orientação institucional e os objetivos individuais de ascensão social dos estudantes.
Para realização da pesquisa, foram empregues diversas técnicas, como pesquisa bibliográfica; análise documental; recolha de opinião escrita, por meio de questionários; entrevistas. Ressalte-se que foram respeitados todos os princípios éticos e deontológicos, a exemplo da autorização para coleta de dados, para gravação das entrevistas, assim como para a divulgação do nome da instituição em que o estudo é desenvolvido.
do Curso.

Palavras-Chave
: Apicultura. Ascensão social. Desenvolvimento regional. Educação profissional.
Políticas públicas.

Mestrado em Ciências da Educação